Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS MUSICAIS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MÚSICA NO ESTADO DE RORAIMA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CULTURAS MUSICAIS INDÍGENAS, DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      As instituições escolares atualmente vêm passando por mudanças em seu Sistema Educacional. O Ensino das Artes agora é um componente curricular obrigatório nas escolas de ensino básico de todo Brasil. A exigência do ensino da música surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deva ser conteúdo obrigatório. É preciso atualização em relação aos progressos alcançados nos campos das ciências, artes e da tecnologia que estão acontecendo na área educacional, além da música, agora o teatro, artes visuais e dança, também foram inseridos ao currículo no dia 02 de maio de 2016 com a lei 13.278/16 sancionada no governo de Dilma Rousseff. Todas essas práticas fazem parte do conteúdo obrigatório da disciplina de Artes. O prazo para que toda escola pública e privada tem para adequar aos novos parâmetros de acordo com a lei são de cinco anos.\r\n
      \tPesquisas voltadas para o âmbito da Educação Musical revelam que no estado de Roraima são poucas as escolas de Educação Básica que cumprem com a obrigatoriedade do Ensino da Música, isso acontece devido à falta de profissionais formados em Licenciatura em Música e Cursos de Formação Continuada para professores que já atuam na Educação Básica. A formação continuada de professores é, atualmente, uma diretriz fundamental das propostas de capacitação profissional do Ministério da Educação (MEC) e dos demais órgãos gestores da educação nacional, merecendo destaque no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do MEC4 (BRASIL, 2007). Nesse sentido, propostas dessa natureza têm sido entendidas como necessárias e fundamentais para que se possa subsidiar a atuação dos professores da educação básica e das demais modalidades de ensino do país.  Essa perspectiva tem sido incorporada pelas diferentes áreas do conhecimento que vêm estabelecendo estratégias distintas para a formação continuada dos seus professores.  \r\n
      \tO estado de Roraima conta com uma herança musical muito rica que estão nas comunidades indígenas espalhadas por todo estado.  Segundo o pesquisador Aimberê Freitas (2000), o estado de Roraima é um dos que possui a maior população indígena do Brasil, constituído inicialmente de nativos que vieram do Caribe (Macuxi, Taurepang, Ianomami. etc.) Essa presença marcante de indígenas pode ser observada de perto no Instituto Federal de Roraima – Campus Amajari onde mais de 70% dos alunos pertencem a etnias indígenas.\r\n
        A partir dos Anais da Associação Brasileira de Música percebemos que o campo da educação musical ultimamente tem focalizado mais no repertório multicultural do que nos processos de ensino e os estudantes culturalmente diversos, faz necessário mais investigações sobre os processos de ensino, sem priorizar os conteúdos desde os cursos de formação de professores como foco inicial para esses estudos, existe diferenças culturais cada vez mais acentuadas entre professores e futuros professores.
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        A partir dos Anais da Associação Brasileira de Música percebemos que o campo da educação musical ultimamente tem focalizado mais no repertório multicultural do que nos processos de ensino e os estudantes culturalmente diversos, faz necessário mais investigações sobre os processos de ensino, sem priorizar os conteúdos desde os cursos de formação de professores como foco inicial para esses estudos, existe diferenças culturais cada vez mais acentuadas entre professores e futuros professores.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As instituições escolares atualmente vêm passando por mudanças em seu Sistema Educacional. O Ensino das Artes agora é um componente curricular obrigatório nas escolas de ensino básico de todo Brasil. A exigência do ensino da música surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deva ser conteúdo obrigatório. É preciso atualização em relação aos progressos alcançados nos campos das ciências, artes e da tecnologia que estão acontecendo na área educacional, além da música, agora o teatro, artes visuais e dança, também foram inseridos ao currículo no dia 02 de maio de 2016 com a lei 13.278/16 sancionada no governo de Dilma Rousseff. Todas essas práticas fazem parte do conteúdo obrigatório da disciplina de Artes. O prazo para que toda escola pública e privada tem para adequar aos novos parâmetros de acordo com a lei são de cinco anos. Pesquisas voltadas para o âmbito da Educação Musical revelam que no estado de Roraima são poucas as escolas de Educação Básica que cumprem com a obrigatoriedade do Ensino da Música, isso acontece devido à falta de profissionais formados em Licenciatura em Música e Cursos de Formação Continuada para professores que já atuam na Educação Básica. A formação continuada de professores é, atualmente, uma diretriz fundamental das propostas de capacitação profissional do Ministério da Educação (MEC) e dos demais órgãos gestores da educação nacional, merecendo destaque no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do MEC4 (BRASIL, 2007). Nesse sentido, propostas dessa natureza têm sido entendidas como necessárias e fundamentais para que se possa subsidiar a atuação dos professores da educação básica e das demais modalidades de ensino do país. Essa perspectiva tem sido incorporada pelas diferentes áreas do conhecimento que vêm estabelecendo estratégias distintas para a formação continuada dos seus professores. O estado de Roraima conta com uma herança musical muito rica que estão nas comunidades indígenas espalhadas por todo estado. Segundo o pesquisador Aimberê Freitas (2000), o estado de Roraima é um dos que possui a maior população indígena do Brasil, constituído inicialmente de nativos que vieram do Caribe (Macuxi, Taurepang, Ianomami. etc.) Essa presença marcante de indígenas pode ser observada de perto no Instituto Federal de Roraima – Campus Amajari onde mais de 70% dos alunos pertencem a etnias indígenas. A partir dos Anais da Associação Brasileira de Música percebemos que o campo da educação musical ultimamente tem focalizado mais no repertório multicultural do que nos processos de ensino e os estudantes culturalmente diversos, faz necessário mais investigações sobre os processos de ensino, sem priorizar os conteúdos desde os cursos de formação de professores como foco inicial para esses estudos, existe diferenças culturais cada vez mais acentuadas entre professores e futuros professores.

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