Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOLOGIA EM FAMÍLIA: APRENDIZAGEM SOBRE OS MICRORGANISMOS COMO PESQUISA ORIENTADA PARA O AMBIENTE FAMILIAR

Palavra-chaves: FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM, PESQUISA ORIENTADA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, MICRORGANISMO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36096
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 984
    "inscrito_id" => 735
    "titulo" => "BIOLOGIA EM FAMÍLIA: APRENDIZAGEM SOBRE OS MICRORGANISMOS COMO PESQUISA ORIENTADA PARA O AMBIENTE FAMILIAR"
    "resumo" => "As problemáticas para o ensino de Biologia emergem do cotidiano social, assim, a resolução dessas situações influencia diretamente esse cotidiano, desse modo o conhecimento científico permeia a vida cotidiana dos estudantes e de sua família. Contudo há um distanciamento entre as partes responsáveis na promoção do ensino-aprendizagem integral do estudantes, a escola e a unidade familiar. Diante um contexto que apresenta lacunas nessa relação entre família e escola, proporcionando um ensino fragmentado e dissociado da realidade, há necessidade de práticas de ensino que visem integrar a unidade familiar à aprendizagem. Objetivamos investigar a contribuição do estudo dos microrganismos através de pesquisa orientada para a integração da família ao processo de aprendizagem do adolescente e, encontramos uma alternativa viável a unificação do ensino de biologia e  a família, a partir da problematização da microbiologia relacionada a saúde, baseado nos resultados obtidos. Para essa investigação desenvolvemos uma pesquisa-ação na E.E.E.F.M Monsenhor Manuel Vieira, no município de Patos/PB, com as turmas da segunda série do Ensino Médio. Desenvolvemos os procedimentos metodológicos com abordagem qualitativa onde buscamos a compreensão de um fenômeno a partir de dados subjetivos, utilizando o método de raciocínio indutivo, na qual o pesquisador é o professor, encontrava-se imerso no contexto e foi o interpretador da realidade. Os resultados obtidos através da resolução do questionário online disponibilizados no Google Forms, foram analisados qualitativamente comparando com o referencial sobre a contribuição da família na aprendizagem do estudantes, com o objetivo de responder o problema norteador desta pesquisa. Este trabalho demonstrou ser possível a adequação das práticas de ensino em microbiologia que utilizam técnicas clássicas (convencionais) ao desenvolvimento de outras baseadas na aprendizagem como pesquisa orientada (metodologias alternativas) a partir de uma situação-problema, em prol da integração familiar aos processos de ensino e aprendizagem do estudante, objetivando a mudança conceitual e o desenvolvimento do conhecimento atitudinal e procedimental proporcionado pelo conflito cognitivo causado pela resolução de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM, PESQUISA ORIENTADA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, MICRORGANISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID735_08092017102553.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA "
    "autor_nome_curto" => "NATHALYA"
    "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36096
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 984
    "inscrito_id" => 735
    "titulo" => "BIOLOGIA EM FAMÍLIA: APRENDIZAGEM SOBRE OS MICRORGANISMOS COMO PESQUISA ORIENTADA PARA O AMBIENTE FAMILIAR"
    "resumo" => "As problemáticas para o ensino de Biologia emergem do cotidiano social, assim, a resolução dessas situações influencia diretamente esse cotidiano, desse modo o conhecimento científico permeia a vida cotidiana dos estudantes e de sua família. Contudo há um distanciamento entre as partes responsáveis na promoção do ensino-aprendizagem integral do estudantes, a escola e a unidade familiar. Diante um contexto que apresenta lacunas nessa relação entre família e escola, proporcionando um ensino fragmentado e dissociado da realidade, há necessidade de práticas de ensino que visem integrar a unidade familiar à aprendizagem. Objetivamos investigar a contribuição do estudo dos microrganismos através de pesquisa orientada para a integração da família ao processo de aprendizagem do adolescente e, encontramos uma alternativa viável a unificação do ensino de biologia e  a família, a partir da problematização da microbiologia relacionada a saúde, baseado nos resultados obtidos. Para essa investigação desenvolvemos uma pesquisa-ação na E.E.E.F.M Monsenhor Manuel Vieira, no município de Patos/PB, com as turmas da segunda série do Ensino Médio. Desenvolvemos os procedimentos metodológicos com abordagem qualitativa onde buscamos a compreensão de um fenômeno a partir de dados subjetivos, utilizando o método de raciocínio indutivo, na qual o pesquisador é o professor, encontrava-se imerso no contexto e foi o interpretador da realidade. Os resultados obtidos através da resolução do questionário online disponibilizados no Google Forms, foram analisados qualitativamente comparando com o referencial sobre a contribuição da família na aprendizagem do estudantes, com o objetivo de responder o problema norteador desta pesquisa. Este trabalho demonstrou ser possível a adequação das práticas de ensino em microbiologia que utilizam técnicas clássicas (convencionais) ao desenvolvimento de outras baseadas na aprendizagem como pesquisa orientada (metodologias alternativas) a partir de uma situação-problema, em prol da integração familiar aos processos de ensino e aprendizagem do estudante, objetivando a mudança conceitual e o desenvolvimento do conhecimento atitudinal e procedimental proporcionado pelo conflito cognitivo causado pela resolução de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM, PESQUISA ORIENTADA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, MICRORGANISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID735_08092017102553.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA "
    "autor_nome_curto" => "NATHALYA"
    "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As problemáticas para o ensino de Biologia emergem do cotidiano social, assim, a resolução dessas situações influencia diretamente esse cotidiano, desse modo o conhecimento científico permeia a vida cotidiana dos estudantes e de sua família. Contudo há um distanciamento entre as partes responsáveis na promoção do ensino-aprendizagem integral do estudantes, a escola e a unidade familiar. Diante um contexto que apresenta lacunas nessa relação entre família e escola, proporcionando um ensino fragmentado e dissociado da realidade, há necessidade de práticas de ensino que visem integrar a unidade familiar à aprendizagem. Objetivamos investigar a contribuição do estudo dos microrganismos através de pesquisa orientada para a integração da família ao processo de aprendizagem do adolescente e, encontramos uma alternativa viável a unificação do ensino de biologia e a família, a partir da problematização da microbiologia relacionada a saúde, baseado nos resultados obtidos. Para essa investigação desenvolvemos uma pesquisa-ação na E.E.E.F.M Monsenhor Manuel Vieira, no município de Patos/PB, com as turmas da segunda série do Ensino Médio. Desenvolvemos os procedimentos metodológicos com abordagem qualitativa onde buscamos a compreensão de um fenômeno a partir de dados subjetivos, utilizando o método de raciocínio indutivo, na qual o pesquisador é o professor, encontrava-se imerso no contexto e foi o interpretador da realidade. Os resultados obtidos através da resolução do questionário online disponibilizados no Google Forms, foram analisados qualitativamente comparando com o referencial sobre a contribuição da família na aprendizagem do estudantes, com o objetivo de responder o problema norteador desta pesquisa. Este trabalho demonstrou ser possível a adequação das práticas de ensino em microbiologia que utilizam técnicas clássicas (convencionais) ao desenvolvimento de outras baseadas na aprendizagem como pesquisa orientada (metodologias alternativas) a partir de uma situação-problema, em prol da integração familiar aos processos de ensino e aprendizagem do estudante, objetivando a mudança conceitual e o desenvolvimento do conhecimento atitudinal e procedimental proporcionado pelo conflito cognitivo causado pela resolução de problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.