EDUCAÇÃO INFANTIL EM GUINÉ BISSAU E BRASIL: NARRATIVAS, MEMÓRIA E CURRÍCULO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36652 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2530 "inscrito_id" => 8081 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL EM GUINÉ BISSAU E BRASIL: NARRATIVAS, MEMÓRIA E CURRÍCULO." "resumo" => "Situado no campo da história, das narrativas e da memória da educação, o presente texto discute o ingresso de sete crianças de origem africana, nascidas no Brasil, em processo de alfabetização em uma escola situada no bairro Montese, na cidade de Fortaleza-Ce. Objetivamos compreender sua inserção na escola, seu processo de alfabetização na leitura da palavra e nas mudanças de mundo, adaptação ao país e as novas culturas, destacando a importância da memória e das narrativas para a manutenção de sua cultura. A escolha da temática se justifica pela quantidade significativa de alunos que a Escola Municipal Vicente Fialho vem recebendo nos ultimos três anos e as mudanças da proposta curricular no município de Fortaleza, fazendo que as famílias passem a vivenciar e atuar no processo educacional de suas crianças, de forma mais efetiva e significativa para o seu processo de aprendizagem. É de grande relevância o compartilhar de informações e ideias, à medida que buscam investigar aspectos da cultura popular, da vida em comunidade, sublinhando ainda a identidade de um povo, ao atentar para seus costumes, religiosidade e tradições, enfim, nuances que dizem respeito à constituição social da memória que vêm sendo construída desde as crianças até os próprios adultos envolvidos na temática. Por essa razão nos questionamos: A história e a memória das crianças surgem a partir do seu processo de alfabetização? Trajetória de vida dessas famílias e os traços da sua vinda ao Brasil, o que levou as famílias a essa mudança? Análise de textos, desenhos e relatos orais como construção do conhecimento e sua identidade? Para responder aos questionamentos, fizemos uso da literatura especializada na temática, bem como entrevistamos as famílias Africanas, professores, coordenadores da escola supracitada. Concluímos preliminarmente que a adaptaçao e nova forma de vida e novas culturas tem proporcionado as seguintes famílias uma melhora substancial, comparado ao vivido e ao cenário atual de seu país de origem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ÁFRICA, NARRATIVAS, MEMÓRIA, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID8081_12092017172251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA ALENCAR MATOS" "autor_nome_curto" => "KAMILA ALENCAR" "autor_email" => "kamilaalencarmatos@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36652 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2530 "inscrito_id" => 8081 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL EM GUINÉ BISSAU E BRASIL: NARRATIVAS, MEMÓRIA E CURRÍCULO." "resumo" => "Situado no campo da história, das narrativas e da memória da educação, o presente texto discute o ingresso de sete crianças de origem africana, nascidas no Brasil, em processo de alfabetização em uma escola situada no bairro Montese, na cidade de Fortaleza-Ce. Objetivamos compreender sua inserção na escola, seu processo de alfabetização na leitura da palavra e nas mudanças de mundo, adaptação ao país e as novas culturas, destacando a importância da memória e das narrativas para a manutenção de sua cultura. A escolha da temática se justifica pela quantidade significativa de alunos que a Escola Municipal Vicente Fialho vem recebendo nos ultimos três anos e as mudanças da proposta curricular no município de Fortaleza, fazendo que as famílias passem a vivenciar e atuar no processo educacional de suas crianças, de forma mais efetiva e significativa para o seu processo de aprendizagem. É de grande relevância o compartilhar de informações e ideias, à medida que buscam investigar aspectos da cultura popular, da vida em comunidade, sublinhando ainda a identidade de um povo, ao atentar para seus costumes, religiosidade e tradições, enfim, nuances que dizem respeito à constituição social da memória que vêm sendo construída desde as crianças até os próprios adultos envolvidos na temática. Por essa razão nos questionamos: A história e a memória das crianças surgem a partir do seu processo de alfabetização? Trajetória de vida dessas famílias e os traços da sua vinda ao Brasil, o que levou as famílias a essa mudança? Análise de textos, desenhos e relatos orais como construção do conhecimento e sua identidade? Para responder aos questionamentos, fizemos uso da literatura especializada na temática, bem como entrevistamos as famílias Africanas, professores, coordenadores da escola supracitada. Concluímos preliminarmente que a adaptaçao e nova forma de vida e novas culturas tem proporcionado as seguintes famílias uma melhora substancial, comparado ao vivido e ao cenário atual de seu país de origem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ÁFRICA, NARRATIVAS, MEMÓRIA, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID8081_12092017172251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA ALENCAR MATOS" "autor_nome_curto" => "KAMILA ALENCAR" "autor_email" => "kamilaalencarmatos@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }