As transformações da sociedade têm conduzido à necessidade por reflexões e mudanças na educação. O processo de alfabetização de crianças demanda o desenvolvimento de muitas habilidades e o uso de seus recursos sensoriais, motores e cognitivos. Crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ser plenamente inseridos nas escolas regulares. No caso de crianças surdas ou com algum nível importante de deficiência auditiva, a alfabetização deve ser promovida de acordo com suas características, levando-se em consideração as necessidades que lhes são próprias. A alfabetização bilíngue – LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Língua Portuguesa – deve ser uma realidade. Contudo, desde cedo e ao longo da vida, a criança surda se depara com um mundo em que a oralidade está presente, podendo lhe impor dificuldades, inclusive no processo de alfabetização. Nesse sentido, decorre a necessidade de também desenvolver a capacidade da leitura labial como meio adicional de apreender. A esse fim, esse trabalho tem como objetivo a elaboração de uma ferramenta tecnológica para auxiliar no processo de alfabetização de surdos ou deficientes auditivos por meio do desenvolvimento do protagonismo estudantil. Para tanto, alunas do ensino fundamental II foram selecionadas para a produção de conteúdos de um site estruturado ao auxílio da alfabetização de crianças surdas ou com grau importante de deficiência auditiva por meio da leitura labial. O processo de elaboração dessa ferramenta virtual contou com a observação de aulas para crianças em alfabetização no ensino fundamental I e a análise dos conteúdos de livros didáticos de língua portuguesa dessa fase da educação a fim de selecionar o repertório de palavras e expressões mais relevantes. Gravações em vídeos da movimentação labial de cada termo, acompanhadas das imagens correlatas, as respectivas legendas em língua portuguesa e estrangeira, bem como em LIBRAS, acionados em ícones próprios, compõem a ferramenta tecnológica, elaborada como recurso didático. No processo de construção desse recurso, foram observados muitos ganhos aos envolvidos no projeto, sejam pelas competências desenvolvidas, inclusive aquelas de ordem socioemocionais, sejam pelas vivências de protagonismo, de cooperação e de pesquisa científica, inspirando cada um na busca de continuidade por aprendizagens significativas e de avanços para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.