O PEDAGOGO E A FORMAÇÃO DO PARFOR: A PRÁXIS NO
ENSINO DE HISTÓRIA NO INTERIOR DA BAHIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37850 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3956 "inscrito_id" => 9215 "titulo" => """ O PEDAGOGO E A FORMAÇÃO DO PARFOR: A PRÁXIS NO\r\n ENSINO DE HISTÓRIA NO INTERIOR DA BAHIA """ "resumo" => """ O artigo discute os impactos do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de\r\n Professores da Educação Básica- PARFOR/UNEB – na adoção de novas posturas e metodologias, no\r\n ensino história, admitidas pelos pedagogos, da rede municipal de ensino de Alagoinhas- BA. O\r\n interesse pela pesquisa está diretamente relacionado a minha experiência como docente/ formadora\r\n desses professores. Ministrando os componentes curriculares Ensino de História I e II e Oficinas de\r\n ensino na área específica, no município, ficou evidente o desconhecimento sobre conceitos históricos e\r\n a importância dessa área de conhecimento enquanto disciplina escolar. Os depoimentos dos\r\n professores/estudantes, sujeitos da pesquisa, durante as aulas, em relação aos desafios para ensinar\r\n História; a aversão dos estudantes à disciplina; as dificuldades dos pedagogos para se apropriarem de\r\n conceitos próprios das ciências humanas e entender as relações sociais; as dificuldade para selecionar\r\n e organizar os conteúdos, assim como, a questão das experiências vividas pela humanidade no tempo -\r\n espaço nos levou às seguintes questões: como esses professores/pedagogos entendem e ensinam\r\n História? Em que medida a Formação inicial auxiliou a práxis desses profissionais ao que tange ao\r\n processo de ensino-aprendizagem de História? Ocorreu realmente o desenvolvimento de um\r\n conhecimento histórico escolar? As informações socializadas foram coletadas durante um ano,\r\n utilizando o método de pesquisa qualitativa. Através de entrevistas, observação participante e análise\r\n de documentos como os planejamentos e as sequências didáticas discutimos a Formação e os saberes\r\n históricos mobilizados em sala de aula pelos pedagogos (as) no curso de Pedagogia do –PARFOR- da\r\n cidade de Alagoinhas ao lecionar história. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR, FORMAÇÃO DE PEDAGOGO, ENSINO DE HISTÓRIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9215_16102017133116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEITE MARIA SANTOS DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "KEITE LIMA" "autor_email" => "keitem@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37850 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3956 "inscrito_id" => 9215 "titulo" => """ O PEDAGOGO E A FORMAÇÃO DO PARFOR: A PRÁXIS NO\r\n ENSINO DE HISTÓRIA NO INTERIOR DA BAHIA """ "resumo" => """ O artigo discute os impactos do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de\r\n Professores da Educação Básica- PARFOR/UNEB – na adoção de novas posturas e metodologias, no\r\n ensino história, admitidas pelos pedagogos, da rede municipal de ensino de Alagoinhas- BA. O\r\n interesse pela pesquisa está diretamente relacionado a minha experiência como docente/ formadora\r\n desses professores. Ministrando os componentes curriculares Ensino de História I e II e Oficinas de\r\n ensino na área específica, no município, ficou evidente o desconhecimento sobre conceitos históricos e\r\n a importância dessa área de conhecimento enquanto disciplina escolar. Os depoimentos dos\r\n professores/estudantes, sujeitos da pesquisa, durante as aulas, em relação aos desafios para ensinar\r\n História; a aversão dos estudantes à disciplina; as dificuldades dos pedagogos para se apropriarem de\r\n conceitos próprios das ciências humanas e entender as relações sociais; as dificuldade para selecionar\r\n e organizar os conteúdos, assim como, a questão das experiências vividas pela humanidade no tempo -\r\n espaço nos levou às seguintes questões: como esses professores/pedagogos entendem e ensinam\r\n História? Em que medida a Formação inicial auxiliou a práxis desses profissionais ao que tange ao\r\n processo de ensino-aprendizagem de História? Ocorreu realmente o desenvolvimento de um\r\n conhecimento histórico escolar? As informações socializadas foram coletadas durante um ano,\r\n utilizando o método de pesquisa qualitativa. Através de entrevistas, observação participante e análise\r\n de documentos como os planejamentos e as sequências didáticas discutimos a Formação e os saberes\r\n históricos mobilizados em sala de aula pelos pedagogos (as) no curso de Pedagogia do –PARFOR- da\r\n cidade de Alagoinhas ao lecionar história. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR, FORMAÇÃO DE PEDAGOGO, ENSINO DE HISTÓRIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9215_16102017133116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEITE MARIA SANTOS DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "KEITE LIMA" "autor_email" => "keitem@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }