O USO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PRA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ALUNOS CEGOS: EXPLORANDO O PERCEPTUAL TÁTIL ACERCA DAS CAMADAS DA TERRA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37989 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3423 "inscrito_id" => 9628 "titulo" => "O USO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PRA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ALUNOS CEGOS: EXPLORANDO O PERCEPTUAL TÁTIL ACERCA DAS CAMADAS DA TERRA" "resumo" => "Para que a escolarização de alunos com deficiência visual ocorra é necessário que a comunidade escolar (pais, alunos e professores) se comprometa com a educação. Tal comprometimento requer do professor a adaptação de recursos didáticos, de maneira que os alunos cegos possam manipular esse material e ao usar as percepções táteis compreendam o conteúdo que lhe é ensinado. O presente artigo apresenta a produção do material didático adaptado “As camadas da Terra” para alunos cegos no ensino de Ciências Naturais e verifica o potencial pedagógico do material didático adaptado que foi produzido, considerando as necessidades educacionais especiais de alunos cegos em seu processo de aprendizagem na área de Ciências Naturais, a partir da testagem com os alunos cegos e a respeito da eficácia do material para o ensino e aprendizagem dos alunos do Centro de Apoio Pedagógico de Marabá – PA (CAP). O objetivo dessa pesquisa é investigar o potencial pedagógico do recurso “As camadas da Terra” que foi produzido, considerando o referencial perceptual tátil dos alunos cegos em seu processo de escolarização no Ensino de Ciências Naturais, a partir da testagem com os alunos cegos a respeito da eficácia do material para o ensino e aprendizagem dos alunos público alvo da educação especial. A metodologia utilizada foi qualitativa com técnica de observação participante e diário de campo, baseada na realização de entrevistas semiestruturada com os professores e na testagem do material com os alunos do Centro de Apoio Pedagógico. Conclui-se a partir das entrevistas e com a testagem com os alunos cegos que os recursos didáticos são eficazes, pois ajudam na assimilação dos conceitos, na fixação do conteúdo e complementação da parte teórica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO, CEGOS, PERCEPTUAL TÁTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID9628_12102017195140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER SILVA CHAVES" "autor_nome_curto" => "ESTER CHAVES" "autor_email" => "esterchaves_sv@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37989 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3423 "inscrito_id" => 9628 "titulo" => "O USO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PRA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ALUNOS CEGOS: EXPLORANDO O PERCEPTUAL TÁTIL ACERCA DAS CAMADAS DA TERRA" "resumo" => "Para que a escolarização de alunos com deficiência visual ocorra é necessário que a comunidade escolar (pais, alunos e professores) se comprometa com a educação. Tal comprometimento requer do professor a adaptação de recursos didáticos, de maneira que os alunos cegos possam manipular esse material e ao usar as percepções táteis compreendam o conteúdo que lhe é ensinado. O presente artigo apresenta a produção do material didático adaptado “As camadas da Terra” para alunos cegos no ensino de Ciências Naturais e verifica o potencial pedagógico do material didático adaptado que foi produzido, considerando as necessidades educacionais especiais de alunos cegos em seu processo de aprendizagem na área de Ciências Naturais, a partir da testagem com os alunos cegos e a respeito da eficácia do material para o ensino e aprendizagem dos alunos do Centro de Apoio Pedagógico de Marabá – PA (CAP). O objetivo dessa pesquisa é investigar o potencial pedagógico do recurso “As camadas da Terra” que foi produzido, considerando o referencial perceptual tátil dos alunos cegos em seu processo de escolarização no Ensino de Ciências Naturais, a partir da testagem com os alunos cegos a respeito da eficácia do material para o ensino e aprendizagem dos alunos público alvo da educação especial. A metodologia utilizada foi qualitativa com técnica de observação participante e diário de campo, baseada na realização de entrevistas semiestruturada com os professores e na testagem do material com os alunos do Centro de Apoio Pedagógico. Conclui-se a partir das entrevistas e com a testagem com os alunos cegos que os recursos didáticos são eficazes, pois ajudam na assimilação dos conceitos, na fixação do conteúdo e complementação da parte teórica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO, CEGOS, PERCEPTUAL TÁTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID9628_12102017195140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER SILVA CHAVES" "autor_nome_curto" => "ESTER CHAVES" "autor_email" => "esterchaves_sv@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }