O PONTO FINAL NAS PRODUÇÕES ESCRITAS: NORMA OU ESTILO?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37875 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1229 "inscrito_id" => 4961 "titulo" => "O PONTO FINAL NAS PRODUÇÕES ESCRITAS: NORMA OU ESTILO?" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as práticas de escrita em sala de aula, fazendo uma análise do uso do ponto final nas produções dos alunos e os efeitos de sentido decorrentes desse uso. Para tanto, será utilizado o gênero crônica literária, cujas estratégias e peculiaridades de seu caráter discursivo funcionam como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Identificar o uso do ponto como operador enunciativo de produção de sentido é uma forma de trabalhar o estilo individual, a partir de um recurso léxico-gramatical, permitindo a análise das especificidades da língua. É possível inserir o gênero textual crônica literária no ambiente escolar. Enquanto ferramenta educacional, serve para desenvolver no educando habilidades como práticas de leitura oral e escrita realizadas de maneira autônoma e, concomitantemente, perceber que o ponto final, embora seja regido pela norma, também opera como recurso estilístico, refratando sua natureza semiótica, na esfera discursiva analisada. A crônica é um gênero textual que está ligado à vivência do aluno e também possui uma linguagem simples que aproxima este das práticas de leitura e escrita no universo escolar de forma leve, prazerosa e espontânea, isto é, um objeto da vida concreta, que pode ser analisado a partir de um plano linguístico ou como fenômeno sociodiscursivo. Assim, para trabalhar o ponto como produtor de sentido, faz-se necessário entender que tal sinal auxilia o leitor na busca do significado, das intenções e dos objetivos do texto e de cada uma de suas partes. Para a construção deste artigo, optou-se pela leitura e análise de textos teóricos que trabalham com tipologia e gêneros textuais/discursivos, estratégias de leitura, usos e funções da pontuação a exemplo de Bakhtin (2000 e 2009); Marcuschi (2008); Koch (2008); Dahlet (2006), entre outros. Trata-se do recorte de uma pesquisa-ação, quanti-qualitativa, de cunho descritivo/ interpretativista, que compõe o projeto de intervenção da autora, do Mestrado Profletras, de Guarabira-PB. Os resultados indicam que o ensino de língua exige práticas de interação correspondentes com a real substância da linguagem, uma vez que os alunos apresentam dificuldades para atividades reflexivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DISCURSO, PRÁTICAS DE ESCRITA, PONTUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4961_09092017191511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANICE GUEDES AQUINO" "autor_nome_curto" => "EVANICE" "autor_email" => "professoraevanice@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37875 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1229 "inscrito_id" => 4961 "titulo" => "O PONTO FINAL NAS PRODUÇÕES ESCRITAS: NORMA OU ESTILO?" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as práticas de escrita em sala de aula, fazendo uma análise do uso do ponto final nas produções dos alunos e os efeitos de sentido decorrentes desse uso. Para tanto, será utilizado o gênero crônica literária, cujas estratégias e peculiaridades de seu caráter discursivo funcionam como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Identificar o uso do ponto como operador enunciativo de produção de sentido é uma forma de trabalhar o estilo individual, a partir de um recurso léxico-gramatical, permitindo a análise das especificidades da língua. É possível inserir o gênero textual crônica literária no ambiente escolar. Enquanto ferramenta educacional, serve para desenvolver no educando habilidades como práticas de leitura oral e escrita realizadas de maneira autônoma e, concomitantemente, perceber que o ponto final, embora seja regido pela norma, também opera como recurso estilístico, refratando sua natureza semiótica, na esfera discursiva analisada. A crônica é um gênero textual que está ligado à vivência do aluno e também possui uma linguagem simples que aproxima este das práticas de leitura e escrita no universo escolar de forma leve, prazerosa e espontânea, isto é, um objeto da vida concreta, que pode ser analisado a partir de um plano linguístico ou como fenômeno sociodiscursivo. Assim, para trabalhar o ponto como produtor de sentido, faz-se necessário entender que tal sinal auxilia o leitor na busca do significado, das intenções e dos objetivos do texto e de cada uma de suas partes. Para a construção deste artigo, optou-se pela leitura e análise de textos teóricos que trabalham com tipologia e gêneros textuais/discursivos, estratégias de leitura, usos e funções da pontuação a exemplo de Bakhtin (2000 e 2009); Marcuschi (2008); Koch (2008); Dahlet (2006), entre outros. Trata-se do recorte de uma pesquisa-ação, quanti-qualitativa, de cunho descritivo/ interpretativista, que compõe o projeto de intervenção da autora, do Mestrado Profletras, de Guarabira-PB. Os resultados indicam que o ensino de língua exige práticas de interação correspondentes com a real substância da linguagem, uma vez que os alunos apresentam dificuldades para atividades reflexivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DISCURSO, PRÁTICAS DE ESCRITA, PONTUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4961_09092017191511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANICE GUEDES AQUINO" "autor_nome_curto" => "EVANICE" "autor_email" => "professoraevanice@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }