O presente artigo teve por objetivo geral "analisar como se comunicam a Educação Ambiental e o Ensino de Química, em observância à legislação vigente específica". Buscou, assim, pesquisar de que modo se deu a sua gênese, evolução histórica, conceito e marco legal, tanto do Ensino de Química e da Educação Ambiental, investigando os necessários liames entre esses dois campos do saber. Para tanto, teve como parâmetro aspectos teóricos e jurídicos. A opção metodológica foi pela revisão bibliográfica e pela análise documental, motivo pelo qual foram analisados diferentes referenciais teóricos e documentos normativos, a exemplo dos PCN para o ensino médio, das DCN para o ensino superior de Química (licenciatura e bacharelado), fundadas na LDB. Ainda foi analisado significativo arcabouço normativo (internacional, federal e estadual), no qual se inclui a CF/88. Enfim, os fundamentos teóricos e jurídicos analisados serviram para evidenciarem-se liames existentes entre a Educação Ambiental e o Ensino de Química. Nesse sentido, após a análise das fontes bibliográficas e documentais selecionadas, chegou-se à conclusão de que a Educação Ambiental é exigível em todos os níveis de ensino, na Educação Formal e Não-formal. Em decorrência disso, tornou-se inevitável reconhecer a necessidade de sua abordagem no ensino médio e no ensino superior, onde quer que, portanto, seja desenvolvido o Ensino da Química. Nessa perspectiva, reconheceu-se que a inserção da Educação Ambiental no Ensino de Química deve-se concretizar, até mesmo por exigência legal, por meio do método transversal e interdisciplinar. De mesmo modo, a abordagem transversal e interdisciplinar da Educação Ambiental deve-se dar de forma a contribuir para a aprendizagem e à formação dos cidadãos, uma vez que o meio ambiente é o local onde o indivíduo é formado como cidadão para a sociedade e o local onde há interação entre os seres humanos. Enfim, os estudantes devem conhecer, de forma ampla, o meio no qual estão inseridos. No que diz respeito ao Ensino de Química, reconhece-se que está diretamente relacionado com as transformações químicas que ocorrem no meio ambiente. Considerando esse contexto, o Ensino da Química está relacionado com a Educação Ambiental, até mesmo porque se complementam.