REFLEXÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENQUANTO ATO ACOLHEDOR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38475 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1768 "inscrito_id" => 7491 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENQUANTO ATO ACOLHEDOR" "resumo" => "Resumo: Pensar no ambiente escolar enquanto um ambiente acolhedor é pensar nos diversos componentes que a constituem, principalmente, a avaliação da aprendizagem. E nesse sentido, nos debruçamos sob a perspectiva de que a exclusão tem um caráter contrário ao ato de avaliar. É preciso pensar um pouco mais a respeito desse assunto, até o ponto de nos perguntarmos se realmente um caminho para chegarmos a um ambiente escolar acolhedor poderia ser via o ato de avaliar. Contudo, temos visto no cotidiano escolar a insistência de avaliações de aprendizagem com características muito antigas, militarista, positivista, baseada numa forma de ensino em que o erro é posto em evidência, objetivando-se assim, identificar o que está errado, partindo do que o professor considera correto, a fim de punir os estudantes que não atingiram a meta esperada. Propomos com este trabalho, discutir a partir da leitura de autores que discutem avaliação da aprendizagem na prática pedagógica como, Luckesi (2000), entendo a avaliação da aprendizagem como ato acolhedor, devendo incluir o educando no processo de ensino – aprendizagem, considerando-o como sujeito de potencialidades. Sabendo que avaliar é mais do que qualificar e quantificar o conhecimento, mesmo que tais elementos sejam indispensáveis, mas é preciso acolher. A exclusão torna a avaliação tirana e isso é negativamente fortalecido, muitas vezes, por não se planejar a metodologia na práxis pedagógica (MELO, 2014), provocando desacertos no exercício da profissão. Assim é preciso acolher ao avaliar, o que não quer dizer, ir contra as proposições prévias da ética e da moral, mas se aproximar do objeto para assim conhece-lo e iniciar o processo que chamamos de “o ato de avaliar”." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM., ESCOLA., ACOLHER." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID7491_11092017112910.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA CRISTINA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA LIMA" "autor_email" => "erikacristinalima.9@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38475 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1768 "inscrito_id" => 7491 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENQUANTO ATO ACOLHEDOR" "resumo" => "Resumo: Pensar no ambiente escolar enquanto um ambiente acolhedor é pensar nos diversos componentes que a constituem, principalmente, a avaliação da aprendizagem. E nesse sentido, nos debruçamos sob a perspectiva de que a exclusão tem um caráter contrário ao ato de avaliar. É preciso pensar um pouco mais a respeito desse assunto, até o ponto de nos perguntarmos se realmente um caminho para chegarmos a um ambiente escolar acolhedor poderia ser via o ato de avaliar. Contudo, temos visto no cotidiano escolar a insistência de avaliações de aprendizagem com características muito antigas, militarista, positivista, baseada numa forma de ensino em que o erro é posto em evidência, objetivando-se assim, identificar o que está errado, partindo do que o professor considera correto, a fim de punir os estudantes que não atingiram a meta esperada. Propomos com este trabalho, discutir a partir da leitura de autores que discutem avaliação da aprendizagem na prática pedagógica como, Luckesi (2000), entendo a avaliação da aprendizagem como ato acolhedor, devendo incluir o educando no processo de ensino – aprendizagem, considerando-o como sujeito de potencialidades. Sabendo que avaliar é mais do que qualificar e quantificar o conhecimento, mesmo que tais elementos sejam indispensáveis, mas é preciso acolher. A exclusão torna a avaliação tirana e isso é negativamente fortalecido, muitas vezes, por não se planejar a metodologia na práxis pedagógica (MELO, 2014), provocando desacertos no exercício da profissão. Assim é preciso acolher ao avaliar, o que não quer dizer, ir contra as proposições prévias da ética e da moral, mas se aproximar do objeto para assim conhece-lo e iniciar o processo que chamamos de “o ato de avaliar”." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM., ESCOLA., ACOLHER." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID7491_11092017112910.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA CRISTINA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA LIMA" "autor_email" => "erikacristinalima.9@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }