CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E HIPÓTESES DE ESCRITA: UM ESTUDO PILOTO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36239 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1943 "inscrito_id" => 6402 "titulo" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E HIPÓTESES DE ESCRITA: UM ESTUDO PILOTO" "resumo" => """ Resumo: A consciência fonológica tem despertado o interesse de inúmeros estudos que buscam, sobretudo investigar a interferência dessa habilidade no desempenho ulterior em leitura e escrita. O desenvolvimento das capacidades fonológicas ao longo do processo evolutivo da criança em contato com o código escrito pode ser observado a partir das representações infantis sobre a escrita. Diante dessas considerações, este estudo teve por objetivo descrever o desempenho em consciência fonológica com relação às hipóteses de escrita em crianças de primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de João Pessoa – Paraíba. Para avaliação da consciência fonológica foi utilizado o teste Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial - Confias. Na avaliação da hipótese de escrita, solicitou- se a escrita de palavras e frases, caracterizando-as com base na classificação proposta por Ferreiro e Teberosky - pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. Os resultados revelaram desempenho médio abaixo do esperado em relação à hipótese de escrita dos estudantes avaliados e que a habilidade silábica desenvolve-se mais rápido do que a habilidade fonêmica. Houve diferença estatisticamente significativa nas habilidades de consciência fonológica entre as crianças de primeiro, segundo e terceiro ano, sugerindo que a exposição gradual e formal a escrita evoca conhecimentos da escrita alfabética e favorece o desempenho em habilidades fonológicas. Assim, tendo em vista que a consciência fonológica é apontada na literatura como habilidade favorável a aprendizagem da leitura e da escrita, observa-se a necessidade do currículo escolar contemplar a exposição formal a esta competência. O desenvolvimento desta habilidade preditora de competência leitora só será viável mediante o desenvolvimento contínuo, assistido e sistemático de atividades de promoção da consciência fonológica.\r\n Palavras-chave: Consciência Fonológica. Hipóteses de Escrita. Leitura. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, HIPÓTESES DE ESCRITA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6402_11092017152215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA DE LIRA ALMEIDA DANTAS" "autor_nome_curto" => "JACIARA DANTAS" "autor_email" => "jaciaraadantas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36239 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1943 "inscrito_id" => 6402 "titulo" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E HIPÓTESES DE ESCRITA: UM ESTUDO PILOTO" "resumo" => """ Resumo: A consciência fonológica tem despertado o interesse de inúmeros estudos que buscam, sobretudo investigar a interferência dessa habilidade no desempenho ulterior em leitura e escrita. O desenvolvimento das capacidades fonológicas ao longo do processo evolutivo da criança em contato com o código escrito pode ser observado a partir das representações infantis sobre a escrita. Diante dessas considerações, este estudo teve por objetivo descrever o desempenho em consciência fonológica com relação às hipóteses de escrita em crianças de primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de João Pessoa – Paraíba. Para avaliação da consciência fonológica foi utilizado o teste Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial - Confias. Na avaliação da hipótese de escrita, solicitou- se a escrita de palavras e frases, caracterizando-as com base na classificação proposta por Ferreiro e Teberosky - pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. Os resultados revelaram desempenho médio abaixo do esperado em relação à hipótese de escrita dos estudantes avaliados e que a habilidade silábica desenvolve-se mais rápido do que a habilidade fonêmica. Houve diferença estatisticamente significativa nas habilidades de consciência fonológica entre as crianças de primeiro, segundo e terceiro ano, sugerindo que a exposição gradual e formal a escrita evoca conhecimentos da escrita alfabética e favorece o desempenho em habilidades fonológicas. Assim, tendo em vista que a consciência fonológica é apontada na literatura como habilidade favorável a aprendizagem da leitura e da escrita, observa-se a necessidade do currículo escolar contemplar a exposição formal a esta competência. O desenvolvimento desta habilidade preditora de competência leitora só será viável mediante o desenvolvimento contínuo, assistido e sistemático de atividades de promoção da consciência fonológica.\r\n Palavras-chave: Consciência Fonológica. Hipóteses de Escrita. Leitura. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, HIPÓTESES DE ESCRITA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6402_11092017152215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA DE LIRA ALMEIDA DANTAS" "autor_nome_curto" => "JACIARA DANTAS" "autor_email" => "jaciaraadantas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }