Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA - PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36644
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2421
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA - PE"
    "resumo" => "O presente estudo tem como tema central a educação inclusiva, discutindo brevemente algumas de suas premissas, limites e possibilidades pedagógicas, temdo em vista que a questão da inclusão educacional de pessoas com deficiência ainda é muito incipiente no Brasil, tornando-se assim um processo que precisa ser continuamente revisto. Nesse sentido, buscou-se compreender como profissionais da educação básica do município de Nazaré da Mata, Pernambuco, percebem a educação inclusiva no seu contexto, destacando os desafios e possibilidades deste processo. Para tanto, foram entrevistados cinco profissionais de uma escola de ensino Fundamental I do referido município, por meio de um roteiro semi-estruturado e os dados foram, após a sua transcrição, analisados à luz da Análise de Conteúdo Temático. Deste processo, emergiram três categorias de análise, a saber: a inclusão e a formação docente; a inclusão e as condições para sua implantação; e por fim, a inclusão e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os principais desafios apontados para a realização da inclusão referiram-se à falta de formação especializada por parte dos professores, bem como a fata de materiais e estrutura adequada para a realização de atividades junto aos alunos com deficiência inseridos nas classes regulares. Ademais, foi ressaltada a importância do trabalho realizado nas salas de AEE para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Diante do exposto, percebe-se que apesar do país possuir um conjunto de leis, resoluções e planos de metas voltados à garantia da educação inclusiva como direito, ainda existem muitas barreiras à sua efetivação. Faz-se necessário um processo de capacitação continuo aos profissionais da educação, envolvendo a formação teórica, metodológica e prática acerca das diferentes deficiências, bem como garantia de estrutura física e pedagogica para a realização das atividades necessárias para atender às demandas dos alunos com deficiência. Ademais, é fundamental que se trabalhe a mudança de atitude frente às diferenças, entre todos os atores do contexto educacional para que a efetivação plena da Educação inclusiva ocorra, garantindo aos "diferentes" que sejam reconduzidos ao lugar de saber do qual foram excluídos, seja na escola ou fora dela."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID810_11092017225153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANIA MAGDA DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "SILVANIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "silvania_almeida2017@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36644
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2421
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA - PE"
    "resumo" => "O presente estudo tem como tema central a educação inclusiva, discutindo brevemente algumas de suas premissas, limites e possibilidades pedagógicas, temdo em vista que a questão da inclusão educacional de pessoas com deficiência ainda é muito incipiente no Brasil, tornando-se assim um processo que precisa ser continuamente revisto. Nesse sentido, buscou-se compreender como profissionais da educação básica do município de Nazaré da Mata, Pernambuco, percebem a educação inclusiva no seu contexto, destacando os desafios e possibilidades deste processo. Para tanto, foram entrevistados cinco profissionais de uma escola de ensino Fundamental I do referido município, por meio de um roteiro semi-estruturado e os dados foram, após a sua transcrição, analisados à luz da Análise de Conteúdo Temático. Deste processo, emergiram três categorias de análise, a saber: a inclusão e a formação docente; a inclusão e as condições para sua implantação; e por fim, a inclusão e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os principais desafios apontados para a realização da inclusão referiram-se à falta de formação especializada por parte dos professores, bem como a fata de materiais e estrutura adequada para a realização de atividades junto aos alunos com deficiência inseridos nas classes regulares. Ademais, foi ressaltada a importância do trabalho realizado nas salas de AEE para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Diante do exposto, percebe-se que apesar do país possuir um conjunto de leis, resoluções e planos de metas voltados à garantia da educação inclusiva como direito, ainda existem muitas barreiras à sua efetivação. Faz-se necessário um processo de capacitação continuo aos profissionais da educação, envolvendo a formação teórica, metodológica e prática acerca das diferentes deficiências, bem como garantia de estrutura física e pedagogica para a realização das atividades necessárias para atender às demandas dos alunos com deficiência. Ademais, é fundamental que se trabalhe a mudança de atitude frente às diferenças, entre todos os atores do contexto educacional para que a efetivação plena da Educação inclusiva ocorra, garantindo aos "diferentes" que sejam reconduzidos ao lugar de saber do qual foram excluídos, seja na escola ou fora dela."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID810_11092017225153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANIA MAGDA DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "SILVANIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "silvania_almeida2017@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo tem como tema central a educação inclusiva, discutindo brevemente algumas de suas premissas, limites e possibilidades pedagógicas, temdo em vista que a questão da inclusão educacional de pessoas com deficiência ainda é muito incipiente no Brasil, tornando-se assim um processo que precisa ser continuamente revisto. Nesse sentido, buscou-se compreender como profissionais da educação básica do município de Nazaré da Mata, Pernambuco, percebem a educação inclusiva no seu contexto, destacando os desafios e possibilidades deste processo. Para tanto, foram entrevistados cinco profissionais de uma escola de ensino Fundamental I do referido município, por meio de um roteiro semi-estruturado e os dados foram, após a sua transcrição, analisados à luz da Análise de Conteúdo Temático. Deste processo, emergiram três categorias de análise, a saber: a inclusão e a formação docente; a inclusão e as condições para sua implantação; e por fim, a inclusão e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os principais desafios apontados para a realização da inclusão referiram-se à falta de formação especializada por parte dos professores, bem como a fata de materiais e estrutura adequada para a realização de atividades junto aos alunos com deficiência inseridos nas classes regulares. Ademais, foi ressaltada a importância do trabalho realizado nas salas de AEE para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Diante do exposto, percebe-se que apesar do país possuir um conjunto de leis, resoluções e planos de metas voltados à garantia da educação inclusiva como direito, ainda existem muitas barreiras à sua efetivação. Faz-se necessário um processo de capacitação continuo aos profissionais da educação, envolvendo a formação teórica, metodológica e prática acerca das diferentes deficiências, bem como garantia de estrutura física e pedagogica para a realização das atividades necessárias para atender às demandas dos alunos com deficiência. Ademais, é fundamental que se trabalhe a mudança de atitude frente às diferenças, entre todos os atores do contexto educacional para que a efetivação plena da Educação inclusiva ocorra, garantindo aos "diferentes" que sejam reconduzidos ao lugar de saber do qual foram excluídos, seja na escola ou fora dela.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.