Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA ESCOLAR NA MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: PESQUISA ESCOLAR, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO INVESTIGATIVO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35519
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 549
    "inscrito_id" => 5387
    "titulo" => "A PESQUISA ESCOLAR NA MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, na forma de uma sequência didática, em que conhecimentos científicos são mediados a partir do desenvolvimento de pesquisas científicas por alunos de Ensino Fundamental. A sequência didática apresenta cinco etapas e nelas são propiciadas, entre outras coisas, concepções sobre a Ciência e o trabalho dos cientistas, metodologia científica e oportunidades de resolver problemas relacionados a conceitos científicos por meio da elaboração de pesquisas no âmbito escolar. Participam das atividades aproximadamente setenta alunos de 7º e 8º anos e quatro professores de Ciências. Para a construção da sequência didática, realizou-se estudos sobre epistemologia da Ciência, fundamentos de metodologia científica e importância da pesquisa no contexto escolar. Os dados obtidos até então foram analisados por meio da Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Na investigação dos conhecimentos cotidianos dos alunos, constatamos que os estudantes apresentavam concepções equivocadas a respeito da Ciência e do cientista, entretanto, com o desenvolvimento das atividades da sequência didática, muitas dessas concepções puderam ser reelaboradas e, sob orientação dos professores, treze projetos de pesquisa foram construídos pelos alunos. Diante das atividades desenvolvidas até o momento, consideramos essa proposta significativa, pois aproximou os alunos do trabalho científico e despertou o interesse pelos conteúdos científicos, o que facilitou a mediação e apropriação de conhecimentos trabalhados na disciplina de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PESQUISA ESCOLAR, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO INVESTIGATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5387_26082017122516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE GONÇALVES GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE"
    "autor_email" => "anacarolineggsantos@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35519
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 549
    "inscrito_id" => 5387
    "titulo" => "A PESQUISA ESCOLAR NA MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, na forma de uma sequência didática, em que conhecimentos científicos são mediados a partir do desenvolvimento de pesquisas científicas por alunos de Ensino Fundamental. A sequência didática apresenta cinco etapas e nelas são propiciadas, entre outras coisas, concepções sobre a Ciência e o trabalho dos cientistas, metodologia científica e oportunidades de resolver problemas relacionados a conceitos científicos por meio da elaboração de pesquisas no âmbito escolar. Participam das atividades aproximadamente setenta alunos de 7º e 8º anos e quatro professores de Ciências. Para a construção da sequência didática, realizou-se estudos sobre epistemologia da Ciência, fundamentos de metodologia científica e importância da pesquisa no contexto escolar. Os dados obtidos até então foram analisados por meio da Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Na investigação dos conhecimentos cotidianos dos alunos, constatamos que os estudantes apresentavam concepções equivocadas a respeito da Ciência e do cientista, entretanto, com o desenvolvimento das atividades da sequência didática, muitas dessas concepções puderam ser reelaboradas e, sob orientação dos professores, treze projetos de pesquisa foram construídos pelos alunos. Diante das atividades desenvolvidas até o momento, consideramos essa proposta significativa, pois aproximou os alunos do trabalho científico e despertou o interesse pelos conteúdos científicos, o que facilitou a mediação e apropriação de conhecimentos trabalhados na disciplina de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PESQUISA ESCOLAR, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO INVESTIGATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5387_26082017122516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE GONÇALVES GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE"
    "autor_email" => "anacarolineggsantos@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, na forma de uma sequência didática, em que conhecimentos científicos são mediados a partir do desenvolvimento de pesquisas científicas por alunos de Ensino Fundamental. A sequência didática apresenta cinco etapas e nelas são propiciadas, entre outras coisas, concepções sobre a Ciência e o trabalho dos cientistas, metodologia científica e oportunidades de resolver problemas relacionados a conceitos científicos por meio da elaboração de pesquisas no âmbito escolar. Participam das atividades aproximadamente setenta alunos de 7º e 8º anos e quatro professores de Ciências. Para a construção da sequência didática, realizou-se estudos sobre epistemologia da Ciência, fundamentos de metodologia científica e importância da pesquisa no contexto escolar. Os dados obtidos até então foram analisados por meio da Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Na investigação dos conhecimentos cotidianos dos alunos, constatamos que os estudantes apresentavam concepções equivocadas a respeito da Ciência e do cientista, entretanto, com o desenvolvimento das atividades da sequência didática, muitas dessas concepções puderam ser reelaboradas e, sob orientação dos professores, treze projetos de pesquisa foram construídos pelos alunos. Diante das atividades desenvolvidas até o momento, consideramos essa proposta significativa, pois aproximou os alunos do trabalho científico e despertou o interesse pelos conteúdos científicos, o que facilitou a mediação e apropriação de conhecimentos trabalhados na disciplina de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.