Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA PROPOSTA PAUTADA NO ENSINO HÍBRIDO E NA PLATAFORMA ADAPTATIVA DUOLINGO

Palavra-chaves: INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, ENSINO HÍBRIDO, DUOLINGO, CORPUS Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36753
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2769
    "inscrito_id" => 6645
    "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA PROPOSTA PAUTADA NO ENSINO HÍBRIDO E NA PLATAFORMA ADAPTATIVA DUOLINGO"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos uma proposta de ensino de Inglês para Fins Específicos que integra dois modelos de ensino híbrido (sala de aula invertida e rotação por estações), a plataforma adaptativa para aprendizagem de idiomas Duolingo e um corpus contendo os gêneros textuais manuais e tutoriais de hardware e software. O objetivo desta proposta de ensino é favorecer a habilidade leitora dos alunos, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento de vocabulário e compreensão das ideias do texto. Utilizamos o ensino híbrido com o intuito de motivar os alunos a terem mais contato com o Inglês fora da sala de aula, ampliando seu vocabulário e conhecimento das estruturas gramaticas básicas, por intermédio do Duolingo e, inclusive, modificar o espaço da sala de aula, deixando-a mais interativa, em que os alunos podiam dedicar menos tempo “assistindo aula” e mais tempo para a realização das atividades de leitura e compreensão de textos. As atividades de ensino e aprendizagem foram elaboradas tomando como base o corpus compilado especificamente para proporcionar aos alunos contato com o léxico da área e os itens gramaticas mais frequentes. A proposta de ensino foi implementada no curso técnico de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, na disciplina “Inglês Instrumental”, com carga horária de 40h. Os resultados obtidos indicaram engajamento dos alunos no estudo dos conteúdos para além da sala de aula e melhoria no desempenho com respeito ao reconhecimento de vocabulário específico da área, gramática e na extração das ideias do texto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, ENSINO HÍBRIDO, DUOLINGO, CORPUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID6645_19092017183150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YNA HONDA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "YNA HONDA"
    "autor_email" => "ynahonda@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36753
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2769
    "inscrito_id" => 6645
    "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA PROPOSTA PAUTADA NO ENSINO HÍBRIDO E NA PLATAFORMA ADAPTATIVA DUOLINGO"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos uma proposta de ensino de Inglês para Fins Específicos que integra dois modelos de ensino híbrido (sala de aula invertida e rotação por estações), a plataforma adaptativa para aprendizagem de idiomas Duolingo e um corpus contendo os gêneros textuais manuais e tutoriais de hardware e software. O objetivo desta proposta de ensino é favorecer a habilidade leitora dos alunos, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento de vocabulário e compreensão das ideias do texto. Utilizamos o ensino híbrido com o intuito de motivar os alunos a terem mais contato com o Inglês fora da sala de aula, ampliando seu vocabulário e conhecimento das estruturas gramaticas básicas, por intermédio do Duolingo e, inclusive, modificar o espaço da sala de aula, deixando-a mais interativa, em que os alunos podiam dedicar menos tempo “assistindo aula” e mais tempo para a realização das atividades de leitura e compreensão de textos. As atividades de ensino e aprendizagem foram elaboradas tomando como base o corpus compilado especificamente para proporcionar aos alunos contato com o léxico da área e os itens gramaticas mais frequentes. A proposta de ensino foi implementada no curso técnico de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, na disciplina “Inglês Instrumental”, com carga horária de 40h. Os resultados obtidos indicaram engajamento dos alunos no estudo dos conteúdos para além da sala de aula e melhoria no desempenho com respeito ao reconhecimento de vocabulário específico da área, gramática e na extração das ideias do texto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, ENSINO HÍBRIDO, DUOLINGO, CORPUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID6645_19092017183150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YNA HONDA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "YNA HONDA"
    "autor_email" => "ynahonda@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo apresentamos uma proposta de ensino de Inglês para Fins Específicos que integra dois modelos de ensino híbrido (sala de aula invertida e rotação por estações), a plataforma adaptativa para aprendizagem de idiomas Duolingo e um corpus contendo os gêneros textuais manuais e tutoriais de hardware e software. O objetivo desta proposta de ensino é favorecer a habilidade leitora dos alunos, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento de vocabulário e compreensão das ideias do texto. Utilizamos o ensino híbrido com o intuito de motivar os alunos a terem mais contato com o Inglês fora da sala de aula, ampliando seu vocabulário e conhecimento das estruturas gramaticas básicas, por intermédio do Duolingo e, inclusive, modificar o espaço da sala de aula, deixando-a mais interativa, em que os alunos podiam dedicar menos tempo “assistindo aula” e mais tempo para a realização das atividades de leitura e compreensão de textos. As atividades de ensino e aprendizagem foram elaboradas tomando como base o corpus compilado especificamente para proporcionar aos alunos contato com o léxico da área e os itens gramaticas mais frequentes. A proposta de ensino foi implementada no curso técnico de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, na disciplina “Inglês Instrumental”, com carga horária de 40h. Os resultados obtidos indicaram engajamento dos alunos no estudo dos conteúdos para além da sala de aula e melhoria no desempenho com respeito ao reconhecimento de vocabulário específico da área, gramática e na extração das ideias do texto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.