Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: PROJETOS DE PESQUISA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35522
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3182
    "inscrito_id" => 4601
    "titulo" => "A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "Uma reflexão acerca de projetos de iniciação científica elaborados por estudantes do ensino médio é importante, pois nos permite analisar o seu desenvolvimento acadêmico pautado na autonomia e na responsabilidade social. Estudante alfabetizado cientificamente compreende melhor o que é fazer ciência e sua relação para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisão, de aprimorar o senso crítico, de dirimir soluções para situações conflituosas e de atuar como cidadão ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro um projeto de intervenção pedagógica, no âmbito do Pibid do subprojeto de biologia/UEPB/CAPES, intitulado Desvelando Atitudes de Promoção à Saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio. O principal objetivo foi analisar a contribuição da elaboração de projetos científicos no contexto da alfabetização científica, para o desenvolvimento escolar de estudantes da primeira série do ensino médio. O percurso da metodologia consistiu em: 1.elaboração de um projeto de pesquisa abordando temas relacionados a saúde; 2. Apresentação dos projetos num Seminário de Pesquisa; 3. Execução do projeto de pesquisa; 4. Construção dos dados e discussão dos resultados; 5. Socialização dos resultados na IV Semana científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio; e 6. Escrita de um depoimento acerca das contribuições que a participação no projeto de intervenção pedagógica e na IV Semana Científica trouxe para o desenvolvimento escolar dos envolvidos. Esta última etapa consistiu os nossos instrumentos de pesquisa na construção dos dados apresentados no presente artigo. Consideramos uma metodologia diferente que contribui para o processo de ensino e de aprendizagem, tornando o ensino mais inovador e repleto de perspectivas de aprendizagem além de possibilidades para envolver diversas áreas de conhecimentos assumindo assim uma característica interdisciplinar. A partir dos relatos ou depoimentos e observação visual foi possível verificar que o projeto de intervenção pedagógica em foco, contribuiu para redimensionar o aprendizado sobre o que é fazer ciência, para o desenvolvimento do conhecimento intelectual, para a motivação e entusiasmo em realizar algo novo, novas experiências pedagógicas em ensinar e aprender e para o aprimoramento na elaboração de pesquisas científicas. Enfim, esta ação educativa favoreceu na formação de estudantes autônomos, investigativos, ativos, críticos e, sobretudo instruídos cientificamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROJETOS DE PESQUISA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4601_07102017092901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE RAISSA"
    "autor_email" => "daniellersm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35522
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3182
    "inscrito_id" => 4601
    "titulo" => "A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "Uma reflexão acerca de projetos de iniciação científica elaborados por estudantes do ensino médio é importante, pois nos permite analisar o seu desenvolvimento acadêmico pautado na autonomia e na responsabilidade social. Estudante alfabetizado cientificamente compreende melhor o que é fazer ciência e sua relação para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisão, de aprimorar o senso crítico, de dirimir soluções para situações conflituosas e de atuar como cidadão ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro um projeto de intervenção pedagógica, no âmbito do Pibid do subprojeto de biologia/UEPB/CAPES, intitulado Desvelando Atitudes de Promoção à Saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio. O principal objetivo foi analisar a contribuição da elaboração de projetos científicos no contexto da alfabetização científica, para o desenvolvimento escolar de estudantes da primeira série do ensino médio. O percurso da metodologia consistiu em: 1.elaboração de um projeto de pesquisa abordando temas relacionados a saúde; 2. Apresentação dos projetos num Seminário de Pesquisa; 3. Execução do projeto de pesquisa; 4. Construção dos dados e discussão dos resultados; 5. Socialização dos resultados na IV Semana científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio; e 6. Escrita de um depoimento acerca das contribuições que a participação no projeto de intervenção pedagógica e na IV Semana Científica trouxe para o desenvolvimento escolar dos envolvidos. Esta última etapa consistiu os nossos instrumentos de pesquisa na construção dos dados apresentados no presente artigo. Consideramos uma metodologia diferente que contribui para o processo de ensino e de aprendizagem, tornando o ensino mais inovador e repleto de perspectivas de aprendizagem além de possibilidades para envolver diversas áreas de conhecimentos assumindo assim uma característica interdisciplinar. A partir dos relatos ou depoimentos e observação visual foi possível verificar que o projeto de intervenção pedagógica em foco, contribuiu para redimensionar o aprendizado sobre o que é fazer ciência, para o desenvolvimento do conhecimento intelectual, para a motivação e entusiasmo em realizar algo novo, novas experiências pedagógicas em ensinar e aprender e para o aprimoramento na elaboração de pesquisas científicas. Enfim, esta ação educativa favoreceu na formação de estudantes autônomos, investigativos, ativos, críticos e, sobretudo instruídos cientificamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROJETOS DE PESQUISA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4601_07102017092901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE RAISSA"
    "autor_email" => "daniellersm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Uma reflexão acerca de projetos de iniciação científica elaborados por estudantes do ensino médio é importante, pois nos permite analisar o seu desenvolvimento acadêmico pautado na autonomia e na responsabilidade social. Estudante alfabetizado cientificamente compreende melhor o que é fazer ciência e sua relação para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisão, de aprimorar o senso crítico, de dirimir soluções para situações conflituosas e de atuar como cidadão ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro um projeto de intervenção pedagógica, no âmbito do Pibid do subprojeto de biologia/UEPB/CAPES, intitulado Desvelando Atitudes de Promoção à Saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio. O principal objetivo foi analisar a contribuição da elaboração de projetos científicos no contexto da alfabetização científica, para o desenvolvimento escolar de estudantes da primeira série do ensino médio. O percurso da metodologia consistiu em: 1.elaboração de um projeto de pesquisa abordando temas relacionados a saúde; 2. Apresentação dos projetos num Seminário de Pesquisa; 3. Execução do projeto de pesquisa; 4. Construção dos dados e discussão dos resultados; 5. Socialização dos resultados na IV Semana científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio; e 6. Escrita de um depoimento acerca das contribuições que a participação no projeto de intervenção pedagógica e na IV Semana Científica trouxe para o desenvolvimento escolar dos envolvidos. Esta última etapa consistiu os nossos instrumentos de pesquisa na construção dos dados apresentados no presente artigo. Consideramos uma metodologia diferente que contribui para o processo de ensino e de aprendizagem, tornando o ensino mais inovador e repleto de perspectivas de aprendizagem além de possibilidades para envolver diversas áreas de conhecimentos assumindo assim uma característica interdisciplinar. A partir dos relatos ou depoimentos e observação visual foi possível verificar que o projeto de intervenção pedagógica em foco, contribuiu para redimensionar o aprendizado sobre o que é fazer ciência, para o desenvolvimento do conhecimento intelectual, para a motivação e entusiasmo em realizar algo novo, novas experiências pedagógicas em ensinar e aprender e para o aprimoramento na elaboração de pesquisas científicas. Enfim, esta ação educativa favoreceu na formação de estudantes autônomos, investigativos, ativos, críticos e, sobretudo instruídos cientificamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.