Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, JOGO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atrair a atenção do aluno e estimulá-lo a sentir interesse pela aula é um desafio que está presente constantemente na vida do professor, ainda mais porque as salas de aula são na maioria das vezes compostas por uma diversidade de alunos, cada um com suas especificidades e maneira de ver o mundo. Diante dessa realidade, o professor precisa estar sempre em busca de metodologias alternativas que o ajude a trazer o olhar do aluno para o aprendizado. Para isso, os jogos se constituem de uma importante ferramenta que contribui significativamente para melhorias no processo de ensino aprendizagem. Sabendo-se disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar a confecção e aplicação de um jogo intitulado como “Jogo da Velha Evolutivo” produzido por bolsistas do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), como meio de revisão do conteúdo de Evolução ministrado pela professora de Biologia das turmas escolhidas para aplicação do jogo. O material utilizado na construção do jogo além de não ter sido oneroso foi de fácil acesso, o mesmo se constituía basicamente de Etil Vinil Acetato (E.V.A), e recipientes de margarina, reutilizados. A intervenção aconteceu em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, uma por vez, em uma escola pública situada no Município de Areia PB. Este jogo é de fácil compreensão para os jovens, uma vez, que sua lógica é a mesma encontrada no jogo da velha convencional muito difundido entre os mesmos, a única diferença é que para vencer vai ser preciso responder corretamente as perguntas sobre o conteúdo visto em sala. Em ambas as turmas para aplicação do jogo foi feito uma divisão dos alunos da sala em duas equipes as quais tinham que responder as perguntas corretamente, uma de cada vez, que estavam contidas no interior dos potes de margarina. Como a dinâmica do jogo é igual a do jogo da velha convencional, a vitória era da equipe que primeiro formulasse um trio em linha reta ou na diagonal. Após a produção e o uso do jogo, foi possível perceber o quanto esse tipo de ação pode contribuir positivamente para promoção de uma aula com mais interesse e entusiasmo por parte dos alunos que durante uma aula desse tipo interagem melhor uns com os outros e com o professor. Além de possibilitar aos bolsistas envolvidos nesse processo, a aquisição de conhecimento a respeito de metodologias diferenciadas que o ajudará futuramente enquanto profissional atuante no mercado de trabalho. Diante do exposto, o trabalho se justifica por estar explicitando a importância da produção e utilização dos jogos em sala de aula, uma vez que estes contribuem positivamente para melhorias no processo educativo.

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