ENSINO/APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I ALIADO AO CURSO PRÉ-CÁLCULO: CASO MATECA-IFBA, VITÓRIA DA CONQUISTA.
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Apesar dessa necessidade e importância do seu aprendizado, a disciplina é uma das que mais reprovam alunos no ensino superior, devido às dificuldades de assimilação de seus conteúdos pelos alunos. Dessa forma, o presente trabalho aborda e avalia a necessidade do conhecimento “pré-cálculo” para melhor absorção dos conteúdos da disciplina, facilitando sua aprendizagem. O estudo analisa o caso MATECA (Programa Multimídia de Matemática Elementar ao Cálculo), desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no campus de Vitória da Conquista e verifica sua execução na turma do primeiro semestre de engenharia ambiental no ano letivo de 2016.2. A pesquisa bibliográfica e de campo desenvolvida no decorrer do semestre em análise pretendeu além de avaliar suas condicionantes, o público alvo, sua aplicabilidade e os métodos de execução, também fazer reflexões e inferências sobre o seu andamento. 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