Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS FÁBULAS NO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: FÁBULAS, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, CRIANÇAS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37973
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1048
    "inscrito_id" => 676
    "titulo" => "O USO DAS FÁBULAS NO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Este artigo que tem como título: “O uso das fábulas no desenvolvimento de aprendizagem das crianças”, adveio da nossa inquietação por essa temática, já que temos contato com o gênero literário – fábula – que, desde muito cedo era motivo de interesse, da nossa parte, no que diz respeito ao modo como o seu uso se faz presente em sala de aula. É considerado um gênero literário antigo, que traz em uma forma divertida na qual, geralmente, apresenta curtas histórias. Sabendo que a Fábula é uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo, chegando a contribuir que a criança “mergulhe” no mundo da imaginação. Nesse sentido, objetivamos investigar se a Fábula influencia ou não no desenvolvimento de aprendizagem das crianças em sala de aula. Entender a importância desse gênero literário para o desenvolvimento de aprendizagem é também entender como é concebido pela professora e como é utilizado em sala de aula. Portanto, esse artigo se caracteriza por meio de uma metodologia qualitativa na qual utilizaremos uma técnica de pesquisa que se utiliza da observação do comportamento e das reações das crianças, frente ao uso das Fábulas e entrevista pessoal com a professora da turma observada. Desse modo, constatamos que, quando se utiliza esse gênero literário, é em momentos de leituras deleites narradas pela professora com uma breve discussão sobre a moral trazida na história sem uma reflexão adequada ou em atividades com uma ou duas questões de interpretação da mesma e com outras questões de ortografia. Esse artigo se pautou em revisão bibliográfica na qual podemos identificar a tamanha importância que a leitura e mais precisamente o gênero literário fábula, tem sobre o desenvolvimento de aprendizagem das crianças, sua influência no processo e espaço de aprendizagem, através dos autores: Marcos Bagno, Fanny Abramovich e os Parâmetros Curriculares Nacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FÁBULAS, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID676_08092017163654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA CAROLINE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA SILVA"
    "autor_email" => "fernandacarolline10@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37973
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1048
    "inscrito_id" => 676
    "titulo" => "O USO DAS FÁBULAS NO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Este artigo que tem como título: “O uso das fábulas no desenvolvimento de aprendizagem das crianças”, adveio da nossa inquietação por essa temática, já que temos contato com o gênero literário – fábula – que, desde muito cedo era motivo de interesse, da nossa parte, no que diz respeito ao modo como o seu uso se faz presente em sala de aula. É considerado um gênero literário antigo, que traz em uma forma divertida na qual, geralmente, apresenta curtas histórias. Sabendo que a Fábula é uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo, chegando a contribuir que a criança “mergulhe” no mundo da imaginação. Nesse sentido, objetivamos investigar se a Fábula influencia ou não no desenvolvimento de aprendizagem das crianças em sala de aula. Entender a importância desse gênero literário para o desenvolvimento de aprendizagem é também entender como é concebido pela professora e como é utilizado em sala de aula. Portanto, esse artigo se caracteriza por meio de uma metodologia qualitativa na qual utilizaremos uma técnica de pesquisa que se utiliza da observação do comportamento e das reações das crianças, frente ao uso das Fábulas e entrevista pessoal com a professora da turma observada. Desse modo, constatamos que, quando se utiliza esse gênero literário, é em momentos de leituras deleites narradas pela professora com uma breve discussão sobre a moral trazida na história sem uma reflexão adequada ou em atividades com uma ou duas questões de interpretação da mesma e com outras questões de ortografia. Esse artigo se pautou em revisão bibliográfica na qual podemos identificar a tamanha importância que a leitura e mais precisamente o gênero literário fábula, tem sobre o desenvolvimento de aprendizagem das crianças, sua influência no processo e espaço de aprendizagem, através dos autores: Marcos Bagno, Fanny Abramovich e os Parâmetros Curriculares Nacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FÁBULAS, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID676_08092017163654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA CAROLINE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA SILVA"
    "autor_email" => "fernandacarolline10@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo que tem como título: “O uso das fábulas no desenvolvimento de aprendizagem das crianças”, adveio da nossa inquietação por essa temática, já que temos contato com o gênero literário – fábula – que, desde muito cedo era motivo de interesse, da nossa parte, no que diz respeito ao modo como o seu uso se faz presente em sala de aula. É considerado um gênero literário antigo, que traz em uma forma divertida na qual, geralmente, apresenta curtas histórias. Sabendo que a Fábula é uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo, chegando a contribuir que a criança “mergulhe” no mundo da imaginação. Nesse sentido, objetivamos investigar se a Fábula influencia ou não no desenvolvimento de aprendizagem das crianças em sala de aula. Entender a importância desse gênero literário para o desenvolvimento de aprendizagem é também entender como é concebido pela professora e como é utilizado em sala de aula. Portanto, esse artigo se caracteriza por meio de uma metodologia qualitativa na qual utilizaremos uma técnica de pesquisa que se utiliza da observação do comportamento e das reações das crianças, frente ao uso das Fábulas e entrevista pessoal com a professora da turma observada. Desse modo, constatamos que, quando se utiliza esse gênero literário, é em momentos de leituras deleites narradas pela professora com uma breve discussão sobre a moral trazida na história sem uma reflexão adequada ou em atividades com uma ou duas questões de interpretação da mesma e com outras questões de ortografia. Esse artigo se pautou em revisão bibliográfica na qual podemos identificar a tamanha importância que a leitura e mais precisamente o gênero literário fábula, tem sobre o desenvolvimento de aprendizagem das crianças, sua influência no processo e espaço de aprendizagem, através dos autores: Marcos Bagno, Fanny Abramovich e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.