Este trabalho consiste em um relato de experiência, que buscou socializar a participação e aprendizagens de estudantes acerca do brincar no processo de implementação da brinquedoteca Universitária - Campus Mata Norte. A Brinquedoteca originou-se de uma pesquisa de mestrado profissional no programa de pós-graduação da referida Universidade e, no seu processo de constituição, vem se ressignificando como espaço potencialmente lúdico. O referencial teórico tem cunho psicossocial, na abordagem histórico-dialética, oportunizou conhecer e refletir acerca do brincar em suas características e possibilidades no desenvolvimento das crianças, bem como conhecer a trajetória da brinquedoteca como um espaço que cumpre funções múltiplas, especialmente a brinquedoteca universitária em suas funções relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, sempre associadas ao brincar e dentre suas possibilidades, ressaltamos a natureza da brinquedoteca Universitária como um espaço de construção de sentidos e significados acerca do brincar das crianças, No que toca a metodologia utilizada para a realização deste estudo, fez-se a opção pela abordagem qualitativa, uma vez que, estamos tratando de uma realidade que se alcança por aproximação,. Utilizamos como instrumentos na recolha de dados: a observação participante e o diário de campo, enriquecidos por fotografias. Focalizamos nas observações a participação dos estudantes em momentos de estudo, (re)organização do espaço físico da brinquedoteca, tendo em vista o processo de construção de mobiliário, outros materiais e brinquedos, buscando aspectos estéticos e funcionais que permearam o processo. Como resultados, destacamos a constituição de um grupo de estudantes envolvidos com a brinquedoteca, construindo, definindo e organizando espaços lúdicos compreendendo o brincar como ato da criança e atuando como mediadores junto as crianças de escolas municipais, em momentos de visitação, em suas brincadeiras na brinquedoteca.