Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LEITURA POR MEIO DO TEXTO DRAMÁTICO: TRABALHANDO A ENUNCIAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE LEITURA, LETRAMENTO, ENUNCIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36754
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4519
    "inscrito_id" => 7929
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA POR MEIO DO TEXTO DRAMÁTICO: TRABALHANDO A ENUNCIAÇÃO"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida em turmas  do 3º ano do ensino médio na EEEFM Olivina Olívia Carneiro da Cunha, escola em que atuo como bolsista do PIBID Letras Português. A principal motivação foi a constatação de que os alunos que estão concluindo a educação básica têm grandes dificuldades para compreender e interpretar o texto devido ao déficit em relação às práticas de leitura. Em uma atividade de leitura, observamos que poucos alunos  estavam, de fato, lendo o texto, enquanto os demais estavam apenas decodificando-o. A partir do pressuposto de que a leitura é uma prática social importante para que o sujeito atue na sociedade de modo efetivo, elaboramos este projeto a fim de desenvolver a leitura desses alunos, por meio do estudo de elementos que fazem parte do processo de leitura, como a prosódia e a pontuação, por exemplo. Pensamos em trabalhar com um texto que estivesse mais acessível aos alunos, que possuísse uma linguagem próxima da realidade dos mesmos, e que se pudessem trabalhar os elementos evolvidos no processo de leitura de modo mais didático e dinâmico. Optamos, pois, pelo livro Família composta, de Domingos Pellegrini, que trata de um texto do gênero dramático, apresentando uma ótica cômica do cotidiano familiar na vida moderna. O que se apresenta de modo favorável ao ensino de leitura, pois, é mais prático para os alunos entenderem as figuras de linguagem e objetivos dos enunciados a partir dos elementos constitutivos do processo de leitura. Tendo em vista que nosso trabalho se encaixa no letramento proposto pelos documentos oficiais, julgamos relevante realizá-lo para promover as mudanças no então cenário de ensino de língua portuguesa, a fim de incentivar ademais professores a adotar metodologias semelhantes em suas respectivas salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA, LETRAMENTO, ENUNCIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7929_16102017223317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE MILLENE DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE MEDEIROS"
    "autor_email" => "joyse_millene@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36754
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4519
    "inscrito_id" => 7929
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA POR MEIO DO TEXTO DRAMÁTICO: TRABALHANDO A ENUNCIAÇÃO"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida em turmas  do 3º ano do ensino médio na EEEFM Olivina Olívia Carneiro da Cunha, escola em que atuo como bolsista do PIBID Letras Português. A principal motivação foi a constatação de que os alunos que estão concluindo a educação básica têm grandes dificuldades para compreender e interpretar o texto devido ao déficit em relação às práticas de leitura. Em uma atividade de leitura, observamos que poucos alunos  estavam, de fato, lendo o texto, enquanto os demais estavam apenas decodificando-o. A partir do pressuposto de que a leitura é uma prática social importante para que o sujeito atue na sociedade de modo efetivo, elaboramos este projeto a fim de desenvolver a leitura desses alunos, por meio do estudo de elementos que fazem parte do processo de leitura, como a prosódia e a pontuação, por exemplo. Pensamos em trabalhar com um texto que estivesse mais acessível aos alunos, que possuísse uma linguagem próxima da realidade dos mesmos, e que se pudessem trabalhar os elementos evolvidos no processo de leitura de modo mais didático e dinâmico. Optamos, pois, pelo livro Família composta, de Domingos Pellegrini, que trata de um texto do gênero dramático, apresentando uma ótica cômica do cotidiano familiar na vida moderna. O que se apresenta de modo favorável ao ensino de leitura, pois, é mais prático para os alunos entenderem as figuras de linguagem e objetivos dos enunciados a partir dos elementos constitutivos do processo de leitura. Tendo em vista que nosso trabalho se encaixa no letramento proposto pelos documentos oficiais, julgamos relevante realizá-lo para promover as mudanças no então cenário de ensino de língua portuguesa, a fim de incentivar ademais professores a adotar metodologias semelhantes em suas respectivas salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA, LETRAMENTO, ENUNCIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7929_16102017223317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE MILLENE DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE MEDEIROS"
    "autor_email" => "joyse_millene@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio na EEEFM Olivina Olívia Carneiro da Cunha, escola em que atuo como bolsista do PIBID Letras Português. A principal motivação foi a constatação de que os alunos que estão concluindo a educação básica têm grandes dificuldades para compreender e interpretar o texto devido ao déficit em relação às práticas de leitura. Em uma atividade de leitura, observamos que poucos alunos estavam, de fato, lendo o texto, enquanto os demais estavam apenas decodificando-o. A partir do pressuposto de que a leitura é uma prática social importante para que o sujeito atue na sociedade de modo efetivo, elaboramos este projeto a fim de desenvolver a leitura desses alunos, por meio do estudo de elementos que fazem parte do processo de leitura, como a prosódia e a pontuação, por exemplo. Pensamos em trabalhar com um texto que estivesse mais acessível aos alunos, que possuísse uma linguagem próxima da realidade dos mesmos, e que se pudessem trabalhar os elementos evolvidos no processo de leitura de modo mais didático e dinâmico. Optamos, pois, pelo livro Família composta, de Domingos Pellegrini, que trata de um texto do gênero dramático, apresentando uma ótica cômica do cotidiano familiar na vida moderna. O que se apresenta de modo favorável ao ensino de leitura, pois, é mais prático para os alunos entenderem as figuras de linguagem e objetivos dos enunciados a partir dos elementos constitutivos do processo de leitura. Tendo em vista que nosso trabalho se encaixa no letramento proposto pelos documentos oficiais, julgamos relevante realizá-lo para promover as mudanças no então cenário de ensino de língua portuguesa, a fim de incentivar ademais professores a adotar metodologias semelhantes em suas respectivas salas de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.