Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS DE AVALIAR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      Resumo: O presente artigo discute o conceito de avaliação da aprendizagem sob a ótica dos/as estudantes em processo de formação docente. Para isto, tomou-se como questões iniciais: a compreensão dos estudantes acerca do significado de avaliação da aprendizagem; a percepção desses sujeitos enquanto estudantes e futuros professores; aspectos subjetivos intrínsecos ao processo avaliativo; instrumentos de avaliação e experiências com a avaliação no ensino básico e superior. Metodologicamente, optou-se por revisão de literatura, dentre a qual se destaca os autores Luckesi (2006), Catani (2009), Hoffmann (2003), Sanmartí (2009) e Vasconcellos (2006), e coleta de dados, a partir de questionário semiaberto, aplicado a 23 estudantes do 1º (primeiro) e 6º (sexto) período do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba. Com isso, analisamos a compreensão e possíveis práticas avaliativas dos/as estudantes antes e após cursarem o componente curricular obrigatório avaliação da aprendizagem. Buscou-se, assim, compreender como os/as futuros/as profissionais da Educação compreendem a práxis de avaliar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, propõe-se uma reflexão-crítica sobre o significado da avaliação, sua subjetividade e aspecto formador, opondo-se ao seu uso como instrumento de controle e punição.\r\n
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente artigo discute o conceito de avaliação da aprendizagem sob a ótica dos/as estudantes em processo de formação docente. Para isto, tomou-se como questões iniciais: a compreensão dos estudantes acerca do significado de avaliação da aprendizagem; a percepção desses sujeitos enquanto estudantes e futuros professores; aspectos subjetivos intrínsecos ao processo avaliativo; instrumentos de avaliação e experiências com a avaliação no ensino básico e superior. Metodologicamente, optou-se por revisão de literatura, dentre a qual se destaca os autores Luckesi (2006), Catani (2009), Hoffmann (2003), Sanmartí (2009) e Vasconcellos (2006), e coleta de dados, a partir de questionário semiaberto, aplicado a 23 estudantes do 1º (primeiro) e 6º (sexto) período do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba. Com isso, analisamos a compreensão e possíveis práticas avaliativas dos/as estudantes antes e após cursarem o componente curricular obrigatório avaliação da aprendizagem. Buscou-se, assim, compreender como os/as futuros/as profissionais da Educação compreendem a práxis de avaliar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, propõe-se uma reflexão-crítica sobre o significado da avaliação, sua subjetividade e aspecto formador, opondo-se ao seu uso como instrumento de controle e punição. Palavras-chave: , , Pedagogia.

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