VIOLÊNCIA NA ESCOLA: REFLEXÕES NA CONTEMPORANEIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38888 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1734 "inscrito_id" => 7369 "titulo" => "VIOLÊNCIA NA ESCOLA: REFLEXÕES NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "A violência tem se mostrado como uma realidade observada nos diversos segmentos da sociedade. O texto abrange um recorte histórico da educação, mostrando que a violência perpassa todas as esferas da sociedade e, portanto emerge também na escola. Como forma de contextualizar as diversas expressões da violência na escola, observamos aqui o estudante como ser social, passível de influenciar e de ser influenciado por grupos sociais. O ambiente escolar se insere como sendo espaço de inserção para diversos segmentos sociais e vivencia a problemática nos seus diferentes tipos: simbólica, física, incivilidades chegando até a delinquência. Uma análise da história da educação revela que o tema não é novo, tem suas raízes na trajetória do processo de emancipação educacional nos seus diversos períodos. Perceber que a violência está no cotidiano escolar é elementar, já compreender as dimensões que envolvem os sujeitos na tentativa de buscar estratégias de minimizá-la constitui-se um grande desafio para a escola. O artigo trata justamente de através de um breve resgate histórico sobre a educação no Brasil, estabelecer um elo com os tipos de violência encontradas e suas estratificações nas escolas. Por fim aborda os desafios que se tem para minimizar tal problema, cabendo destacar, que para que isso ocorra é preciso trabalhar na coletividade envolvendo a família a comunidade, que trazem fatores relacionados à identidade dos sujeitos que se relacionam neste espaço e, portanto não devem ser desconsiderados ao se pensar em uma proposta de intervenção que se propõe a minimizar as causas e consequências do problema em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, COTIDIANO ESCOLAR, COMBATE À VIOLÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID7369_11092017103427.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROMILDA COELHO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ROMILDA COELHO" "autor_email" => "mariaromilda_coelho@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38888 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1734 "inscrito_id" => 7369 "titulo" => "VIOLÊNCIA NA ESCOLA: REFLEXÕES NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "A violência tem se mostrado como uma realidade observada nos diversos segmentos da sociedade. O texto abrange um recorte histórico da educação, mostrando que a violência perpassa todas as esferas da sociedade e, portanto emerge também na escola. Como forma de contextualizar as diversas expressões da violência na escola, observamos aqui o estudante como ser social, passível de influenciar e de ser influenciado por grupos sociais. O ambiente escolar se insere como sendo espaço de inserção para diversos segmentos sociais e vivencia a problemática nos seus diferentes tipos: simbólica, física, incivilidades chegando até a delinquência. Uma análise da história da educação revela que o tema não é novo, tem suas raízes na trajetória do processo de emancipação educacional nos seus diversos períodos. Perceber que a violência está no cotidiano escolar é elementar, já compreender as dimensões que envolvem os sujeitos na tentativa de buscar estratégias de minimizá-la constitui-se um grande desafio para a escola. O artigo trata justamente de através de um breve resgate histórico sobre a educação no Brasil, estabelecer um elo com os tipos de violência encontradas e suas estratificações nas escolas. Por fim aborda os desafios que se tem para minimizar tal problema, cabendo destacar, que para que isso ocorra é preciso trabalhar na coletividade envolvendo a família a comunidade, que trazem fatores relacionados à identidade dos sujeitos que se relacionam neste espaço e, portanto não devem ser desconsiderados ao se pensar em uma proposta de intervenção que se propõe a minimizar as causas e consequências do problema em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, COTIDIANO ESCOLAR, COMBATE À VIOLÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID7369_11092017103427.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROMILDA COELHO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ROMILDA COELHO" "autor_email" => "mariaromilda_coelho@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }