Os jogos são utilizados e estudados pelo homem há muitos séculos, e sua utilização em sala de aula vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Como ferramenta didática, o jogo vem ganhando destaque no ambiente escolar, pois além da função lúdica, que está relacionada diretamente com o prazer, a educativa tem por objetivo ensinar qualquer conhecimento que possa auxiliar no crescimento do indivíduo como pessoa crítica, incentivando os alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim o desenvolvimento da cognição, da socialização e da criatividade, além de colar o docente na posição de mediador e auxiliador do processo de construção do conhecimento e não um mero transmissor de conteúdos. O objetivo desse trabalho foi conhecer a opinião do docente sobre a contribuição dos jogos didáticos, em especial do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” na consolidação dos conhecimentos de Química, especificamente do conteúdo de Hidrocarbonetos, ministrado no 3º ano do ensino médio. A atividade proposta foi aplicada a um docente responsável pela disciplina de Química em uma Escola de Referência, localizada na cidade de Palmares, e consistiu na utilização de um questionário com o objetivo de conhecer a opinião do docente sobre a metodologia utilizada, qual sua expectativa sobre sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem e o que ele tem a comentar do desempenho dos alunos após a aplicação desta metodologia. A partir do que foi observado no questionário aplicado ao docente, pode-se concluir que o mesmo acredita na importância que as novas metodologias de ensino têm na evolução da construção do conhecimento de seus alunos, fazendo deles cidadãos mais críticos e reflexivos.