CLÁSSICOS, SIM! POR UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36156 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4897 "inscrito_id" => 9484 "titulo" => "CLÁSSICOS, SIM! POR UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL" "resumo" => "Visando a uma abordagem interdisciplinar que integre, principalmente, as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Filosofia, prioriza-se esta experiência de ensino, a partir de textos de obras clássicas, tentando quebrar com a visão que se tem disseminado atualmente de que os jovens não estão prontos para a inserção dos clássicos dentro da dinâmica estudantil que por eles é vivenciada. O presente trabalho visa trazer a baila a conceituação de várias práticas dos discentes, atrelando-as às propostas e às implementações teóricas e aportes possíveis dentro das vivências dos estudantes escolhidos como amostragem para esta pesquisa. Como diferenciais desta proposta, elencam-se: grande disponibilidade de material virtual e físico dentro das mais diversas instituições de ensino no país; concretude da qualidade da produção científico-cultural que se atrele a essa prática; resultados expressivos na compreensão de mundo e grande versatilidade das propostas de implementação. Quanto às possibilidades adequadas à realidade das vertentes de educação atreladas a esse processo, destacam-se, profundamente, a adequação desta proposta dentro de uma abordagem Freinetiana, adaptada à finalidade dos clássicos e uma Vygotskiana, no sentido de adaptação dos jovens a um extenso quadro social de integração da linguagem. Sobretudo, quando em relação com textos que significam marcos para o processo de adequação da linguagem dentro da abordagem dos clássicos. Esse projeto visa estabelecer marcos de uma educação que não se paute apenas em introduzir temáticas novas, e sim, que traga conceitos de um pertencimento dos saberes em relação aos fundamentos estruturantes da origem dos saberes, com uma abordagem hermenêutica do conhecimento e buscando apresentar a crítica possível ao aporte selecionado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CLÁSSICOS, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9484_17102017132941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL PEREIRA NETO" "autor_nome_curto" => "MIGUEL PEREIRA" "autor_email" => "xenosdeeleia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36156 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4897 "inscrito_id" => 9484 "titulo" => "CLÁSSICOS, SIM! POR UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL" "resumo" => "Visando a uma abordagem interdisciplinar que integre, principalmente, as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Filosofia, prioriza-se esta experiência de ensino, a partir de textos de obras clássicas, tentando quebrar com a visão que se tem disseminado atualmente de que os jovens não estão prontos para a inserção dos clássicos dentro da dinâmica estudantil que por eles é vivenciada. O presente trabalho visa trazer a baila a conceituação de várias práticas dos discentes, atrelando-as às propostas e às implementações teóricas e aportes possíveis dentro das vivências dos estudantes escolhidos como amostragem para esta pesquisa. Como diferenciais desta proposta, elencam-se: grande disponibilidade de material virtual e físico dentro das mais diversas instituições de ensino no país; concretude da qualidade da produção científico-cultural que se atrele a essa prática; resultados expressivos na compreensão de mundo e grande versatilidade das propostas de implementação. Quanto às possibilidades adequadas à realidade das vertentes de educação atreladas a esse processo, destacam-se, profundamente, a adequação desta proposta dentro de uma abordagem Freinetiana, adaptada à finalidade dos clássicos e uma Vygotskiana, no sentido de adaptação dos jovens a um extenso quadro social de integração da linguagem. Sobretudo, quando em relação com textos que significam marcos para o processo de adequação da linguagem dentro da abordagem dos clássicos. Esse projeto visa estabelecer marcos de uma educação que não se paute apenas em introduzir temáticas novas, e sim, que traga conceitos de um pertencimento dos saberes em relação aos fundamentos estruturantes da origem dos saberes, com uma abordagem hermenêutica do conhecimento e buscando apresentar a crítica possível ao aporte selecionado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CLÁSSICOS, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9484_17102017132941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL PEREIRA NETO" "autor_nome_curto" => "MIGUEL PEREIRA" "autor_email" => "xenosdeeleia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }