ARAÚJO, Leila Bezerra De. Corpo emocionado: um relato de experiência em educação emocional. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36319>. Acesso em: 23/12/2024 00:20
O presente texto intitulado "Corpo Emocionado: um relato de experiência em Educação Emocional" trata de um relato de experiência sobre o curso de Especialização em Educação Emocional, facilitado pela Profª. Drª Elisa Gonsalves, com a contribuição do Prof. Dr. Fabrício Possebon, no decorrer do ano de 2017. Tem como objetivo relatar e analisar essa vivência que tem como enfoque as minhas impressões dos encontros vividos e questionar essa experiência como um caminho possível para a construção de uma educação sensível pautada no desenvolvimento da consciência da emoção e no cuidado de si. Para este relato, adoto a experiência como um caminho metodológico, compreendendo-a como a maneira de ser e de existir no mundo por meio da construção de relações e vivências significativas. Para entrar em contato com a experiência vivida no curso, considero o meu processo vivencial e a construção de impressões, como potência para a reflexão e tessitura deste texto. A análise dessa experiência resulta na consideração de que a Educação Emocional Integrativa representa a possibilidade de um caminho educacional amoroso e cuidadoso, e da evocação de um corpo emocionado e manifestado a partir do desenvolvimento da consciência das emoções e da ressignificação pessoal de impressões e atitudes mediante os acontecimentos cotidianos. Tais acontecimentos são compreendidos como agentes significativos na transformação da relação emotivo-educacional construída consigo mesmo, com o outro e as coisas do mundo. Acredito que alguns apontamentos sobre as emoções e a educação, no momento enfocado por esta vivência, podem ampliar a discussão sobre a Educação Emocional.