No desencadear dos processos educacionais da atualidade, a busca por recursos que aprimorem a inclusão e diminuam as contrastantes exclusões socioeducacionais é cada vez maior. Nesse sentido, a inserção de ferramentas tecnológicas, o desenvolvimento de materiais didáticos diversos, e aprimoramento de metodologias de ensino, são cada vez mais destacadas. Este artigo aborda a inserção de uma Ciência do conhecimento que propicia ao mundo da educação uma série de recursos que se enquadram no que fora mencionado anteriormente, e que possui uma relevância no cenário das pesquisas em Educação. Trata-se do uso da Tecnologia Assistiva no processo de ensino e aprendizagem. Esse tipo de tecnologia, que muitas vezes é entendido como uma ferramenta apenas para uso de pessoas com deficiências pode ser utilizada por todo e qualquer estudante, auxiliando-o na diminuição das dificuldades, inserindo-o no contexto de envolvimento das aulas, e encurtando os laços entre professor, conteúdo, e colegas. A Tecnologia Assistiva, também chamada de TA, não é uma ferramenta tecnológica educacional, mas apresenta potencial semelhante no auxilio de muitos processos educacionais. Este artigo que se apresenta como teórico reflexivo de caráter qualitativo aponta para algumas questões, como por exemplo: a dificuldade de acesso aos recursos de Tecnologia Assistiva, por uma série de fatores; e a crescente nos estudos sobre TA e suas adaptações no Brasil e no Mundo, fazendo-se pertinente no sistema educacional de todo e qualquer país contribuir com tal avanço. É válido destacar que essa composição textual é resultado de pesquisas que resultarão posteriormente em dissertação de mestrado, portanto, de certo modo, a mesma ainda terá uma continuidade.