A EDUCAÇÃO NA VISÃO DOS TÉCNICOS E SEGURANÇAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35151 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1913 "inscrito_id" => 6764 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NA VISÃO DOS TÉCNICOS E SEGURANÇAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "resumo" => "O conceito de educação é um tema constantemente estudado, pois está intrinsecamente ligado ao tipo de sociedade existente influenciando no modo como as pessoas estão sendo educadas e formadas enquanto cidadãos, levando em consideração o decreto de que é obrigação do Estado oferecer o direito social à educação a qualquer pessoa principalmente para que possamos desenvolver habilidades que permitam o convívio humano no trabalho, na família, nas instituições de ensino e na sociedade como um todo. Vale ressaltar que pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual, também devem e podem exigir o direito social para obter o acesso à educação especial inclusiva, que consta na constituição de 1988. A busca pela formação escolar/acadêmica/profissional é o direito social mais importante que qualquer indivíduo deve exigir do Estado e, sobretudo pelo fato que a educação é um dos conceitos básicos necessários previstos e resguardados pela lei. O presente trabalho teve como objetivo identificar o conceito de educação construído pelos técnicos e seguranças da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Para tanto, a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário respondido por 10 participantes (5 de cada grupo) com intuito de saber suas opiniões sobre educação e as práticas aplicadas pelos seus docentes. Os dados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa para o alcance do objetivo do estudo. Os resultados mostraram que os entrevistados atribuem devida importância da educação como prioridade para a formação do caráter humano. No entanto, o conceito compartilhado é ainda um pouco restrito estando mais relacionado à educação formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PRÁTICAS DOCENTES, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6764_11092017145505.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARELLY QUEREM SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARELLY SANTOS" "autor_email" => "arelly_querem@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35151 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1913 "inscrito_id" => 6764 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NA VISÃO DOS TÉCNICOS E SEGURANÇAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "resumo" => "O conceito de educação é um tema constantemente estudado, pois está intrinsecamente ligado ao tipo de sociedade existente influenciando no modo como as pessoas estão sendo educadas e formadas enquanto cidadãos, levando em consideração o decreto de que é obrigação do Estado oferecer o direito social à educação a qualquer pessoa principalmente para que possamos desenvolver habilidades que permitam o convívio humano no trabalho, na família, nas instituições de ensino e na sociedade como um todo. Vale ressaltar que pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual, também devem e podem exigir o direito social para obter o acesso à educação especial inclusiva, que consta na constituição de 1988. A busca pela formação escolar/acadêmica/profissional é o direito social mais importante que qualquer indivíduo deve exigir do Estado e, sobretudo pelo fato que a educação é um dos conceitos básicos necessários previstos e resguardados pela lei. O presente trabalho teve como objetivo identificar o conceito de educação construído pelos técnicos e seguranças da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Para tanto, a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário respondido por 10 participantes (5 de cada grupo) com intuito de saber suas opiniões sobre educação e as práticas aplicadas pelos seus docentes. Os dados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa para o alcance do objetivo do estudo. Os resultados mostraram que os entrevistados atribuem devida importância da educação como prioridade para a formação do caráter humano. No entanto, o conceito compartilhado é ainda um pouco restrito estando mais relacionado à educação formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PRÁTICAS DOCENTES, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6764_11092017145505.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARELLY QUEREM SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARELLY SANTOS" "autor_email" => "arelly_querem@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }