Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O CONEDU E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA DAS TRÊS PRIMEIRAS EDIÇÕES

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, CONEDU Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A Ciência e a tecnologia compõem as mais variadas questões na sociedade contemporânea. Dessa forma, o ensino das Ciências da Natureza configura-se como uma necessidade inerente ao atual momento histórico, visto que as crianças, inclusive as que estão na faixa etária de 6 a 10 anos, são pessoas atuantes no mundo, sendo influenciadas e influenciando atitudes, maneiras de ver o mundo e de lidar com problemas, na busca por soluções. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de fazer pensar sobre como, na etapa inicial da escolarização, a área de Ciências da Natureza tem sido discutida nos encontros do Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Para tanto, foi elaborado um panorama dos trabalhos relacionados ao ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentados nas três primeiras edições do evento. Os trabalhos foram selecionados nos anais de cada encontro por meio de uma busca por palavras-chave seguida da leitura dos resumos individualmente. Fizeram parte do estudo 41 trabalhos específicos sobre os anos inicias, presentes na primeira edição do evento, 57 referentes ao evento de 2015 e 96 trabalhos apresentados no III CONEDU. Percebeu-se uma grande variedade de temáticas, de modo que a primeira organização se deu por disciplinas a que estavam vinculadas, ficando a Língua Portuguesa com maior número de trabalhos. Entretanto, notou-se que a área de Ciências da Natureza teve baixa representatividade em todas as edições, apresentando pequena quantidade de trabalhos e reduzidas temáticas, das quais se sobressai a Educação Ambiental. A elaboração do panorama aqui discutido aponta para uma necessidade de valorização de outras temáticas acerca da Ciência e da Tecnologia, bem como um maior envolvimento de pesquisadores nessa área do conhecimento também para o início da escolarização.

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