NETO, Miguel Pereira et al.. Clássicos, sim! por uma educação sustentável. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36156>. Acesso em: 22/12/2024 19:06
Visando a uma abordagem interdisciplinar que integre, principalmente, as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Filosofia, prioriza-se esta experiência de ensino, a partir de textos de obras clássicas, tentando quebrar com a visão que se tem disseminado atualmente de que os jovens não estão prontos para a inserção dos clássicos dentro da dinâmica estudantil que por eles é vivenciada. O presente trabalho visa trazer a baila a conceituação de várias práticas dos discentes, atrelando-as às propostas e às implementações teóricas e aportes possíveis dentro das vivências dos estudantes escolhidos como amostragem para esta pesquisa. Como diferenciais desta proposta, elencam-se: grande disponibilidade de material virtual e físico dentro das mais diversas instituições de ensino no país; concretude da qualidade da produção científico-cultural que se atrele a essa prática; resultados expressivos na compreensão de mundo e grande versatilidade das propostas de implementação. Quanto às possibilidades adequadas à realidade das vertentes de educação atreladas a esse processo, destacam-se, profundamente, a adequação desta proposta dentro de uma abordagem Freinetiana, adaptada à finalidade dos clássicos e uma Vygotskiana, no sentido de adaptação dos jovens a um extenso quadro social de integração da linguagem. Sobretudo, quando em relação com textos que significam marcos para o processo de adequação da linguagem dentro da abordagem dos clássicos. Esse projeto visa estabelecer marcos de uma educação que não se paute apenas em introduzir temáticas novas, e sim, que traga conceitos de um pertencimento dos saberes em relação aos fundamentos estruturantes da origem dos saberes, com uma abordagem hermenêutica do conhecimento e buscando apresentar a crítica possível ao aporte selecionado.