AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS DE AVALIAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36050 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4670 "inscrito_id" => 4805 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS DE AVALIAR" "resumo" => """ Resumo: O presente artigo discute o conceito de avaliação da aprendizagem sob a ótica dos/as estudantes em processo de formação docente. Para isto, tomou-se como questões iniciais: a compreensão dos estudantes acerca do significado de avaliação da aprendizagem; a percepção desses sujeitos enquanto estudantes e futuros professores; aspectos subjetivos intrínsecos ao processo avaliativo; instrumentos de avaliação e experiências com a avaliação no ensino básico e superior. Metodologicamente, optou-se por revisão de literatura, dentre a qual se destaca os autores Luckesi (2006), Catani (2009), Hoffmann (2003), Sanmartí (2009) e Vasconcellos (2006), e coleta de dados, a partir de questionário semiaberto, aplicado a 23 estudantes do 1º (primeiro) e 6º (sexto) período do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba. Com isso, analisamos a compreensão e possíveis práticas avaliativas dos/as estudantes antes e após cursarem o componente curricular obrigatório avaliação da aprendizagem. Buscou-se, assim, compreender como os/as futuros/as profissionais da Educação compreendem a práxis de avaliar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, propõe-se uma reflexão-crítica sobre o significado da avaliação, sua subjetividade e aspecto formador, opondo-se ao seu uso como instrumento de controle e punição.\r\n \r\n Palavras-chave: , , Pedagogia. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID4805_16102017232447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "AFONSO" "autor_email" => "afonsoblj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36050 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4670 "inscrito_id" => 4805 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS DE AVALIAR" "resumo" => """ Resumo: O presente artigo discute o conceito de avaliação da aprendizagem sob a ótica dos/as estudantes em processo de formação docente. Para isto, tomou-se como questões iniciais: a compreensão dos estudantes acerca do significado de avaliação da aprendizagem; a percepção desses sujeitos enquanto estudantes e futuros professores; aspectos subjetivos intrínsecos ao processo avaliativo; instrumentos de avaliação e experiências com a avaliação no ensino básico e superior. Metodologicamente, optou-se por revisão de literatura, dentre a qual se destaca os autores Luckesi (2006), Catani (2009), Hoffmann (2003), Sanmartí (2009) e Vasconcellos (2006), e coleta de dados, a partir de questionário semiaberto, aplicado a 23 estudantes do 1º (primeiro) e 6º (sexto) período do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba. Com isso, analisamos a compreensão e possíveis práticas avaliativas dos/as estudantes antes e após cursarem o componente curricular obrigatório avaliação da aprendizagem. Buscou-se, assim, compreender como os/as futuros/as profissionais da Educação compreendem a práxis de avaliar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, propõe-se uma reflexão-crítica sobre o significado da avaliação, sua subjetividade e aspecto formador, opondo-se ao seu uso como instrumento de controle e punição.\r\n \r\n Palavras-chave: , , Pedagogia. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID4805_16102017232447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "AFONSO" "autor_email" => "afonsoblj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }