Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE MONTE DAS GAMELEIRAS/RN POR MEIO DE UM JOGO EDUCATIVO

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMATICA, ENSINO FNDAMMENTTAL, JOGOS EDUCATIVOS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36725
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4326
    "inscrito_id" => 620
    "titulo" => "ENSINANDO AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA  NO MUNICÍPIO DE MONTE DAS GAMELEIRAS/RN POR MEIO DE UM JOGO EDUCATIVO"
    "resumo" => "A matemática fornece instrumentos eficazes para compreender e atuar no mundo que em que vivemos; ela é uma ferramenta essencial na solução de vários tipos de problemas. Nela são desenvolvidas estruturas abstratas baseada em modelos concretos; além de método, a matemática é um meio de comunicação, uma linguagem formal e precisa.  No caso da matemática escolar, tem-se, especialmente, evoluído bastante. Se antes os conteúdos eram secos, sem qualquer relação interdisciplinar, hoje essa realidade toma nova forma, vista a grande evolução do que se entende por ensino e aprendizagem da matemática apresentando os conteúdos de maneira didática fazendo a relação com a realidade do aluno.  No caso da matemática escolar, tem-se, especialmente, evoluído bastante, se antes os conteúdos eram secos, sem qualquer relação interdisciplinar, hoje essa realidade toma nova forma, vista a grande evolução do que se entende por ensino e aprendizagem da matemática apresentando os conteúdos de maneira didática fazendo a relação com a realidade do aluno. Justifica-se a importância deste trabalho  pela necessidade de compreender como se dá o ensino da matemática neste contexto a fim de aprofundar as análises acerca de como vem se materializando no ensino fundamental , a necessária articulação entre o conhecimento matemático do cotidiano dos alunos e o acesso ao conhecimento científico sistematizado no espaço escolar. A partir desta realidade foi feito uma intervenção em sala de aula de maneira que foi possível trabalhar as operações atemáticas através de um jogo educativo. Os resultados obtidos foram muito satisfatório uma vez que trabalhando a teoria e a pratica de forma conjunta conseguimos alcançar os resultados esperados. Percebemos que trabalhar com materiais lúdicos em sala de aula da a oportunidade dos alunos interagirem uns com os outros e dessa maneira contribuir com o ensino e aprendizagem de todos da turma. O  do jogo de dominó permitiu aos alunos resolverem muitos problemas e adquirirem conhecimentos e habilidades utilizando o raciocínio logico a cada jogada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMATICA, ENSINO FNDAMMENTTAL, JOGOS EDUCATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID620_16102017204337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO CARMO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DO CARMO"
    "autor_email" => "docarmo.nascimento@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36725
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4326
    "inscrito_id" => 620
    "titulo" => "ENSINANDO AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA  NO MUNICÍPIO DE MONTE DAS GAMELEIRAS/RN POR MEIO DE UM JOGO EDUCATIVO"
    "resumo" => "A matemática fornece instrumentos eficazes para compreender e atuar no mundo que em que vivemos; ela é uma ferramenta essencial na solução de vários tipos de problemas. Nela são desenvolvidas estruturas abstratas baseada em modelos concretos; além de método, a matemática é um meio de comunicação, uma linguagem formal e precisa.  No caso da matemática escolar, tem-se, especialmente, evoluído bastante. Se antes os conteúdos eram secos, sem qualquer relação interdisciplinar, hoje essa realidade toma nova forma, vista a grande evolução do que se entende por ensino e aprendizagem da matemática apresentando os conteúdos de maneira didática fazendo a relação com a realidade do aluno.  No caso da matemática escolar, tem-se, especialmente, evoluído bastante, se antes os conteúdos eram secos, sem qualquer relação interdisciplinar, hoje essa realidade toma nova forma, vista a grande evolução do que se entende por ensino e aprendizagem da matemática apresentando os conteúdos de maneira didática fazendo a relação com a realidade do aluno. Justifica-se a importância deste trabalho  pela necessidade de compreender como se dá o ensino da matemática neste contexto a fim de aprofundar as análises acerca de como vem se materializando no ensino fundamental , a necessária articulação entre o conhecimento matemático do cotidiano dos alunos e o acesso ao conhecimento científico sistematizado no espaço escolar. A partir desta realidade foi feito uma intervenção em sala de aula de maneira que foi possível trabalhar as operações atemáticas através de um jogo educativo. Os resultados obtidos foram muito satisfatório uma vez que trabalhando a teoria e a pratica de forma conjunta conseguimos alcançar os resultados esperados. Percebemos que trabalhar com materiais lúdicos em sala de aula da a oportunidade dos alunos interagirem uns com os outros e dessa maneira contribuir com o ensino e aprendizagem de todos da turma. O  do jogo de dominó permitiu aos alunos resolverem muitos problemas e adquirirem conhecimentos e habilidades utilizando o raciocínio logico a cada jogada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMATICA, ENSINO FNDAMMENTTAL, JOGOS EDUCATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID620_16102017204337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO CARMO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DO CARMO"
    "autor_email" => "docarmo.nascimento@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A matemática fornece instrumentos eficazes para compreender e atuar no mundo que em que vivemos; ela é uma ferramenta essencial na solução de vários tipos de problemas. Nela são desenvolvidas estruturas abstratas baseada em modelos concretos; além de método, a matemática é um meio de comunicação, uma linguagem formal e precisa. No caso da matemática escolar, tem-se, especialmente, evoluído bastante. Se antes os conteúdos eram secos, sem qualquer relação interdisciplinar, hoje essa realidade toma nova forma, vista a grande evolução do que se entende por ensino e aprendizagem da matemática apresentando os conteúdos de maneira didática fazendo a relação com a realidade do aluno. No caso da matemática escolar, tem-se, especialmente, evoluído bastante, se antes os conteúdos eram secos, sem qualquer relação interdisciplinar, hoje essa realidade toma nova forma, vista a grande evolução do que se entende por ensino e aprendizagem da matemática apresentando os conteúdos de maneira didática fazendo a relação com a realidade do aluno. Justifica-se a importância deste trabalho pela necessidade de compreender como se dá o ensino da matemática neste contexto a fim de aprofundar as análises acerca de como vem se materializando no ensino fundamental , a necessária articulação entre o conhecimento matemático do cotidiano dos alunos e o acesso ao conhecimento científico sistematizado no espaço escolar. A partir desta realidade foi feito uma intervenção em sala de aula de maneira que foi possível trabalhar as operações atemáticas através de um jogo educativo. Os resultados obtidos foram muito satisfatório uma vez que trabalhando a teoria e a pratica de forma conjunta conseguimos alcançar os resultados esperados. Percebemos que trabalhar com materiais lúdicos em sala de aula da a oportunidade dos alunos interagirem uns com os outros e dessa maneira contribuir com o ensino e aprendizagem de todos da turma. O do jogo de dominó permitiu aos alunos resolverem muitos problemas e adquirirem conhecimentos e habilidades utilizando o raciocínio logico a cada jogada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.