DESIGN INSTRUCIONAL E DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM RECURSO PEDAGÓGICO NO ÂMBITO DA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36430 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 975 "inscrito_id" => 6987 "titulo" => """ DESIGN INSTRUCIONAL E DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM RECURSO PEDAGÓGICO NO ÂMBITO DA\r\n EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA """ "resumo" => "Com o advento das Tecnologias da Educação e Informação – TICs – e o uso massivo da Internet como meio de comunicação, o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem sofreu transformações substanciais, principalmente no que concerne à Educação a Distância – EaD. No Brasil, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Escola Técnica Aberta do Brasil, atual Rede e-Tec Brasil, proporcionaram grandes investimentos nessa modalidade por diversas instituições de educação superior (IES). No sentido de aperfeiçoar o uso de tecnologias educacionais na produção de materiais didáticos e na oferta de cursos na modalidade a distância, o presente projeto visa apresentar uma proposta de desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OAs), a partir da formação de uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores, que ofereça a possibilidade de uma interlocução entre os diversos conteúdos abordados, potencializando, assim, o processo de formação dos respectivos estudantes e futuros profissionais. Neste sentido, foi desenvolvida uma nova configuração do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), baseado no programa Moodle, com a criação de um repositório de objetos de aprendizagem, onde a organização e localização dos materiais produzidos poderão ser utilizados de qualquer lugar, em qualquer tempo, por qualquer pessoa e de qualquer dispositivo, ou seja, a partir do conceito de aprendizagem ubíqua. O Projeto está sendo desenvolvido para atender a três cursos distintos, ou seja: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Geografia e Tecnologia em Gestão Ambiental, mas no presente estudo serão apresentados dados apenas do Curso de Licenciatura em Matemática, por nele já estarem sendo aplicadas as metodologias sistematizadas. A pesquisa foi estruturada em função do Componente Curricular LIBRAS, com a aplicação de um questionário investigativo entre os estudantes, professores e gestores ligados diretamente ao curso, tendo como foco questões de ordem específica, possibilitando, assim, a identificação das dificuldades apresentadas pelos estudantes, no desenvolvimento das habilidades e competências no AVA, bem como à prática docente durante o processo ensino-aprendizagem. As respostas foram analisadas não apenas para verificar a funcionalidade dos materiais e a dinâmica do fluxo de produção, mas também o nível de satisfação dos usuários. Pode-se afirmar que a utilização de novos objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no âmbito da Educação a Distância se caracterizou como de fundamental importância, a partir do momento em que os resultados do questionário investigativo apresentaram um somatório da média percentual dos estudantes que classificaram o trabalho desenvolvido no AVA em relação a bom, ótimo e excelente de 89,14%. Isto aponta que os objetivos da pesquisa foram almejados. Acredita-se, que o presente projeto possa colaborar na melhoria de um processo educacional mais interativo, inclusivo e eficiente, consolidando, assim, a modalidade a distância como alternativa real para a formação de profissionais éticos e competentes, capazes de ingressar no mercado de trabalho e contribuir na transformação da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM UBÍQUA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6987_08092017025157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAYSON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAYSON SILVA" "autor_email" => "claysonps@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36430 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 975 "inscrito_id" => 6987 "titulo" => """ DESIGN INSTRUCIONAL E DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM RECURSO PEDAGÓGICO NO ÂMBITO DA\r\n EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA """ "resumo" => "Com o advento das Tecnologias da Educação e Informação – TICs – e o uso massivo da Internet como meio de comunicação, o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem sofreu transformações substanciais, principalmente no que concerne à Educação a Distância – EaD. No Brasil, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Escola Técnica Aberta do Brasil, atual Rede e-Tec Brasil, proporcionaram grandes investimentos nessa modalidade por diversas instituições de educação superior (IES). No sentido de aperfeiçoar o uso de tecnologias educacionais na produção de materiais didáticos e na oferta de cursos na modalidade a distância, o presente projeto visa apresentar uma proposta de desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OAs), a partir da formação de uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores, que ofereça a possibilidade de uma interlocução entre os diversos conteúdos abordados, potencializando, assim, o processo de formação dos respectivos estudantes e futuros profissionais. Neste sentido, foi desenvolvida uma nova configuração do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), baseado no programa Moodle, com a criação de um repositório de objetos de aprendizagem, onde a organização e localização dos materiais produzidos poderão ser utilizados de qualquer lugar, em qualquer tempo, por qualquer pessoa e de qualquer dispositivo, ou seja, a partir do conceito de aprendizagem ubíqua. O Projeto está sendo desenvolvido para atender a três cursos distintos, ou seja: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Geografia e Tecnologia em Gestão Ambiental, mas no presente estudo serão apresentados dados apenas do Curso de Licenciatura em Matemática, por nele já estarem sendo aplicadas as metodologias sistematizadas. A pesquisa foi estruturada em função do Componente Curricular LIBRAS, com a aplicação de um questionário investigativo entre os estudantes, professores e gestores ligados diretamente ao curso, tendo como foco questões de ordem específica, possibilitando, assim, a identificação das dificuldades apresentadas pelos estudantes, no desenvolvimento das habilidades e competências no AVA, bem como à prática docente durante o processo ensino-aprendizagem. As respostas foram analisadas não apenas para verificar a funcionalidade dos materiais e a dinâmica do fluxo de produção, mas também o nível de satisfação dos usuários. Pode-se afirmar que a utilização de novos objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no âmbito da Educação a Distância se caracterizou como de fundamental importância, a partir do momento em que os resultados do questionário investigativo apresentaram um somatório da média percentual dos estudantes que classificaram o trabalho desenvolvido no AVA em relação a bom, ótimo e excelente de 89,14%. Isto aponta que os objetivos da pesquisa foram almejados. Acredita-se, que o presente projeto possa colaborar na melhoria de um processo educacional mais interativo, inclusivo e eficiente, consolidando, assim, a modalidade a distância como alternativa real para a formação de profissionais éticos e competentes, capazes de ingressar no mercado de trabalho e contribuir na transformação da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM UBÍQUA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6987_08092017025157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAYSON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAYSON SILVA" "autor_email" => "claysonps@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }