CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36188 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 745 "inscrito_id" => 640 "titulo" => "CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Os jogos são utilizados e estudados pelo homem há muitos séculos, e sua utilização em sala de aula vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Como ferramenta didática, o jogo vem ganhando destaque no ambiente escolar, pois além da função lúdica, que está relacionada diretamente com o prazer, a educativa tem por objetivo ensinar qualquer conhecimento que possa auxiliar no crescimento do indivíduo como pessoa crítica, incentivando os alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim o desenvolvimento da cognição, da socialização e da criatividade, além de colar o docente na posição de mediador e auxiliador do processo de construção do conhecimento e não um mero transmissor de conteúdos. O objetivo desse trabalho foi conhecer a opinião do docente sobre a contribuição dos jogos didáticos, em especial do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” na consolidação dos conhecimentos de Química, especificamente do conteúdo de Hidrocarbonetos, ministrado no 3º ano do ensino médio. A atividade proposta foi aplicada a um docente responsável pela disciplina de Química em uma Escola de Referência, localizada na cidade de Palmares, e consistiu na utilização de um questionário com o objetivo de conhecer a opinião do docente sobre a metodologia utilizada, qual sua expectativa sobre sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem e o que ele tem a comentar do desempenho dos alunos após a aplicação desta metodologia. A partir do que foi observado no questionário aplicado ao docente, pode-se concluir que o mesmo acredita na importância que as novas metodologias de ensino têm na evolução da construção do conhecimento de seus alunos, fazendo deles cidadãos mais críticos e reflexivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, DOCENTE, NOVAS METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID640_04092017142734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALY ROBERTA DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "NATALY SANTOS" "autor_email" => "natalyroberta19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36188 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 745 "inscrito_id" => 640 "titulo" => "CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Os jogos são utilizados e estudados pelo homem há muitos séculos, e sua utilização em sala de aula vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Como ferramenta didática, o jogo vem ganhando destaque no ambiente escolar, pois além da função lúdica, que está relacionada diretamente com o prazer, a educativa tem por objetivo ensinar qualquer conhecimento que possa auxiliar no crescimento do indivíduo como pessoa crítica, incentivando os alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim o desenvolvimento da cognição, da socialização e da criatividade, além de colar o docente na posição de mediador e auxiliador do processo de construção do conhecimento e não um mero transmissor de conteúdos. O objetivo desse trabalho foi conhecer a opinião do docente sobre a contribuição dos jogos didáticos, em especial do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” na consolidação dos conhecimentos de Química, especificamente do conteúdo de Hidrocarbonetos, ministrado no 3º ano do ensino médio. A atividade proposta foi aplicada a um docente responsável pela disciplina de Química em uma Escola de Referência, localizada na cidade de Palmares, e consistiu na utilização de um questionário com o objetivo de conhecer a opinião do docente sobre a metodologia utilizada, qual sua expectativa sobre sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem e o que ele tem a comentar do desempenho dos alunos após a aplicação desta metodologia. A partir do que foi observado no questionário aplicado ao docente, pode-se concluir que o mesmo acredita na importância que as novas metodologias de ensino têm na evolução da construção do conhecimento de seus alunos, fazendo deles cidadãos mais críticos e reflexivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, DOCENTE, NOVAS METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID640_04092017142734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALY ROBERTA DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "NATALY SANTOS" "autor_email" => "natalyroberta19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }