A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DE AGROINDÚSTRIA DO IFMA–CAMPUS CAXIAS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35312 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 5932 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DE AGROINDÚSTRIA DO IFMA–CAMPUS CAXIAS." "resumo" => "Educar para a sustentabilidade requer que todo cidadão seja estimulado para entender o mundo em que vive, bem como compreender as limitações impostas pela natureza a fim de que todos possam adequar a satisfação de suas necessidades e seus procedimentos, aos recursos disponíveis sem comprometer a estrutura ambiental. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) ganha lugar de destaque, pois é entendida numa perspectiva crítica como instrumento de transformação da sociedade, proporcionando a formação de sujeitos críticos. O presente trabalho visou analisar a percepção dos alunos de um curso técnico em agroindústria quanto à relação entre a química e o meio ambiente. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório, e foi realizada com um total de 39 alunos da turma de agroindústria do 1º ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Caxias), primeiramente foi aplicado um questionário com 10 questões elaboradas pelo grupo, que incluía perguntas direcionadas à consciência ecológica, quais ações promovidas pelos estudantes para preservar o meio ambiente, etc. Posteriormente, foi selecionado o documentário de aproximadamente 1 hora e 30 minutos denominado “Terra e Sustentabilidade - documentário completo”, este foi escolhido pelo fato de ser uma boa forma de demonstrar uma série de atividades organizadas com envolvimento da química; Por fim, foi realizado um diálogo com a turma após a exibição e aberto um momento para perguntas e debates. Verificou-se que 82,05% dos alunos percebem a importância em preservar os recursos da natureza. No dia-a-dia 76,92% afirmam economizar água e energia elétrica, 12,82% usam papel reciclado e separam o lixo em casa, 10,25% admitem comprar produtos ecológicos, 82,05% apresentam a percepção que a química melhora a qualidade de vida, favorece a economia e busca desenvolver em grande escala produtos que não agridam o meio ambiente. Portanto observou-se nas respostas das questões abordadas que, a maioria dos alunos optou pela alternativa correta, o que significa que após todo o processo eles demonstraram clareza acerca dos conteúdos tratados, que devem ser aprimorados ao longo da sua vida. Cabe à instituição IFMA- Campus Caxias, abordar os temas relacionados à educação ambiental na forma de palestras, projetos, seminários, amostras de trabalhos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, RECURSOS NATURAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5932_31082017012256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RUAN DE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RUAN OLIVEIRA" "autor_email" => "ruancx_12@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35312 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 5932 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DE AGROINDÚSTRIA DO IFMA–CAMPUS CAXIAS." "resumo" => "Educar para a sustentabilidade requer que todo cidadão seja estimulado para entender o mundo em que vive, bem como compreender as limitações impostas pela natureza a fim de que todos possam adequar a satisfação de suas necessidades e seus procedimentos, aos recursos disponíveis sem comprometer a estrutura ambiental. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) ganha lugar de destaque, pois é entendida numa perspectiva crítica como instrumento de transformação da sociedade, proporcionando a formação de sujeitos críticos. O presente trabalho visou analisar a percepção dos alunos de um curso técnico em agroindústria quanto à relação entre a química e o meio ambiente. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório, e foi realizada com um total de 39 alunos da turma de agroindústria do 1º ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Caxias), primeiramente foi aplicado um questionário com 10 questões elaboradas pelo grupo, que incluía perguntas direcionadas à consciência ecológica, quais ações promovidas pelos estudantes para preservar o meio ambiente, etc. Posteriormente, foi selecionado o documentário de aproximadamente 1 hora e 30 minutos denominado “Terra e Sustentabilidade - documentário completo”, este foi escolhido pelo fato de ser uma boa forma de demonstrar uma série de atividades organizadas com envolvimento da química; Por fim, foi realizado um diálogo com a turma após a exibição e aberto um momento para perguntas e debates. Verificou-se que 82,05% dos alunos percebem a importância em preservar os recursos da natureza. No dia-a-dia 76,92% afirmam economizar água e energia elétrica, 12,82% usam papel reciclado e separam o lixo em casa, 10,25% admitem comprar produtos ecológicos, 82,05% apresentam a percepção que a química melhora a qualidade de vida, favorece a economia e busca desenvolver em grande escala produtos que não agridam o meio ambiente. Portanto observou-se nas respostas das questões abordadas que, a maioria dos alunos optou pela alternativa correta, o que significa que após todo o processo eles demonstraram clareza acerca dos conteúdos tratados, que devem ser aprimorados ao longo da sua vida. Cabe à instituição IFMA- Campus Caxias, abordar os temas relacionados à educação ambiental na forma de palestras, projetos, seminários, amostras de trabalhos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, RECURSOS NATURAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5932_31082017012256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RUAN DE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RUAN OLIVEIRA" "autor_email" => "ruancx_12@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }