Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENEM: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA.

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Como forma de introduzirmos o ensino da disciplina de química de maneira prática aos alunos de 2º e 3º anos do ensino médio da E.E.F.M. Dr. César Cals, propusemos uma atividade que contemplassem assuntos exigidos no certame Enem em uma abordagem experimental. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de elaboração e aplicação dessa aula, a partir de um projeto de ensino empírico, de acordo com a proposta do programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência (PIBID) de Química da Universidade Federal do Ceará utilizando uma abordagem construtivista através de experimentos em laboratório. O programa tem como um de seus objetivos expor e desenvolver conceitos de práticas docentes. Para realizar a atividade utilizou-se reagentes, vidrarias, roteiros, quadro e pincel. A atividade foi conduzida no sábado letivo de ciências da natureza com duração de 100 minutos, dividida em dois momentos de 50 minutos. Inicialmente, foram resolvidas questões propostas de certames Enem pelos bolsistas do PIBID de forma teórica, no segundo momento foi apresentado aos alunos os materiais, reagentes de laboratório e os cuidados necessários para manipulá-los segundo roteiro. Em seguida, os alunos conduziram a atividade sob a supervisão de bolsistas do PIBID, foi solicitado aos mesmos que realizassem experimentos relativos as questões teóricas e, através de discussões sobre os conhecimentos adquiridos, fizessem as conexões para fixação dos conteúdos. O uso desse tipo de ferramenta metodológica viabiliza o acesso a informação de forma mais dinâmica e atraente, além de incentivar os alunos a construírem seus próprios saberes. Abrindo espaço para que estes pudessem se perceber como produtores de conhecimento. Pôde-se observar que o uso de experimentos no ensino de química na docência aproxima o conteúdo científico da vivência cotidiana do aluno e permite ao professor a reversão da imagem deste como único detentor do conhecimento.

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