ENSINO DO ELETROMAGNETISMO: RELATO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36765 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2427 "inscrito_id" => 2944 "titulo" => "ENSINO DO ELETROMAGNETISMO: RELATO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Ao considerarmos o cenário atual da educação no Brasil, deparamo-nos com diversas problemáticas. Vivenciamos um período de decadência e descrédito do Sistema Educacional do nosso país em todos os seus segmentos. O que se nota é a existência de um ensino mecânico, bancário, comportamentalista, distante da realidade do aluno e sem finalidades sociais e culturais. Ensinar nunca foi tarefa fácil e, proporcionar através do ensino uma aprendizagem significativa é algo ainda mais difícil, empolgante e desafiador. É preciso ensinar Física dando ênfase ao fato de que a organização e construção dos conhecimentos físicos têm uma dinamicidade histórica e social. Cabe ao professor mostrar que tal desenvolvimento ocorreu e ainda ocorre em meio a rupturas onde se pode ampliar os conhecimentos existentes bem como superá-los por outros ainda mais fundamentados. Depreende-se então, que é papel do professor criar um ambiente em sala de aula que favoreça e estimule a participação dos estudantes. O aluno é responsável por sua transformação e o professor, por oferecer as condições necessárias para que ela ocorra. Durante as aulas, o professor precisa estimular a curiosidade dos estudantes apresentando-lhes desafios e problemas contextualizados. Neste trabalho, apresentamos o relato seguido de análise da sequência didática elaborada como proposta para o ensino do eletromagnetismo e aplicada numa escola de ensino médio da cidade de Alagoa Grande - PB. A referida proposta tinha como objetivos ser utilizada por outros professores de Física como ferramenta com potencial capaz de proporcionar tanto aos docentes como aos discentes aulas prazerosas e significativa despertando, portanto, a curiosidade, o interesse a criticidade destes últimos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE FÍSICA, ELETROMAGNETISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2944_11092017230224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMBERTO ROSENDO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSEMBERTO" "autor_email" => "josemberto.costa@gmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36765 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2427 "inscrito_id" => 2944 "titulo" => "ENSINO DO ELETROMAGNETISMO: RELATO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Ao considerarmos o cenário atual da educação no Brasil, deparamo-nos com diversas problemáticas. Vivenciamos um período de decadência e descrédito do Sistema Educacional do nosso país em todos os seus segmentos. O que se nota é a existência de um ensino mecânico, bancário, comportamentalista, distante da realidade do aluno e sem finalidades sociais e culturais. Ensinar nunca foi tarefa fácil e, proporcionar através do ensino uma aprendizagem significativa é algo ainda mais difícil, empolgante e desafiador. É preciso ensinar Física dando ênfase ao fato de que a organização e construção dos conhecimentos físicos têm uma dinamicidade histórica e social. Cabe ao professor mostrar que tal desenvolvimento ocorreu e ainda ocorre em meio a rupturas onde se pode ampliar os conhecimentos existentes bem como superá-los por outros ainda mais fundamentados. Depreende-se então, que é papel do professor criar um ambiente em sala de aula que favoreça e estimule a participação dos estudantes. O aluno é responsável por sua transformação e o professor, por oferecer as condições necessárias para que ela ocorra. Durante as aulas, o professor precisa estimular a curiosidade dos estudantes apresentando-lhes desafios e problemas contextualizados. Neste trabalho, apresentamos o relato seguido de análise da sequência didática elaborada como proposta para o ensino do eletromagnetismo e aplicada numa escola de ensino médio da cidade de Alagoa Grande - PB. A referida proposta tinha como objetivos ser utilizada por outros professores de Física como ferramenta com potencial capaz de proporcionar tanto aos docentes como aos discentes aulas prazerosas e significativa despertando, portanto, a curiosidade, o interesse a criticidade destes últimos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE FÍSICA, ELETROMAGNETISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2944_11092017230224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMBERTO ROSENDO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSEMBERTO" "autor_email" => "josemberto.costa@gmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }