Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE LAGO DA PEDRA-MA: DO IMAGINÁRIO À REALIDADE.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE DOCENTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, LAGO DA PEDRA- MA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O debate sobre a formação continuada de docentes configura-se como uma temática importante e essencial para qualidade do processo de ensino e aprendizagem, em função do despertar dos múltiplos olhares para a reflexão das práticas docentes e dos desafios que esta suscita aos educadores e à escola enquanto espaço de reflexões e debates. Configurado como essencial para a educação nos dias contemporâneos, sobretudo, quando relacionado à Educação Infantil, o processo de formação de docentes, tem se tornado imprescindível para o processo de educação das crianças de 0 a cinco anos de idade, uma vez que é nesta etapa da educação básica que os aspectos globais da criança pequena estão se expandindo, necessitando assim, de uma base docente sólida para que tais aspectos possam ser desenvolvidos adequadamente. Esta pesquisa tem como escopo elucidar os avanços e/ou retrocessos no processo de formação continuada de docentes da Educação Infantil do município de Lago da Pedra/MA. Foi desenvolvida em instituições públicas, situadas nas zonas rural e urbana deste município e ancorada nos autores: NÓVOA (2002), FREIRE (2000), CARNEIRO (2014), FULLGRAF (2012) e nos dispositivos legais que versam sobre a formação de professores destacando a Constituição Federal (1988), LDBEM nº 9394/96, RCNEI (1988), DCNEI (2013); dentre outros. É uma pesquisa exploratória com enfoque qualitativo e quantitativo; na qual realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo por meio da entrevista semiestruturada, como instrumento de coleta de dados. A pesquisa ocorreu de janeiro a outubro de 2016. Os resultados obtidos favorecem a compreensão a respeito da importância da formação continuada das professoras da Educação Infantil, no processo de (re)construção das práticas educativas e do saber docente proporcionando melhorias na aprendizagem das crianças pequenas do município.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.