Trabalho realizado pela estudante do Instituto Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, do curso de Licenciatura em química, que por meio de vivência com estudantes do ensino médio, é observado a carência de aulas experimentais, assim afastando os estudantes de praticas, onde essas podem aproximar os estudantes, e mesmo muitos docentes reconhecerem a grande importância das atividade experimental no ensino da química para a formação científica, ela continua sendo apresentada, de uma maneira totalmente tradicional, por intermédio de fórmulas, definições e exercícios padronizados, sem ser correlacionada com a teoria. A experimentação em si, quando é trabalhada com a teoria pode facilitar o aprendizado dos conceitos, despertar o interesse e suscitar uma atitude indagadora por parte dos estudantes, onde se acaba ficando muito claro que os professores de química não conseguem criar uma ponte entre a pratica com a teoria, devido a falta de estruturas dos laboratórios, ou até mesmo os próprios professores não tem o domínio de manusear vidrarias, tendo em vista essas dificuldades no ensino da química, esse trabalho tem como principal objetivo de identificar as demais contribuições das utilizações de TICs no ensino da química, assim identificando os principais motivos da falta de experimentação no ensino médio, inclusive de escolas públicas, onde a cada dia que se passa se torna visível o avanço das tecnologias isso envolvendo programas e entre outros avanços, onde a cada dia que passa se torna mais possível quebrar essa barreira, pois sabemos que todos esses avanços no nosso cotidiano se torna de mais fácil acesso para os professores fazerem essa ponte entre teoria e prática nas aulas de química.