AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36043 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1105 "inscrito_id" => 1773 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012." "resumo" => "A implantação da Educação Ambiental (EA) no ensino de Química como sendo tema gerador ou conteúdo transversal vem crescendo significativamente, em virtude da crise ambiental provocada pelas diversas agressões à natureza, onde a EA está intrinsicamente relacionada com a quebra de paradigmas e mudanças culturais. O papel do Livro didático de Química (LDQ) no processo de construção do conhecimento nas escolas, é de suma importância, pois este ajudar na formação de indivíduos que irão exercer, de forma critica e consciente, sua cidadania ambiental. Diante desta necessidade, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar como os conteúdos de EA vêm sendo abordados nos livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático, no período de 2009 a 2017. A investigação constituiu no levantamento e análise das coleções utilizada na região do Agreste Pernambucano, por escolas da rede pública e privada. A metodologia foi constituída pela análise qualitativa dos conteúdos da EA nas coleções: Química, volume único: ensino médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado; Química na Abordagem do Cotidiano de Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto; Ser protagonista: Química, ensino médio/Obra coletiva concebida. Os resultados das análises apontam que os livros das coleções, de maneira geral, abordam os conteúdos de EA, porem é necessário ressaltar que alguns temas ainda são tratados de forma inadequada e, deixam de relacionar a importância de determinadas ações humanas, o que dificulta a formação do cidadão para uma sociedade consciente de seus atos e das consequências destes para uma boa convivência dos seres vivos com a natureza." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENAL, PNLD, LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1773_08092017231226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE IJAELSON DO NASCIMENTO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "IJAELSON JUNIOR" "autor_email" => "ijaelsonjunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36043 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1105 "inscrito_id" => 1773 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012." "resumo" => "A implantação da Educação Ambiental (EA) no ensino de Química como sendo tema gerador ou conteúdo transversal vem crescendo significativamente, em virtude da crise ambiental provocada pelas diversas agressões à natureza, onde a EA está intrinsicamente relacionada com a quebra de paradigmas e mudanças culturais. O papel do Livro didático de Química (LDQ) no processo de construção do conhecimento nas escolas, é de suma importância, pois este ajudar na formação de indivíduos que irão exercer, de forma critica e consciente, sua cidadania ambiental. Diante desta necessidade, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar como os conteúdos de EA vêm sendo abordados nos livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático, no período de 2009 a 2017. A investigação constituiu no levantamento e análise das coleções utilizada na região do Agreste Pernambucano, por escolas da rede pública e privada. A metodologia foi constituída pela análise qualitativa dos conteúdos da EA nas coleções: Química, volume único: ensino médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado; Química na Abordagem do Cotidiano de Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto; Ser protagonista: Química, ensino médio/Obra coletiva concebida. Os resultados das análises apontam que os livros das coleções, de maneira geral, abordam os conteúdos de EA, porem é necessário ressaltar que alguns temas ainda são tratados de forma inadequada e, deixam de relacionar a importância de determinadas ações humanas, o que dificulta a formação do cidadão para uma sociedade consciente de seus atos e das consequências destes para uma boa convivência dos seres vivos com a natureza." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENAL, PNLD, LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1773_08092017231226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE IJAELSON DO NASCIMENTO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "IJAELSON JUNIOR" "autor_email" => "ijaelsonjunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }