Este artigo aborda a temática da Gestão nos Cursos Técnicos à Distância com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica – teses, dissertações e outros artigos – discutindo suas contribuições com enfoque na Gestão Pedagógica. A relevância se coloca frente às constantes discussões sobre a Gestão Educacional no cenário atual, como também pela importância de tratarmos a gestão nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Partimos da premissa da escassez de estudos relacionados com a temática da Gestão Pedagógica no Ensino Técnico e Ensino à Distância. A metodologia utilizada inspira-se em estudo de tipo “estado da arte” que permite, em um recorte temporal definido, sistematizar um determinado campo de conhecimento, reconhecer os principais resultados da investigação, identificar temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos a pesquisas futuras, tendo como material empírico: fontes primárias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos acadêmicos. Os resultados comprovam as impressões iniciais de que não há produções acadêmicas que debatem a temática da Gestão Pedagógica nesta modalidade de ensino. E quando os outros autores tratam sobre o tema Gestão, as pesquisas voltam-se para modelos influenciados por procedimentos administrativos e empresariais, refletindo nos processos internos institucionais o enfoque de uma formação técnica e voltada ao mercado.