O artigo trata de um relato de experiência pedagógica na disciplina eletiva sobre cultura popular, desenvolvida na Escola Cidadã Integral Padre Hildon Bandeira do Estado da Paraíba, onde os estudantes protagonizaram ações, valores e conhecimentos sobre os saberes do povo nordestino, culminados no “arraiá PHB” - Festa de São João da escola - e na gincana da sustentabilidade, realizada na semana do meio ambiente. Utilizando abordagem histórico-crítica as aulas foram pensadas a partir de estratégia didático metodológico com leituras, confecções de murais, práticas lúdicas, exibição de filme, visitas pedagógicas, entre outras. Durante o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, os estudantes leram textos conceituais sobre o significado da cultura popular nordestina, seguidos de roda de debate; estudaram sobre os ditados populares e as variações linguísticas; e revisaram os saberes sobre o movimento do cangaço. Através dos filmes: “O homem que desafiou o diabo” e “Ave poesia”, sobre o poeta cearense Patativa do Assaré, os adolescentes puderam mergulhar no universo de tradições do nordeste, vendo a linguagem, a culinária, as danças e outros elementos presentes no jeito de viver nordestino. Foi realizada uma aula de campo, antecipada de uma aula teórica, em sala, sobre a feira livre e os mercados públicos, assim, os estudantes participaram de aula de campo no mercado público da Torre, onde fizeram pesquisas sobre os produtos de tradição nordestina, bem como a culinária, conversaram com os feirantes sobre o movimento dos trabalhadores e a história do lugar. No sentido de culminar o fechamento da eletiva, os estudantes foram protagonistas do grupo Cultura Verde na gincana da sustentabilidade e protagonizaram na festa de São João com a dança da quadrilha e o casamento matuto. No sentido de conclusões, foram criadas situações predicativas e interativas das ações humanas com criticidade e observação que pressupomos que os educandos se apropriassem da sua função social e exercessem de forma plena a sua cidadania.