A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA-1° CICLO E O PERFIL SOMATOTÍPICO E SEDENTÁRIO DOS ALUNOS DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO- BRASIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35143 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2491 "inscrito_id" => 35 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA-1° CICLO E O PERFIL SOMATOTÍPICO E SEDENTÁRIO DOS ALUNOS DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO- BRASIL" "resumo" => "O somatotipo é uma teoria que se utiliza de técnicas para classificação física do corpo que permite uma definição do tipo corporal de um indivíduo. Tem como base três componentes: a endomorfia, a mesomorfia e a ectomorfia. Existe uma estreita relação entre somatotipo e exercício físico. A falta de atividades físicas, aliado a fatores de estilo de vida sedentário é uma das principais causas das doenças da atualidade. A pesquisa tem como objetivo Identificar o perfil somatotípico e sedentário dos alunos da Educação de Jovens e adultos-EJA, 1° ciclo estabelecendo uma relação com a ausência da disciplina de educação Física neste segmento de ensino. A metodologia utilizada Exploratória Descritiva com enfoque quantitativo, a população foi composta de 50 alunos de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos das Escolas Municipais do município de Porto Velho-RO, de acordo com as normas estabelecidas para a realização de pesquisa em seres humanos( resolução nº 466/2012). Os instrumentos utilizado foram balança, estadiômetro, plicômetro, trena antropométrica, paquímetro. A verificação do estilo de vida se deu através do questionário sobre Estilo de Vida – QEV (Colégio Americano de Medicina Desportiva). O perfil sedentário foi avaliado através do TSL, um teste que consiste, simplesmente, em quantificar quantos apoios (mãos e/ou joelhos ou, ainda, mãos ou antebraços em joelhos), o indivíduo utiliza para sentar e levantar do chão. Os Resultados do estudo indicam que a saúde e a qualidade de vida dos alunos necessitam de atenção onde o perfil dos alunos apresentou tendência e características entomófilas e sedentárias. Considerações Finais: os dados obtidos justificam a necessidade da disciplina da Educação Física para a população investigada de forma educativa e preventiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "SOMATOTIPO, SEDENTARISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID35_12092017001854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INES MARGARETE BALTHAZAR " "autor_nome_curto" => "MARGARETE" "autor_email" => "inesmargarete40@gmail.com" "autor_ies" => "GOVERNO DO EX TERRITÓRIO DE RONDONIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35143 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2491 "inscrito_id" => 35 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA-1° CICLO E O PERFIL SOMATOTÍPICO E SEDENTÁRIO DOS ALUNOS DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO- BRASIL" "resumo" => "O somatotipo é uma teoria que se utiliza de técnicas para classificação física do corpo que permite uma definição do tipo corporal de um indivíduo. Tem como base três componentes: a endomorfia, a mesomorfia e a ectomorfia. Existe uma estreita relação entre somatotipo e exercício físico. A falta de atividades físicas, aliado a fatores de estilo de vida sedentário é uma das principais causas das doenças da atualidade. A pesquisa tem como objetivo Identificar o perfil somatotípico e sedentário dos alunos da Educação de Jovens e adultos-EJA, 1° ciclo estabelecendo uma relação com a ausência da disciplina de educação Física neste segmento de ensino. A metodologia utilizada Exploratória Descritiva com enfoque quantitativo, a população foi composta de 50 alunos de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos das Escolas Municipais do município de Porto Velho-RO, de acordo com as normas estabelecidas para a realização de pesquisa em seres humanos( resolução nº 466/2012). Os instrumentos utilizado foram balança, estadiômetro, plicômetro, trena antropométrica, paquímetro. A verificação do estilo de vida se deu através do questionário sobre Estilo de Vida – QEV (Colégio Americano de Medicina Desportiva). O perfil sedentário foi avaliado através do TSL, um teste que consiste, simplesmente, em quantificar quantos apoios (mãos e/ou joelhos ou, ainda, mãos ou antebraços em joelhos), o indivíduo utiliza para sentar e levantar do chão. Os Resultados do estudo indicam que a saúde e a qualidade de vida dos alunos necessitam de atenção onde o perfil dos alunos apresentou tendência e características entomófilas e sedentárias. Considerações Finais: os dados obtidos justificam a necessidade da disciplina da Educação Física para a população investigada de forma educativa e preventiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "SOMATOTIPO, SEDENTARISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID35_12092017001854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INES MARGARETE BALTHAZAR " "autor_nome_curto" => "MARGARETE" "autor_email" => "inesmargarete40@gmail.com" "autor_ies" => "GOVERNO DO EX TERRITÓRIO DE RONDONIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }