BIOLOGIA EM FAMÍLIA: APRENDIZAGEM SOBRE OS MICRORGANISMOS COMO PESQUISA ORIENTADA PARA O AMBIENTE FAMILIAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36096 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 984 "inscrito_id" => 735 "titulo" => "BIOLOGIA EM FAMÍLIA: APRENDIZAGEM SOBRE OS MICRORGANISMOS COMO PESQUISA ORIENTADA PARA O AMBIENTE FAMILIAR" "resumo" => "As problemáticas para o ensino de Biologia emergem do cotidiano social, assim, a resolução dessas situações influencia diretamente esse cotidiano, desse modo o conhecimento científico permeia a vida cotidiana dos estudantes e de sua família. Contudo há um distanciamento entre as partes responsáveis na promoção do ensino-aprendizagem integral do estudantes, a escola e a unidade familiar. Diante um contexto que apresenta lacunas nessa relação entre família e escola, proporcionando um ensino fragmentado e dissociado da realidade, há necessidade de práticas de ensino que visem integrar a unidade familiar à aprendizagem. Objetivamos investigar a contribuição do estudo dos microrganismos através de pesquisa orientada para a integração da família ao processo de aprendizagem do adolescente e, encontramos uma alternativa viável a unificação do ensino de biologia e a família, a partir da problematização da microbiologia relacionada a saúde, baseado nos resultados obtidos. Para essa investigação desenvolvemos uma pesquisa-ação na E.E.E.F.M Monsenhor Manuel Vieira, no município de Patos/PB, com as turmas da segunda série do Ensino Médio. Desenvolvemos os procedimentos metodológicos com abordagem qualitativa onde buscamos a compreensão de um fenômeno a partir de dados subjetivos, utilizando o método de raciocínio indutivo, na qual o pesquisador é o professor, encontrava-se imerso no contexto e foi o interpretador da realidade. Os resultados obtidos através da resolução do questionário online disponibilizados no Google Forms, foram analisados qualitativamente comparando com o referencial sobre a contribuição da família na aprendizagem do estudantes, com o objetivo de responder o problema norteador desta pesquisa. Este trabalho demonstrou ser possível a adequação das práticas de ensino em microbiologia que utilizam técnicas clássicas (convencionais) ao desenvolvimento de outras baseadas na aprendizagem como pesquisa orientada (metodologias alternativas) a partir de uma situação-problema, em prol da integração familiar aos processos de ensino e aprendizagem do estudante, objetivando a mudança conceitual e o desenvolvimento do conhecimento atitudinal e procedimental proporcionado pelo conflito cognitivo causado pela resolução de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM, PESQUISA ORIENTADA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, MICRORGANISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID735_08092017102553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA " "autor_nome_curto" => "NATHALYA" "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36096 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 984 "inscrito_id" => 735 "titulo" => "BIOLOGIA EM FAMÍLIA: APRENDIZAGEM SOBRE OS MICRORGANISMOS COMO PESQUISA ORIENTADA PARA O AMBIENTE FAMILIAR" "resumo" => "As problemáticas para o ensino de Biologia emergem do cotidiano social, assim, a resolução dessas situações influencia diretamente esse cotidiano, desse modo o conhecimento científico permeia a vida cotidiana dos estudantes e de sua família. Contudo há um distanciamento entre as partes responsáveis na promoção do ensino-aprendizagem integral do estudantes, a escola e a unidade familiar. Diante um contexto que apresenta lacunas nessa relação entre família e escola, proporcionando um ensino fragmentado e dissociado da realidade, há necessidade de práticas de ensino que visem integrar a unidade familiar à aprendizagem. Objetivamos investigar a contribuição do estudo dos microrganismos através de pesquisa orientada para a integração da família ao processo de aprendizagem do adolescente e, encontramos uma alternativa viável a unificação do ensino de biologia e a família, a partir da problematização da microbiologia relacionada a saúde, baseado nos resultados obtidos. Para essa investigação desenvolvemos uma pesquisa-ação na E.E.E.F.M Monsenhor Manuel Vieira, no município de Patos/PB, com as turmas da segunda série do Ensino Médio. Desenvolvemos os procedimentos metodológicos com abordagem qualitativa onde buscamos a compreensão de um fenômeno a partir de dados subjetivos, utilizando o método de raciocínio indutivo, na qual o pesquisador é o professor, encontrava-se imerso no contexto e foi o interpretador da realidade. Os resultados obtidos através da resolução do questionário online disponibilizados no Google Forms, foram analisados qualitativamente comparando com o referencial sobre a contribuição da família na aprendizagem do estudantes, com o objetivo de responder o problema norteador desta pesquisa. Este trabalho demonstrou ser possível a adequação das práticas de ensino em microbiologia que utilizam técnicas clássicas (convencionais) ao desenvolvimento de outras baseadas na aprendizagem como pesquisa orientada (metodologias alternativas) a partir de uma situação-problema, em prol da integração familiar aos processos de ensino e aprendizagem do estudante, objetivando a mudança conceitual e o desenvolvimento do conhecimento atitudinal e procedimental proporcionado pelo conflito cognitivo causado pela resolução de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM, PESQUISA ORIENTADA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, MICRORGANISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID735_08092017102553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA " "autor_nome_curto" => "NATHALYA" "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }