Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DE AGROINDÚSTRIA DO IFMA–CAMPUS CAXIAS.

Palavra-chaves: SUSTENTABILIDADE, RECURSOS NATURAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35312
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 5932
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DE AGROINDÚSTRIA DO IFMA–CAMPUS CAXIAS."
    "resumo" => "Educar para a sustentabilidade requer que todo cidadão seja estimulado para entender o mundo em que vive, bem como compreender as limitações impostas pela natureza a fim de que todos possam adequar a satisfação de suas necessidades e seus procedimentos, aos recursos disponíveis sem comprometer a estrutura ambiental. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) ganha lugar de destaque, pois é entendida numa perspectiva crítica como instrumento de transformação da sociedade, proporcionando a formação de sujeitos críticos. O presente trabalho visou analisar a percepção dos alunos de um curso técnico em agroindústria quanto à relação entre a química e o meio ambiente. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório, e foi realizada com um total de 39 alunos da turma de agroindústria do 1º ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Caxias), primeiramente foi aplicado um questionário com 10 questões elaboradas pelo grupo, que incluía perguntas direcionadas à consciência ecológica, quais ações promovidas pelos estudantes para preservar o meio ambiente, etc. Posteriormente, foi selecionado o documentário de aproximadamente 1 hora e 30 minutos denominado “Terra e Sustentabilidade - documentário completo”, este foi escolhido pelo fato de ser uma boa forma de demonstrar uma série de atividades organizadas com envolvimento da química; Por fim, foi realizado um diálogo com a turma após a exibição e aberto um momento para perguntas e debates. Verificou-se que 82,05% dos alunos percebem a importância em preservar os recursos da natureza. No dia-a-dia 76,92% afirmam economizar água e energia elétrica, 12,82% usam papel reciclado e separam o lixo em casa, 10,25% admitem comprar produtos ecológicos, 82,05% apresentam a percepção que a química melhora a qualidade de vida, favorece a economia e busca desenvolver em grande escala produtos que não agridam o meio ambiente. Portanto observou-se nas respostas das questões abordadas que, a maioria dos alunos optou pela alternativa correta, o que significa que após todo o processo eles demonstraram clareza acerca dos conteúdos tratados, que devem ser aprimorados ao longo da sua vida. Cabe à instituição IFMA- Campus Caxias, abordar os temas relacionados à educação ambiental na forma de palestras, projetos, seminários, amostras de trabalhos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, RECURSOS NATURAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5932_31082017012256.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS RUAN DE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RUAN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ruancx_12@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35312
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 5932
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DE AGROINDÚSTRIA DO IFMA–CAMPUS CAXIAS."
    "resumo" => "Educar para a sustentabilidade requer que todo cidadão seja estimulado para entender o mundo em que vive, bem como compreender as limitações impostas pela natureza a fim de que todos possam adequar a satisfação de suas necessidades e seus procedimentos, aos recursos disponíveis sem comprometer a estrutura ambiental. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) ganha lugar de destaque, pois é entendida numa perspectiva crítica como instrumento de transformação da sociedade, proporcionando a formação de sujeitos críticos. O presente trabalho visou analisar a percepção dos alunos de um curso técnico em agroindústria quanto à relação entre a química e o meio ambiente. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório, e foi realizada com um total de 39 alunos da turma de agroindústria do 1º ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Caxias), primeiramente foi aplicado um questionário com 10 questões elaboradas pelo grupo, que incluía perguntas direcionadas à consciência ecológica, quais ações promovidas pelos estudantes para preservar o meio ambiente, etc. Posteriormente, foi selecionado o documentário de aproximadamente 1 hora e 30 minutos denominado “Terra e Sustentabilidade - documentário completo”, este foi escolhido pelo fato de ser uma boa forma de demonstrar uma série de atividades organizadas com envolvimento da química; Por fim, foi realizado um diálogo com a turma após a exibição e aberto um momento para perguntas e debates. Verificou-se que 82,05% dos alunos percebem a importância em preservar os recursos da natureza. No dia-a-dia 76,92% afirmam economizar água e energia elétrica, 12,82% usam papel reciclado e separam o lixo em casa, 10,25% admitem comprar produtos ecológicos, 82,05% apresentam a percepção que a química melhora a qualidade de vida, favorece a economia e busca desenvolver em grande escala produtos que não agridam o meio ambiente. Portanto observou-se nas respostas das questões abordadas que, a maioria dos alunos optou pela alternativa correta, o que significa que após todo o processo eles demonstraram clareza acerca dos conteúdos tratados, que devem ser aprimorados ao longo da sua vida. Cabe à instituição IFMA- Campus Caxias, abordar os temas relacionados à educação ambiental na forma de palestras, projetos, seminários, amostras de trabalhos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, RECURSOS NATURAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5932_31082017012256.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS RUAN DE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RUAN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ruancx_12@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Educar para a sustentabilidade requer que todo cidadão seja estimulado para entender o mundo em que vive, bem como compreender as limitações impostas pela natureza a fim de que todos possam adequar a satisfação de suas necessidades e seus procedimentos, aos recursos disponíveis sem comprometer a estrutura ambiental. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) ganha lugar de destaque, pois é entendida numa perspectiva crítica como instrumento de transformação da sociedade, proporcionando a formação de sujeitos críticos. O presente trabalho visou analisar a percepção dos alunos de um curso técnico em agroindústria quanto à relação entre a química e o meio ambiente. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório, e foi realizada com um total de 39 alunos da turma de agroindústria do 1º ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Caxias), primeiramente foi aplicado um questionário com 10 questões elaboradas pelo grupo, que incluía perguntas direcionadas à consciência ecológica, quais ações promovidas pelos estudantes para preservar o meio ambiente, etc. Posteriormente, foi selecionado o documentário de aproximadamente 1 hora e 30 minutos denominado “Terra e Sustentabilidade - documentário completo”, este foi escolhido pelo fato de ser uma boa forma de demonstrar uma série de atividades organizadas com envolvimento da química; Por fim, foi realizado um diálogo com a turma após a exibição e aberto um momento para perguntas e debates. Verificou-se que 82,05% dos alunos percebem a importância em preservar os recursos da natureza. No dia-a-dia 76,92% afirmam economizar água e energia elétrica, 12,82% usam papel reciclado e separam o lixo em casa, 10,25% admitem comprar produtos ecológicos, 82,05% apresentam a percepção que a química melhora a qualidade de vida, favorece a economia e busca desenvolver em grande escala produtos que não agridam o meio ambiente. Portanto observou-se nas respostas das questões abordadas que, a maioria dos alunos optou pela alternativa correta, o que significa que após todo o processo eles demonstraram clareza acerca dos conteúdos tratados, que devem ser aprimorados ao longo da sua vida. Cabe à instituição IFMA- Campus Caxias, abordar os temas relacionados à educação ambiental na forma de palestras, projetos, seminários, amostras de trabalhos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.