EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA - PE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36644 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2421 "inscrito_id" => 810 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA - PE" "resumo" => "O presente estudo tem como tema central a educação inclusiva, discutindo brevemente algumas de suas premissas, limites e possibilidades pedagógicas, temdo em vista que a questão da inclusão educacional de pessoas com deficiência ainda é muito incipiente no Brasil, tornando-se assim um processo que precisa ser continuamente revisto. Nesse sentido, buscou-se compreender como profissionais da educação básica do município de Nazaré da Mata, Pernambuco, percebem a educação inclusiva no seu contexto, destacando os desafios e possibilidades deste processo. Para tanto, foram entrevistados cinco profissionais de uma escola de ensino Fundamental I do referido município, por meio de um roteiro semi-estruturado e os dados foram, após a sua transcrição, analisados à luz da Análise de Conteúdo Temático. Deste processo, emergiram três categorias de análise, a saber: a inclusão e a formação docente; a inclusão e as condições para sua implantação; e por fim, a inclusão e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os principais desafios apontados para a realização da inclusão referiram-se à falta de formação especializada por parte dos professores, bem como a fata de materiais e estrutura adequada para a realização de atividades junto aos alunos com deficiência inseridos nas classes regulares. Ademais, foi ressaltada a importância do trabalho realizado nas salas de AEE para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Diante do exposto, percebe-se que apesar do país possuir um conjunto de leis, resoluções e planos de metas voltados à garantia da educação inclusiva como direito, ainda existem muitas barreiras à sua efetivação. Faz-se necessário um processo de capacitação continuo aos profissionais da educação, envolvendo a formação teórica, metodológica e prática acerca das diferentes deficiências, bem como garantia de estrutura física e pedagogica para a realização das atividades necessárias para atender às demandas dos alunos com deficiência. Ademais, é fundamental que se trabalhe a mudança de atitude frente às diferenças, entre todos os atores do contexto educacional para que a efetivação plena da Educação inclusiva ocorra, garantindo aos "diferentes" que sejam reconduzidos ao lugar de saber do qual foram excluídos, seja na escola ou fora dela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID810_11092017225153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANIA MAGDA DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SILVANIA ALMEIDA" "autor_email" => "silvania_almeida2017@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36644 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2421 "inscrito_id" => 810 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA - PE" "resumo" => "O presente estudo tem como tema central a educação inclusiva, discutindo brevemente algumas de suas premissas, limites e possibilidades pedagógicas, temdo em vista que a questão da inclusão educacional de pessoas com deficiência ainda é muito incipiente no Brasil, tornando-se assim um processo que precisa ser continuamente revisto. Nesse sentido, buscou-se compreender como profissionais da educação básica do município de Nazaré da Mata, Pernambuco, percebem a educação inclusiva no seu contexto, destacando os desafios e possibilidades deste processo. Para tanto, foram entrevistados cinco profissionais de uma escola de ensino Fundamental I do referido município, por meio de um roteiro semi-estruturado e os dados foram, após a sua transcrição, analisados à luz da Análise de Conteúdo Temático. Deste processo, emergiram três categorias de análise, a saber: a inclusão e a formação docente; a inclusão e as condições para sua implantação; e por fim, a inclusão e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os principais desafios apontados para a realização da inclusão referiram-se à falta de formação especializada por parte dos professores, bem como a fata de materiais e estrutura adequada para a realização de atividades junto aos alunos com deficiência inseridos nas classes regulares. Ademais, foi ressaltada a importância do trabalho realizado nas salas de AEE para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Diante do exposto, percebe-se que apesar do país possuir um conjunto de leis, resoluções e planos de metas voltados à garantia da educação inclusiva como direito, ainda existem muitas barreiras à sua efetivação. Faz-se necessário um processo de capacitação continuo aos profissionais da educação, envolvendo a formação teórica, metodológica e prática acerca das diferentes deficiências, bem como garantia de estrutura física e pedagogica para a realização das atividades necessárias para atender às demandas dos alunos com deficiência. Ademais, é fundamental que se trabalhe a mudança de atitude frente às diferenças, entre todos os atores do contexto educacional para que a efetivação plena da Educação inclusiva ocorra, garantindo aos "diferentes" que sejam reconduzidos ao lugar de saber do qual foram excluídos, seja na escola ou fora dela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID810_11092017225153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANIA MAGDA DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SILVANIA ALMEIDA" "autor_email" => "silvania_almeida2017@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }