ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FÍSICA MODERNA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR BARBOSA LIMA-RECIFE-PE: DIÁLOGO COM OS PROFESSORES A RESPEITO DO MÉTODO DE ENSINO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36861 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2107 "inscrito_id" => 215 "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FÍSICA MODERNA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR BARBOSA LIMA-RECIFE-PE: DIÁLOGO COM OS PROFESSORES A RESPEITO DO MÉTODO DE ENSINO" "resumo" => "No ensino de física é possível perceber que a própria física não se resume mais às abstrações e experimentos ímprobos feitos em laboratório. O aluno se depara cada vez mais com novos aparelhos eletrônicos, optoeletrônicos, dispositivos automáticos, sistema de controle e etc. Cada uma dessas novas tecnologias carrega em si elementos fundamentais para um conhecimento introdutório a respeito da física moderna. Tornando imprescindível sua abordagem em sala de aula. Apesar disso, existem escolas que não abordam tópicos sobre a física moderna ou se abordam o fazem de maneira equivocada e não pedagógica. É importante que o educador faça uma ponte entre a física moderna da sala de aula e a física moderna do cotidiano do aluno, mas, além disso, é importante que o professor entenda como se dá a aprendizagem no público de estudantes que será alvo das suas aulas/palestras, isto é, o educador tem que fazer uma análise sucinta da forma de aprender dos seus alunos. Pois, de fato, método de como as disciplinas são ministradas impacta na forma de como o aluno aprende e no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem nota-se que os alunos têm formas distintas de aprender. O resultado da identificação dos estilos de aprendizagem pode ser utilizado para prever tipos de estratégias ou metodologias de ensino mais efetivos para o ensino de física moderna. Essa ciência necessita de todo e qualquer tipo de ferramenta que efetive o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a identificação do estilo de aprendizagem do aluno poderá ajudar na tomada de decisões quanto a vocação profissional. Portanto, o presente artigo tem por objetivo fazer um estudo sobre o impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de física moderna assim como a importância da sua utilização no ensino básico. Para a concretização do objetivo foi utilizado como informantes 56 alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio da escola Governador Barbosa Lima, situada na cidade do Recife- PE. No processo de identificação o presente artigo utiliza como embasamento o modelo de Aprendizagem Experiencial desenvolvida pelo psicólogo David Kolb que tem como ferramenta o Inventário de Estilos de Aprendizagem. A pesquisa foi mediada através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA MODERNA, ESTILOS DE APRENDIZAGEM, DAVID KOLB, ENSINO MÉDIO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID215_11092017172302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE" "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36861 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2107 "inscrito_id" => 215 "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FÍSICA MODERNA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR BARBOSA LIMA-RECIFE-PE: DIÁLOGO COM OS PROFESSORES A RESPEITO DO MÉTODO DE ENSINO" "resumo" => "No ensino de física é possível perceber que a própria física não se resume mais às abstrações e experimentos ímprobos feitos em laboratório. O aluno se depara cada vez mais com novos aparelhos eletrônicos, optoeletrônicos, dispositivos automáticos, sistema de controle e etc. Cada uma dessas novas tecnologias carrega em si elementos fundamentais para um conhecimento introdutório a respeito da física moderna. Tornando imprescindível sua abordagem em sala de aula. Apesar disso, existem escolas que não abordam tópicos sobre a física moderna ou se abordam o fazem de maneira equivocada e não pedagógica. É importante que o educador faça uma ponte entre a física moderna da sala de aula e a física moderna do cotidiano do aluno, mas, além disso, é importante que o professor entenda como se dá a aprendizagem no público de estudantes que será alvo das suas aulas/palestras, isto é, o educador tem que fazer uma análise sucinta da forma de aprender dos seus alunos. Pois, de fato, método de como as disciplinas são ministradas impacta na forma de como o aluno aprende e no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem nota-se que os alunos têm formas distintas de aprender. O resultado da identificação dos estilos de aprendizagem pode ser utilizado para prever tipos de estratégias ou metodologias de ensino mais efetivos para o ensino de física moderna. Essa ciência necessita de todo e qualquer tipo de ferramenta que efetive o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a identificação do estilo de aprendizagem do aluno poderá ajudar na tomada de decisões quanto a vocação profissional. Portanto, o presente artigo tem por objetivo fazer um estudo sobre o impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de física moderna assim como a importância da sua utilização no ensino básico. Para a concretização do objetivo foi utilizado como informantes 56 alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio da escola Governador Barbosa Lima, situada na cidade do Recife- PE. No processo de identificação o presente artigo utiliza como embasamento o modelo de Aprendizagem Experiencial desenvolvida pelo psicólogo David Kolb que tem como ferramenta o Inventário de Estilos de Aprendizagem. A pesquisa foi mediada através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA MODERNA, ESTILOS DE APRENDIZAGEM, DAVID KOLB, ENSINO MÉDIO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID215_11092017172302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE" "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }