Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA DO ENSINO EJAI APLICADA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ÂNGELO DE LASSALANDRA EM BALSAS-MA

Palavra-chaves: ENSINO, EJAI, MÉTODOS, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37440
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4842
    "inscrito_id" => 3188
    "titulo" => "METODOLOGIA DO ENSINO EJAI APLICADA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ÂNGELO DE LASSALANDRA EM BALSAS-MA"
    "resumo" => """
      Dentre os processos de desenvolvimento e transformação do ser humano, trabalhar com educação se torna gratificante a cada conhecimento e experiência compartilhada. Desenvolver projetos de pesquisas, com o intuito de melhorar o ensino aprendizagem é uma contribuição para ambas as partes, isto é, para quem desenvolve o projeto, neste caso, os acadêmicos e para os que são público alvo, sendo os professores e os alunos. Acreditar que uma escola só existe se nela existirem alunos é uma verdade, os alunos são peças fundamentais no jogo do aprender, do saber e do ensinar. Professores e responsáveis pelo ambiente educacional necessitam se adaptar às modificações, principalmente, no que tange aos métodos de ensino aprendizagem. Partindo desse pressuposto, surge a prática por meio de projetos.\r\n
      A escola deve fazer parte da vida de um indivíduo. No decorrer desse processo ela se torna exclusivamente responsável em inserir este indivíduo na sociedade, mas transformado pelo processo educativo. Neste contexto, a pesquisa realizada objetiva conhecer os projetos desenvolvidos na escola, para alunos da modalidade EJAI, visando conhecer a influência destes projetos no processo educacional dos discentes.\r\n
      Para o desenvolvimento deste trabalho foi executada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra no município de Balsas – MA. Houve dois momentos importantes e complementares para a execução, no primeiro momento a metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica, assim acrescentando e aprofundando os conhecimentos sobre o assunto abordado, principalmente pelo uso de fontes primárias, isto é, leitura e estudos por meio de livros, revistas e artigos científicos. No segundo momento aconteceu o registro dos dados e análise qualitativa e quantitativa acerca dos alunos do EJAI da referida escola.\r\n
      A proposta metodologia desde trabalho baseia-se em conhecer os projetos desenvolvidos na escola municipal Padre Ângelo de Lassalandra, direcionado principalmente à educação de jovens, adultos e idosos, no que tange os métodos de ensino aprendizagem executados na escola, buscas em documentos, históricos, baseados em três anos anteriores, verificando a importância de tais atividades no desenvolvimento intelectual do aluno. \r\n
      Com o intuito de aprofundar a pesquisa, foram realizados questionários diretamente ao educando e aos professores da Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra, a fim de detectar o interesse, participação e os benefícios das atividades que envolvem projetos. \r\n
      O cenário educacional atual, exige projetos simples e fáceis algo que além de ensinar seja atrativo e que também auxilie os discentes na interação entre escola, família e comunidade. A pesquisa realizada, contribuiu para o conhecimento de uma realidade escolar por meio das metologias aplicadas na instituição e documentos que comprovaram os resultados que testificam a importância dessas atividades no desempenho intelectual dos alunos. Realizações como esta, concretizam a importância de praticar a teoria. Em síntese, conhecimento não se faz apenas com teorias, e sim por um conjunto de ações fundamentadas pelas teorias, tais como, troca de experiências, conhecimentos e vivencias que para os acadêmicos, é durante sua formação que acontece de fato a transformação.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ENSINO, EJAI, MÉTODOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID3188_17102017114354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILA BRITO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAMILA BRITO"
    "autor_email" => "kamila_cont@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37440
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4842
    "inscrito_id" => 3188
    "titulo" => "METODOLOGIA DO ENSINO EJAI APLICADA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ÂNGELO DE LASSALANDRA EM BALSAS-MA"
    "resumo" => """
      Dentre os processos de desenvolvimento e transformação do ser humano, trabalhar com educação se torna gratificante a cada conhecimento e experiência compartilhada. Desenvolver projetos de pesquisas, com o intuito de melhorar o ensino aprendizagem é uma contribuição para ambas as partes, isto é, para quem desenvolve o projeto, neste caso, os acadêmicos e para os que são público alvo, sendo os professores e os alunos. Acreditar que uma escola só existe se nela existirem alunos é uma verdade, os alunos são peças fundamentais no jogo do aprender, do saber e do ensinar. Professores e responsáveis pelo ambiente educacional necessitam se adaptar às modificações, principalmente, no que tange aos métodos de ensino aprendizagem. Partindo desse pressuposto, surge a prática por meio de projetos.\r\n
      A escola deve fazer parte da vida de um indivíduo. No decorrer desse processo ela se torna exclusivamente responsável em inserir este indivíduo na sociedade, mas transformado pelo processo educativo. Neste contexto, a pesquisa realizada objetiva conhecer os projetos desenvolvidos na escola, para alunos da modalidade EJAI, visando conhecer a influência destes projetos no processo educacional dos discentes.\r\n
      Para o desenvolvimento deste trabalho foi executada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra no município de Balsas – MA. Houve dois momentos importantes e complementares para a execução, no primeiro momento a metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica, assim acrescentando e aprofundando os conhecimentos sobre o assunto abordado, principalmente pelo uso de fontes primárias, isto é, leitura e estudos por meio de livros, revistas e artigos científicos. No segundo momento aconteceu o registro dos dados e análise qualitativa e quantitativa acerca dos alunos do EJAI da referida escola.\r\n
      A proposta metodologia desde trabalho baseia-se em conhecer os projetos desenvolvidos na escola municipal Padre Ângelo de Lassalandra, direcionado principalmente à educação de jovens, adultos e idosos, no que tange os métodos de ensino aprendizagem executados na escola, buscas em documentos, históricos, baseados em três anos anteriores, verificando a importância de tais atividades no desenvolvimento intelectual do aluno. \r\n
      Com o intuito de aprofundar a pesquisa, foram realizados questionários diretamente ao educando e aos professores da Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra, a fim de detectar o interesse, participação e os benefícios das atividades que envolvem projetos. \r\n
      O cenário educacional atual, exige projetos simples e fáceis algo que além de ensinar seja atrativo e que também auxilie os discentes na interação entre escola, família e comunidade. A pesquisa realizada, contribuiu para o conhecimento de uma realidade escolar por meio das metologias aplicadas na instituição e documentos que comprovaram os resultados que testificam a importância dessas atividades no desempenho intelectual dos alunos. Realizações como esta, concretizam a importância de praticar a teoria. Em síntese, conhecimento não se faz apenas com teorias, e sim por um conjunto de ações fundamentadas pelas teorias, tais como, troca de experiências, conhecimentos e vivencias que para os acadêmicos, é durante sua formação que acontece de fato a transformação.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ENSINO, EJAI, MÉTODOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID3188_17102017114354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILA BRITO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAMILA BRITO"
    "autor_email" => "kamila_cont@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Dentre os processos de desenvolvimento e transformação do ser humano, trabalhar com educação se torna gratificante a cada conhecimento e experiência compartilhada. Desenvolver projetos de pesquisas, com o intuito de melhorar o ensino aprendizagem é uma contribuição para ambas as partes, isto é, para quem desenvolve o projeto, neste caso, os acadêmicos e para os que são público alvo, sendo os professores e os alunos. Acreditar que uma escola só existe se nela existirem alunos é uma verdade, os alunos são peças fundamentais no jogo do aprender, do saber e do ensinar. Professores e responsáveis pelo ambiente educacional necessitam se adaptar às modificações, principalmente, no que tange aos métodos de ensino aprendizagem. Partindo desse pressuposto, surge a prática por meio de projetos. A escola deve fazer parte da vida de um indivíduo. No decorrer desse processo ela se torna exclusivamente responsável em inserir este indivíduo na sociedade, mas transformado pelo processo educativo. Neste contexto, a pesquisa realizada objetiva conhecer os projetos desenvolvidos na escola, para alunos da modalidade EJAI, visando conhecer a influência destes projetos no processo educacional dos discentes. Para o desenvolvimento deste trabalho foi executada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra no município de Balsas – MA. Houve dois momentos importantes e complementares para a execução, no primeiro momento a metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica, assim acrescentando e aprofundando os conhecimentos sobre o assunto abordado, principalmente pelo uso de fontes primárias, isto é, leitura e estudos por meio de livros, revistas e artigos científicos. No segundo momento aconteceu o registro dos dados e análise qualitativa e quantitativa acerca dos alunos do EJAI da referida escola. A proposta metodologia desde trabalho baseia-se em conhecer os projetos desenvolvidos na escola municipal Padre Ângelo de Lassalandra, direcionado principalmente à educação de jovens, adultos e idosos, no que tange os métodos de ensino aprendizagem executados na escola, buscas em documentos, históricos, baseados em três anos anteriores, verificando a importância de tais atividades no desenvolvimento intelectual do aluno. Com o intuito de aprofundar a pesquisa, foram realizados questionários diretamente ao educando e aos professores da Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra, a fim de detectar o interesse, participação e os benefícios das atividades que envolvem projetos. O cenário educacional atual, exige projetos simples e fáceis algo que além de ensinar seja atrativo e que também auxilie os discentes na interação entre escola, família e comunidade. A pesquisa realizada, contribuiu para o conhecimento de uma realidade escolar por meio das metologias aplicadas na instituição e documentos que comprovaram os resultados que testificam a importância dessas atividades no desempenho intelectual dos alunos. Realizações como esta, concretizam a importância de praticar a teoria. Em síntese, conhecimento não se faz apenas com teorias, e sim por um conjunto de ações fundamentadas pelas teorias, tais como, troca de experiências, conhecimentos e vivencias que para os acadêmicos, é durante sua formação que acontece de fato a transformação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.