Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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EDUCAÇÃO, PATERNALISMO E CLIENTELISMO: IDENTIFICANDO O APRENDIZADO DE SALA DE AULA NAS QUESTÕES SOCIOPOLÍTICAS.

Palavra-chaves: PATERNALISMO, CLIENTELISMO, SOCIOLOGIA, DISCIPLINA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O apadrinhamento da população por pessoas de grande força e influência sempre foram comuns no Brasil. Desde o coronelismo, quem tem poder, riqueza ou influência torna-se dono da opinião e ações dos mais necessitados. No contexto contemporâneo o paternalismo e o clientelismo são as formas mais comuns de dominação dos políticos sobre a população. Tendo em vista a atual conjuntura do país este trabalho busca analisar as praticas destas atividades de subordinação, e assim colocar em prática o conteúdo aprendido na matéria de sociologia política. Também buscamos posteriormente analisar a aplicação desta pesquisa diretamente em sala de aula e assim avaliar como ela auxilia a compreensão da disciplina. Para isto realizamos uma entrevista com um vereador do município de São Rafael no estado do Rio Grande do Norte, este se localiza na região do vale do Açu onde o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus Ipanguaçu está localizado, assim embasando a ministração da disciplina com exemplos práticos da região onde vivem os estudantes. A entrevista buscou entender como foi a carreira política do entrevistado, os métodos por ele utilizados para chegar a câmara dos vereadores, como é a relação dele com os eleitores, se ocorre comumente a participação popular no plenário. Além disto, realizamos também a avaliação socioeconômica dos vereadores eleitos para o mandato vigente, e assim também poder caracterizar os vereadores. Desta forma conseguimos aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina e desta forma poder subsidiar a aplicação da mesma nas próximas turmas, ajudando no processo de ensino e aprendizagem.

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