A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35522 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3182 "inscrito_id" => 4601 "titulo" => "A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Uma reflexão acerca de projetos de iniciação científica elaborados por estudantes do ensino médio é importante, pois nos permite analisar o seu desenvolvimento acadêmico pautado na autonomia e na responsabilidade social. Estudante alfabetizado cientificamente compreende melhor o que é fazer ciência e sua relação para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisão, de aprimorar o senso crítico, de dirimir soluções para situações conflituosas e de atuar como cidadão ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro um projeto de intervenção pedagógica, no âmbito do Pibid do subprojeto de biologia/UEPB/CAPES, intitulado Desvelando Atitudes de Promoção à Saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio. O principal objetivo foi analisar a contribuição da elaboração de projetos científicos no contexto da alfabetização científica, para o desenvolvimento escolar de estudantes da primeira série do ensino médio. O percurso da metodologia consistiu em: 1.elaboração de um projeto de pesquisa abordando temas relacionados a saúde; 2. Apresentação dos projetos num Seminário de Pesquisa; 3. Execução do projeto de pesquisa; 4. Construção dos dados e discussão dos resultados; 5. Socialização dos resultados na IV Semana científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio; e 6. Escrita de um depoimento acerca das contribuições que a participação no projeto de intervenção pedagógica e na IV Semana Científica trouxe para o desenvolvimento escolar dos envolvidos. Esta última etapa consistiu os nossos instrumentos de pesquisa na construção dos dados apresentados no presente artigo. Consideramos uma metodologia diferente que contribui para o processo de ensino e de aprendizagem, tornando o ensino mais inovador e repleto de perspectivas de aprendizagem além de possibilidades para envolver diversas áreas de conhecimentos assumindo assim uma característica interdisciplinar. A partir dos relatos ou depoimentos e observação visual foi possível verificar que o projeto de intervenção pedagógica em foco, contribuiu para redimensionar o aprendizado sobre o que é fazer ciência, para o desenvolvimento do conhecimento intelectual, para a motivação e entusiasmo em realizar algo novo, novas experiências pedagógicas em ensinar e aprender e para o aprimoramento na elaboração de pesquisas científicas. Enfim, esta ação educativa favoreceu na formação de estudantes autônomos, investigativos, ativos, críticos e, sobretudo instruídos cientificamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROJETOS DE PESQUISA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4601_07102017092901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES" "autor_nome_curto" => "DANIELLE RAISSA" "autor_email" => "daniellersm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35522 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3182 "inscrito_id" => 4601 "titulo" => "A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Uma reflexão acerca de projetos de iniciação científica elaborados por estudantes do ensino médio é importante, pois nos permite analisar o seu desenvolvimento acadêmico pautado na autonomia e na responsabilidade social. Estudante alfabetizado cientificamente compreende melhor o que é fazer ciência e sua relação para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisão, de aprimorar o senso crítico, de dirimir soluções para situações conflituosas e de atuar como cidadão ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro um projeto de intervenção pedagógica, no âmbito do Pibid do subprojeto de biologia/UEPB/CAPES, intitulado Desvelando Atitudes de Promoção à Saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio. O principal objetivo foi analisar a contribuição da elaboração de projetos científicos no contexto da alfabetização científica, para o desenvolvimento escolar de estudantes da primeira série do ensino médio. O percurso da metodologia consistiu em: 1.elaboração de um projeto de pesquisa abordando temas relacionados a saúde; 2. Apresentação dos projetos num Seminário de Pesquisa; 3. Execução do projeto de pesquisa; 4. Construção dos dados e discussão dos resultados; 5. Socialização dos resultados na IV Semana científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio; e 6. Escrita de um depoimento acerca das contribuições que a participação no projeto de intervenção pedagógica e na IV Semana Científica trouxe para o desenvolvimento escolar dos envolvidos. Esta última etapa consistiu os nossos instrumentos de pesquisa na construção dos dados apresentados no presente artigo. Consideramos uma metodologia diferente que contribui para o processo de ensino e de aprendizagem, tornando o ensino mais inovador e repleto de perspectivas de aprendizagem além de possibilidades para envolver diversas áreas de conhecimentos assumindo assim uma característica interdisciplinar. A partir dos relatos ou depoimentos e observação visual foi possível verificar que o projeto de intervenção pedagógica em foco, contribuiu para redimensionar o aprendizado sobre o que é fazer ciência, para o desenvolvimento do conhecimento intelectual, para a motivação e entusiasmo em realizar algo novo, novas experiências pedagógicas em ensinar e aprender e para o aprimoramento na elaboração de pesquisas científicas. Enfim, esta ação educativa favoreceu na formação de estudantes autônomos, investigativos, ativos, críticos e, sobretudo instruídos cientificamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROJETOS DE PESQUISA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4601_07102017092901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES" "autor_nome_curto" => "DANIELLE RAISSA" "autor_email" => "daniellersm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }