Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA DE TERROR/HORROR: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR

Palavra-chaves: ENSINO, LITERATURA, HORROR, TERROR, TERROR Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37365
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1899
    "inscrito_id" => 1821
    "titulo" => "LITERATURA DE TERROR/HORROR: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe expor as contribuições que a literatura de terror/horror pode oferecer para os leitores em formação, sobretudo aqueles que estão descobrindo o mundo literário, como os alunos do ensino básico, entre o Fundamental II e o Ensino Médio. Tendo em vista a visível dificuldade de tornar a leitura atrativa para esse público, é importante o estudo de temas e modos literários que permitam maior recepção por parte desse público mais jovem. Usamos como aporte teórico para a construção desse trabalho, autores como: Cosson (2006), Gens (2012), Paes (1990), e outros. Com o intuito de discutir algumas obras de vertentes do terror/horror para jovens, o trabalho dará ênfase ao autor R.L.Stine, que produziu diversas obras literárias e de artes visuais – bem como séries televisivas e filmes. Para este trabalho foram escolhidos: Um dia no parque de terror, pertencente à série Goosebumps e o filme Goosebumps: Monstros e arrepios - ambas produzidas e dirigida por Stine. Os gêneros e modos literários se expandiram, não apenas em seus aspectos caracterizadores, mas em obras direcionados para diversos os públicos. O terror/horror, o fantástico, suspense, hoje não servem apenas para dar medo, mas como forma de conhecimento, por isso a escolha dos gêneros como uma boa sugestão. A metodologia da pesquisa é qualitativa, seguindo o método bibliográfica e dá-se através da apresentação dos gêneros terror e horror, como descrição e inserção da literatura infantil e juvenil. A preparação de uma sequência didática, pensando no material literário e não literário selecionado, para assim chegar a análise das produções é uma possível solução para os problemas de ensino de Literatura. Este estudo abre possibilidades de como ela pode ser trabalhada em sala de aula, uma vez que se trata de um elemento primordial para educação e formação do indivíduo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, HORROR, TERROR, TERROR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1821_11092017144114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE LEITÃO CAVALCANTI TEIXEIRA "
    "autor_nome_curto" => "ALINE CAVALCANT"
    "autor_email" => "lyne521@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37365
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1899
    "inscrito_id" => 1821
    "titulo" => "LITERATURA DE TERROR/HORROR: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe expor as contribuições que a literatura de terror/horror pode oferecer para os leitores em formação, sobretudo aqueles que estão descobrindo o mundo literário, como os alunos do ensino básico, entre o Fundamental II e o Ensino Médio. Tendo em vista a visível dificuldade de tornar a leitura atrativa para esse público, é importante o estudo de temas e modos literários que permitam maior recepção por parte desse público mais jovem. Usamos como aporte teórico para a construção desse trabalho, autores como: Cosson (2006), Gens (2012), Paes (1990), e outros. Com o intuito de discutir algumas obras de vertentes do terror/horror para jovens, o trabalho dará ênfase ao autor R.L.Stine, que produziu diversas obras literárias e de artes visuais – bem como séries televisivas e filmes. Para este trabalho foram escolhidos: Um dia no parque de terror, pertencente à série Goosebumps e o filme Goosebumps: Monstros e arrepios - ambas produzidas e dirigida por Stine. Os gêneros e modos literários se expandiram, não apenas em seus aspectos caracterizadores, mas em obras direcionados para diversos os públicos. O terror/horror, o fantástico, suspense, hoje não servem apenas para dar medo, mas como forma de conhecimento, por isso a escolha dos gêneros como uma boa sugestão. A metodologia da pesquisa é qualitativa, seguindo o método bibliográfica e dá-se através da apresentação dos gêneros terror e horror, como descrição e inserção da literatura infantil e juvenil. A preparação de uma sequência didática, pensando no material literário e não literário selecionado, para assim chegar a análise das produções é uma possível solução para os problemas de ensino de Literatura. Este estudo abre possibilidades de como ela pode ser trabalhada em sala de aula, uma vez que se trata de um elemento primordial para educação e formação do indivíduo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, HORROR, TERROR, TERROR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1821_11092017144114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE LEITÃO CAVALCANTI TEIXEIRA "
    "autor_nome_curto" => "ALINE CAVALCANT"
    "autor_email" => "lyne521@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho propõe expor as contribuições que a literatura de terror/horror pode oferecer para os leitores em formação, sobretudo aqueles que estão descobrindo o mundo literário, como os alunos do ensino básico, entre o Fundamental II e o Ensino Médio. Tendo em vista a visível dificuldade de tornar a leitura atrativa para esse público, é importante o estudo de temas e modos literários que permitam maior recepção por parte desse público mais jovem. Usamos como aporte teórico para a construção desse trabalho, autores como: Cosson (2006), Gens (2012), Paes (1990), e outros. Com o intuito de discutir algumas obras de vertentes do terror/horror para jovens, o trabalho dará ênfase ao autor R.L.Stine, que produziu diversas obras literárias e de artes visuais – bem como séries televisivas e filmes. Para este trabalho foram escolhidos: Um dia no parque de terror, pertencente à série Goosebumps e o filme Goosebumps: Monstros e arrepios - ambas produzidas e dirigida por Stine. Os gêneros e modos literários se expandiram, não apenas em seus aspectos caracterizadores, mas em obras direcionados para diversos os públicos. O terror/horror, o fantástico, suspense, hoje não servem apenas para dar medo, mas como forma de conhecimento, por isso a escolha dos gêneros como uma boa sugestão. A metodologia da pesquisa é qualitativa, seguindo o método bibliográfica e dá-se através da apresentação dos gêneros terror e horror, como descrição e inserção da literatura infantil e juvenil. A preparação de uma sequência didática, pensando no material literário e não literário selecionado, para assim chegar a análise das produções é uma possível solução para os problemas de ensino de Literatura. Este estudo abre possibilidades de como ela pode ser trabalhada em sala de aula, uma vez que se trata de um elemento primordial para educação e formação do indivíduo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.