Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DIFICULDADES E DESAFIOS

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIAS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38833 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3013 "inscrito_id" => 6536 "titulo" => "USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DIFICULDADES E DESAFIOS" "resumo" => "A utilização das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no contexto educacional de forma adequada e ocasionando um processo de ensino-aprendizagem significativo a todos os envolvidos neste processo se caracteriza como uma temática bastante discutida na academia atualmente, como consequência da popularização destes recursos tecnológicos, utilizados diariamente por crianças, jovens e adultos em suas ações cotidianas, sejam pessoais ou profissionais, simples ou complexas. Concomitantemente, diversas políticas públicas de fomento e qualificação surgiram buscando incentivar os destas novas tecnologias em um contexto educacional, sendo hoje comum a disponibilização de várias ferramentas tecnológicas para os professores e alunos dentro das escolas públicas em diversos níveis de ensino. Contudo, ao longo dos anos, foi-se percebendo que apenas equipar as escolas não atingiu os objetivos iniciais destas ações, e, diante deste cenário, outros desafios surgiram. Nesse sentido, este trabalho, a partir de pesquisa realizada com docentes de diversos níveis de ensino e cidades distintas, aliada a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, busca identificar demandas comuns no tocante a este assunto, apontando os principais entraves e dificuldades neste processo através dos relatos das experiências vivenciadas por estes docentes em variados contextos sociais que estão inseridos. Ao final, são sugeridas ações e iniciativas complementares às políticas públicas executadas de incentivo à inserção e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação de forma educacional, que poderiam propiciar um avanço e tornar as TICs, de fato, aliadas no processo de ensino-aprendizagem, integradas ao currículo escolar, ao Projeto Político Pedagógico de forma contextualizada, interdisciplinar e parte natural de um processo de inserção que a sociedade vivencia nas últimas décadas.A utilização das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no contexto educacional de forma adequada e ocasionando um processo de ensino-aprendiz" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6536_02102017105033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ULISSES DE MELO FURTADO" "autor_nome_curto" => "ULISSES DE MELO" "autor_email" => "ulisses.nead@ufersa.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38833 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3013 "inscrito_id" => 6536 "titulo" => "USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DIFICULDADES E DESAFIOS" "resumo" => "A utilização das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no contexto educacional de forma adequada e ocasionando um processo de ensino-aprendizagem significativo a todos os envolvidos neste processo se caracteriza como uma temática bastante discutida na academia atualmente, como consequência da popularização destes recursos tecnológicos, utilizados diariamente por crianças, jovens e adultos em suas ações cotidianas, sejam pessoais ou profissionais, simples ou complexas. Concomitantemente, diversas políticas públicas de fomento e qualificação surgiram buscando incentivar os destas novas tecnologias em um contexto educacional, sendo hoje comum a disponibilização de várias ferramentas tecnológicas para os professores e alunos dentro das escolas públicas em diversos níveis de ensino. Contudo, ao longo dos anos, foi-se percebendo que apenas equipar as escolas não atingiu os objetivos iniciais destas ações, e, diante deste cenário, outros desafios surgiram. Nesse sentido, este trabalho, a partir de pesquisa realizada com docentes de diversos níveis de ensino e cidades distintas, aliada a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, busca identificar demandas comuns no tocante a este assunto, apontando os principais entraves e dificuldades neste processo através dos relatos das experiências vivenciadas por estes docentes em variados contextos sociais que estão inseridos. Ao final, são sugeridas ações e iniciativas complementares às políticas públicas executadas de incentivo à inserção e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação de forma educacional, que poderiam propiciar um avanço e tornar as TICs, de fato, aliadas no processo de ensino-aprendizagem, integradas ao currículo escolar, ao Projeto Político Pedagógico de forma contextualizada, interdisciplinar e parte natural de um processo de inserção que a sociedade vivencia nas últimas décadas.A utilização das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no contexto educacional de forma adequada e ocasionando um processo de ensino-aprendiz" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6536_02102017105033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ULISSES DE MELO FURTADO" "autor_nome_curto" => "ULISSES DE MELO" "autor_email" => "ulisses.nead@ufersa.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no contexto educacional de forma adequada e ocasionando um processo de ensino-aprendizagem significativo a todos os envolvidos neste processo se caracteriza como uma temática bastante discutida na academia atualmente, como consequência da popularização destes recursos tecnológicos, utilizados diariamente por crianças, jovens e adultos em suas ações cotidianas, sejam pessoais ou profissionais, simples ou complexas. Concomitantemente, diversas políticas públicas de fomento e qualificação surgiram buscando incentivar os destas novas tecnologias em um contexto educacional, sendo hoje comum a disponibilização de várias ferramentas tecnológicas para os professores e alunos dentro das escolas públicas em diversos níveis de ensino. Contudo, ao longo dos anos, foi-se percebendo que apenas equipar as escolas não atingiu os objetivos iniciais destas ações, e, diante deste cenário, outros desafios surgiram. Nesse sentido, este trabalho, a partir de pesquisa realizada com docentes de diversos níveis de ensino e cidades distintas, aliada a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, busca identificar demandas comuns no tocante a este assunto, apontando os principais entraves e dificuldades neste processo através dos relatos das experiências vivenciadas por estes docentes em variados contextos sociais que estão inseridos. Ao final, são sugeridas ações e iniciativas complementares às políticas públicas executadas de incentivo à inserção e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação de forma educacional, que poderiam propiciar um avanço e tornar as TICs, de fato, aliadas no processo de ensino-aprendizagem, integradas ao currículo escolar, ao Projeto Político Pedagógico de forma contextualizada, interdisciplinar e parte natural de um processo de inserção que a sociedade vivencia nas últimas décadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.