Este trabalho consiste em um relato de experiência em que buscamos apresentar as potencialidades da observação no estágio supervisionado em ensino de ciências, bem como as contribuições do estágio na formação inicial do professor, a partir das reflexões desenvolvidas ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências I, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia. A experiência de estágio se deu na Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA), no município de Valente-Bahia, durante o V Circuito de Ciência, Cultura e Tecnologia (CCT), evento que integra um projeto de extensão da universidade junto à Escola Família Agrícola de Valente. A observação empregada foi do tipo aberta e participativa, para tanto pesquisamos e analisamos trabalhos relacionados à temática para ter a base teórica necessária à realização dessa proposta, visto que a noção de observação que temos muitas vezes repousa sobre o senso comum e não percebemos a relevância dessa ação, que apresenta grande valor em diversos tipos de pesquisas e estudos. O estágio promoveu um meio para reflexão sobre os aspectos educacionais ligados a instituição, ao mesmo tempo em que permitiu compor novos significados ao ato de observar. Além disso, também foi possível desenvolver atividades no contexto do CCT, que nos permitiram uma maior interação com a comunidade escolar. Foi ministrada uma oficina intitulada “Lixo de ontem e de hoje”, pensada para articular a proposta do evento, “CCT na Máquina do tempo”, com questões ambientais, e aspectos econômicos, sociais e históricos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. A partir do estágio supervisionado, e da nossa observação, tivemos a oportunidade de conhecer um ambiente escolar diferenciado do tipo o qual estávamos acostumados, levando-nos a refletir sobre os aspectos educacionais compreendendo o significado e a importância da observação, e foi através dessa vivência que percebemos a necessidade de entender a escola e seus aspectos, culturais, econômicos, e sociais, algo que de fato tornou-se significativo nesta fase do nosso processo formativo.