Uma reflexão acerca de projetos de iniciação científica elaborados por estudantes do ensino médio é importante, pois nos permite analisar o seu desenvolvimento acadêmico pautado na autonomia e na responsabilidade social. Estudante alfabetizado cientificamente compreende melhor o que é fazer ciência e sua relação para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisão, de aprimorar o senso crítico, de dirimir soluções para situações conflituosas e de atuar como cidadão ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro um projeto de intervenção pedagógica, no âmbito do Pibid do subprojeto de biologia/UEPB/CAPES, intitulado Desvelando Atitudes de Promoção à Saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio. O principal objetivo foi analisar a contribuição da elaboração de projetos científicos no contexto da alfabetização científica, para o desenvolvimento escolar de estudantes da primeira série do ensino médio. O percurso da metodologia consistiu em: 1.elaboração de um projeto de pesquisa abordando temas relacionados a saúde; 2. Apresentação dos projetos num Seminário de Pesquisa; 3. Execução do projeto de pesquisa; 4. Construção dos dados e discussão dos resultados; 5. Socialização dos resultados na IV Semana científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio; e 6. Escrita de um depoimento acerca das contribuições que a participação no projeto de intervenção pedagógica e na IV Semana Científica trouxe para o desenvolvimento escolar dos envolvidos. Esta última etapa consistiu os nossos instrumentos de pesquisa na construção dos dados apresentados no presente artigo. Consideramos uma metodologia diferente que contribui para o processo de ensino e de aprendizagem, tornando o ensino mais inovador e repleto de perspectivas de aprendizagem além de possibilidades para envolver diversas áreas de conhecimentos assumindo assim uma característica interdisciplinar. A partir dos relatos ou depoimentos e observação visual foi possível verificar que o projeto de intervenção pedagógica em foco, contribuiu para redimensionar o aprendizado sobre o que é fazer ciência, para o desenvolvimento do conhecimento intelectual, para a motivação e entusiasmo em realizar algo novo, novas experiências pedagógicas em ensinar e aprender e para o aprimoramento na elaboração de pesquisas científicas. Enfim, esta ação educativa favoreceu na formação de estudantes autônomos, investigativos, ativos, críticos e, sobretudo instruídos cientificamente.