O ESTÁGIO DOCENTE SOB A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS FORMADORAS: UMA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPESSOAIS EM UMA AVALIAÇÃO DE PROVA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34984 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 430 "inscrito_id" => 2526 "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE SOB A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS FORMADORAS: UMA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPESSOAIS EM UMA AVALIAÇÃO DE PROVA DE AULA" "resumo" => "Inserida na interface entre as áreas de Linguística Aplicada e Formação de Professores (Moita Lopes, 2013; Halu, 2014), esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo decisório da nota do estágio supervisionado em que professoras orientadoras constroem discursivamente a avaliação de uma licencianda após a apresentação de sua prova de aula, momento ainda pouco estudado. De forma mais precisa, buscamos entendimentos sobre a negociação de significados entre as professoras da universidade e da escola, tentando identificar que argumentações e que estratégias são mobilizadas para avaliar o processo de estágio e a aluna e entrar em acordo sobre a sua nota. O arcabouço teórico metodológico baseia-se nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014), especialmente no subsistema de engajamento, dentro do Sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005), em conjunto com os pressupostos da Análise da Conversa (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 2003) a partir de uma abordagem qualitativa de cunho interpretativista (DENZIN e LINCOLN, 2006). Para tanto, da conversa entre as professoras, gravada em áudio e transcrita, destacamos quatro trechos para atingirmos os objetivos deste estudo. Os resultados sugerem que as professoras constroem sua argumentação de forma a defender posições divergentes e utilizam de recursos avaliativos não só para examinar a aula ou o estágio em si, a aluna e suas ações, mas também encontramos muitas instâncias de engajamento (VIAN JR., 2011) para defender seus posicionamentos, uma delas fundamentando-se na emoção e buscando pontos de concordância, e a outra usando mais recursos de contração dialógica. Além disso, é possível perceber uma grande desigualdade de poder entre os participantes na negociação, o que, a princípio, não deveria existir o u, ao menos, ser menos evidente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROVA DE AULA, LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2526_16082017125952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CARLA SOUZA" "autor_email" => "wscarla@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34984 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 430 "inscrito_id" => 2526 "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE SOB A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS FORMADORAS: UMA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPESSOAIS EM UMA AVALIAÇÃO DE PROVA DE AULA" "resumo" => "Inserida na interface entre as áreas de Linguística Aplicada e Formação de Professores (Moita Lopes, 2013; Halu, 2014), esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo decisório da nota do estágio supervisionado em que professoras orientadoras constroem discursivamente a avaliação de uma licencianda após a apresentação de sua prova de aula, momento ainda pouco estudado. De forma mais precisa, buscamos entendimentos sobre a negociação de significados entre as professoras da universidade e da escola, tentando identificar que argumentações e que estratégias são mobilizadas para avaliar o processo de estágio e a aluna e entrar em acordo sobre a sua nota. O arcabouço teórico metodológico baseia-se nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014), especialmente no subsistema de engajamento, dentro do Sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005), em conjunto com os pressupostos da Análise da Conversa (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 2003) a partir de uma abordagem qualitativa de cunho interpretativista (DENZIN e LINCOLN, 2006). Para tanto, da conversa entre as professoras, gravada em áudio e transcrita, destacamos quatro trechos para atingirmos os objetivos deste estudo. Os resultados sugerem que as professoras constroem sua argumentação de forma a defender posições divergentes e utilizam de recursos avaliativos não só para examinar a aula ou o estágio em si, a aluna e suas ações, mas também encontramos muitas instâncias de engajamento (VIAN JR., 2011) para defender seus posicionamentos, uma delas fundamentando-se na emoção e buscando pontos de concordância, e a outra usando mais recursos de contração dialógica. Além disso, é possível perceber uma grande desigualdade de poder entre os participantes na negociação, o que, a princípio, não deveria existir o u, ao menos, ser menos evidente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROVA DE AULA, LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2526_16082017125952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CARLA SOUZA" "autor_email" => "wscarla@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }