Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PEDAGOGO E A FORMAÇÃO DO PARFOR: A PRÁXIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NO INTERIOR DA BAHIA

Palavra-chaves: PARFOR, FORMAÇÃO DE PEDAGOGO, ENSINO DE HISTÓRIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37850
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3956
    "inscrito_id" => 9215
    "titulo" => """
      O PEDAGOGO E A FORMAÇÃO DO PARFOR: A PRÁXIS NO\r\n
      ENSINO DE HISTÓRIA NO INTERIOR DA BAHIA
      """
    "resumo" => """
      O artigo discute os impactos do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de\r\n
      Professores da Educação Básica- PARFOR/UNEB – na adoção de novas posturas e metodologias, no\r\n
      ensino história, admitidas pelos pedagogos, da rede municipal de ensino de Alagoinhas- BA. O\r\n
      interesse pela pesquisa está diretamente relacionado a minha experiência como docente/ formadora\r\n
      desses professores. Ministrando os componentes curriculares Ensino de História I e II e Oficinas de\r\n
      ensino na área específica, no município, ficou evidente o desconhecimento sobre conceitos históricos e\r\n
      a importância dessa área de conhecimento enquanto disciplina escolar. Os depoimentos dos\r\n
      professores/estudantes, sujeitos da pesquisa, durante as aulas, em relação aos desafios para ensinar\r\n
      História; a aversão dos estudantes à disciplina; as dificuldades dos pedagogos para se apropriarem de\r\n
      conceitos próprios das ciências humanas e entender as relações sociais; as dificuldade para selecionar\r\n
      e organizar os conteúdos, assim como, a questão das experiências vividas pela humanidade no tempo -\r\n
      espaço nos levou às seguintes questões: como esses professores/pedagogos entendem e ensinam\r\n
      História? Em que medida a Formação inicial auxiliou a práxis desses profissionais ao que tange ao\r\n
      processo de ensino-aprendizagem de História? Ocorreu realmente o desenvolvimento de um\r\n
      conhecimento histórico escolar? As informações socializadas foram coletadas durante um ano,\r\n
      utilizando o método de pesquisa qualitativa. Através de entrevistas, observação participante e análise\r\n
      de documentos como os planejamentos e as sequências didáticas discutimos a Formação e os saberes\r\n
      históricos mobilizados em sala de aula pelos pedagogos (as) no curso de Pedagogia do –PARFOR- da\r\n
      cidade de Alagoinhas ao lecionar história.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PARFOR, FORMAÇÃO DE PEDAGOGO, ENSINO DE HISTÓRIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9215_16102017133116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEITE MARIA SANTOS DO NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "KEITE LIMA"
    "autor_email" => "keitem@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37850
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3956
    "inscrito_id" => 9215
    "titulo" => """
      O PEDAGOGO E A FORMAÇÃO DO PARFOR: A PRÁXIS NO\r\n
      ENSINO DE HISTÓRIA NO INTERIOR DA BAHIA
      """
    "resumo" => """
      O artigo discute os impactos do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de\r\n
      Professores da Educação Básica- PARFOR/UNEB – na adoção de novas posturas e metodologias, no\r\n
      ensino história, admitidas pelos pedagogos, da rede municipal de ensino de Alagoinhas- BA. O\r\n
      interesse pela pesquisa está diretamente relacionado a minha experiência como docente/ formadora\r\n
      desses professores. Ministrando os componentes curriculares Ensino de História I e II e Oficinas de\r\n
      ensino na área específica, no município, ficou evidente o desconhecimento sobre conceitos históricos e\r\n
      a importância dessa área de conhecimento enquanto disciplina escolar. Os depoimentos dos\r\n
      professores/estudantes, sujeitos da pesquisa, durante as aulas, em relação aos desafios para ensinar\r\n
      História; a aversão dos estudantes à disciplina; as dificuldades dos pedagogos para se apropriarem de\r\n
      conceitos próprios das ciências humanas e entender as relações sociais; as dificuldade para selecionar\r\n
      e organizar os conteúdos, assim como, a questão das experiências vividas pela humanidade no tempo -\r\n
      espaço nos levou às seguintes questões: como esses professores/pedagogos entendem e ensinam\r\n
      História? Em que medida a Formação inicial auxiliou a práxis desses profissionais ao que tange ao\r\n
      processo de ensino-aprendizagem de História? Ocorreu realmente o desenvolvimento de um\r\n
      conhecimento histórico escolar? As informações socializadas foram coletadas durante um ano,\r\n
      utilizando o método de pesquisa qualitativa. Através de entrevistas, observação participante e análise\r\n
      de documentos como os planejamentos e as sequências didáticas discutimos a Formação e os saberes\r\n
      históricos mobilizados em sala de aula pelos pedagogos (as) no curso de Pedagogia do –PARFOR- da\r\n
      cidade de Alagoinhas ao lecionar história.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PARFOR, FORMAÇÃO DE PEDAGOGO, ENSINO DE HISTÓRIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9215_16102017133116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEITE MARIA SANTOS DO NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "KEITE LIMA"
    "autor_email" => "keitem@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo discute os impactos do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR/UNEB – na adoção de novas posturas e metodologias, no ensino história, admitidas pelos pedagogos, da rede municipal de ensino de Alagoinhas- BA. O interesse pela pesquisa está diretamente relacionado a minha experiência como docente/ formadora desses professores. Ministrando os componentes curriculares Ensino de História I e II e Oficinas de ensino na área específica, no município, ficou evidente o desconhecimento sobre conceitos históricos e a importância dessa área de conhecimento enquanto disciplina escolar. Os depoimentos dos professores/estudantes, sujeitos da pesquisa, durante as aulas, em relação aos desafios para ensinar História; a aversão dos estudantes à disciplina; as dificuldades dos pedagogos para se apropriarem de conceitos próprios das ciências humanas e entender as relações sociais; as dificuldade para selecionar e organizar os conteúdos, assim como, a questão das experiências vividas pela humanidade no tempo - espaço nos levou às seguintes questões: como esses professores/pedagogos entendem e ensinam História? Em que medida a Formação inicial auxiliou a práxis desses profissionais ao que tange ao processo de ensino-aprendizagem de História? Ocorreu realmente o desenvolvimento de um conhecimento histórico escolar? As informações socializadas foram coletadas durante um ano, utilizando o método de pesquisa qualitativa. Através de entrevistas, observação participante e análise de documentos como os planejamentos e as sequências didáticas discutimos a Formação e os saberes históricos mobilizados em sala de aula pelos pedagogos (as) no curso de Pedagogia do –PARFOR- da cidade de Alagoinhas ao lecionar história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.