Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO NOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EVIDENCIA-SE COMO INTERESSE DE INVESTIGAÇÃO?

Palavra-chaves: GESTÃO, GESTÃO PEDAGÓGICA, CURSOS TÉCNICOS, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35254
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1940
    "inscrito_id" => 7664
    "titulo" => "A GESTÃO NOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EVIDENCIA-SE COMO INTERESSE DE INVESTIGAÇÃO?"
    "resumo" => "Este artigo aborda a temática da Gestão nos Cursos Técnicos à Distância com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica – teses, dissertações e outros artigos – discutindo suas contribuições com enfoque na Gestão Pedagógica. A relevância se coloca frente às constantes discussões sobre a Gestão Educacional no cenário atual, como também pela importância de tratarmos a gestão nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Partimos da premissa da escassez de estudos relacionados com a temática da Gestão Pedagógica no Ensino Técnico e Ensino à Distância. A metodologia utilizada inspira-se em estudo de tipo “estado da arte” que permite, em um recorte temporal definido, sistematizar um determinado campo de conhecimento, reconhecer os principais resultados da investigação, identificar temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos a pesquisas futuras, tendo como material empírico: fontes primárias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos acadêmicos.  Os resultados comprovam as impressões iniciais de que não há produções acadêmicas que debatem a temática da Gestão Pedagógica nesta modalidade de ensino. E quando os outros autores tratam sobre o tema Gestão, as pesquisas voltam-se para modelos influenciados por procedimentos administrativos e empresariais, refletindo nos processos internos institucionais o enfoque de uma formação técnica e voltada ao mercado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO, GESTÃO PEDAGÓGICA, CURSOS TÉCNICOS, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7664_11092017152034.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARINA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CARINA"
    "autor_email" => "anacarina_tavares@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35254
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1940
    "inscrito_id" => 7664
    "titulo" => "A GESTÃO NOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EVIDENCIA-SE COMO INTERESSE DE INVESTIGAÇÃO?"
    "resumo" => "Este artigo aborda a temática da Gestão nos Cursos Técnicos à Distância com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica – teses, dissertações e outros artigos – discutindo suas contribuições com enfoque na Gestão Pedagógica. A relevância se coloca frente às constantes discussões sobre a Gestão Educacional no cenário atual, como também pela importância de tratarmos a gestão nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Partimos da premissa da escassez de estudos relacionados com a temática da Gestão Pedagógica no Ensino Técnico e Ensino à Distância. A metodologia utilizada inspira-se em estudo de tipo “estado da arte” que permite, em um recorte temporal definido, sistematizar um determinado campo de conhecimento, reconhecer os principais resultados da investigação, identificar temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos a pesquisas futuras, tendo como material empírico: fontes primárias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos acadêmicos.  Os resultados comprovam as impressões iniciais de que não há produções acadêmicas que debatem a temática da Gestão Pedagógica nesta modalidade de ensino. E quando os outros autores tratam sobre o tema Gestão, as pesquisas voltam-se para modelos influenciados por procedimentos administrativos e empresariais, refletindo nos processos internos institucionais o enfoque de uma formação técnica e voltada ao mercado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO, GESTÃO PEDAGÓGICA, CURSOS TÉCNICOS, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7664_11092017152034.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARINA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CARINA"
    "autor_email" => "anacarina_tavares@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo aborda a temática da Gestão nos Cursos Técnicos à Distância com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica – teses, dissertações e outros artigos – discutindo suas contribuições com enfoque na Gestão Pedagógica. A relevância se coloca frente às constantes discussões sobre a Gestão Educacional no cenário atual, como também pela importância de tratarmos a gestão nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Partimos da premissa da escassez de estudos relacionados com a temática da Gestão Pedagógica no Ensino Técnico e Ensino à Distância. A metodologia utilizada inspira-se em estudo de tipo “estado da arte” que permite, em um recorte temporal definido, sistematizar um determinado campo de conhecimento, reconhecer os principais resultados da investigação, identificar temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos a pesquisas futuras, tendo como material empírico: fontes primárias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos acadêmicos. Os resultados comprovam as impressões iniciais de que não há produções acadêmicas que debatem a temática da Gestão Pedagógica nesta modalidade de ensino. E quando os outros autores tratam sobre o tema Gestão, as pesquisas voltam-se para modelos influenciados por procedimentos administrativos e empresariais, refletindo nos processos internos institucionais o enfoque de uma formação técnica e voltada ao mercado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.