DESAFIOS EDUCACIONAIS RECORRENTES NA REPÚBLICA BRASILEIRA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36402 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3899 "inscrito_id" => 9753 "titulo" => "DESAFIOS EDUCACIONAIS RECORRENTES NA REPÚBLICA BRASILEIRA" "resumo" => "Os desafios da universalização do ensino enquanto uma política pública constituiu-se como um problema ao longo da história da educação brasileira, dificultando a consolidação de um projeto democrático de sociedade e o cumprimento das promessas republicanas. O presente texto evidencia debates em torno da ideia de uma educação republicana no Brasil focando em dois períodos específicos, da Primeira República (1889-1930) e da Nova República (pós 1985). Trata-se de um estudo teórico, de natureza bibliográfica, buscando referenciais no campo da história, da sociologia e das políticas de educação. Esta análise tem como principais referências o livro "A educação nacional" de José Veríssimo, publicado originalmente em 1890 e as obras atualizadas de Dermeval Saviani, principalmente em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor. A partir desta revisão observamos que aspectos atualmente sinalizados como limitantes para a realização de um programa efetivo de educação nacional, já faziam parte de análises feitas no início da República. Dentre vários aspectos discutidos nas obras, destacamos quatro pontos para reflexão: a) o processo participativo na formulação das políticas educacionais; b) o modelo de descentralização do ensino; c) a instituição de um sistema nacional de educação; d) a mercantilização da educação. Considerando o conjunto das discussões, fica evidente que o Brasil, em sua história de desigualdades e injustiças, continua perpetuando uma cultura de privilégios e não de direitos, eximindo cada vez mais o papel do Estado como assegurador dos interesses sociais. Desta forma, entendemos que o projeto republicano não se realizou plenamente e as lutas em defesa de uma educação pública, universal, laica, gratuita e obrigatória ainda são necessárias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO REPUBLICANA, SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID9753_16102017110245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIRA ESTELA ROESLER MOHR" "autor_nome_curto" => "NAIRA" "autor_email" => "nairamohr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36402 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3899 "inscrito_id" => 9753 "titulo" => "DESAFIOS EDUCACIONAIS RECORRENTES NA REPÚBLICA BRASILEIRA" "resumo" => "Os desafios da universalização do ensino enquanto uma política pública constituiu-se como um problema ao longo da história da educação brasileira, dificultando a consolidação de um projeto democrático de sociedade e o cumprimento das promessas republicanas. O presente texto evidencia debates em torno da ideia de uma educação republicana no Brasil focando em dois períodos específicos, da Primeira República (1889-1930) e da Nova República (pós 1985). Trata-se de um estudo teórico, de natureza bibliográfica, buscando referenciais no campo da história, da sociologia e das políticas de educação. Esta análise tem como principais referências o livro "A educação nacional" de José Veríssimo, publicado originalmente em 1890 e as obras atualizadas de Dermeval Saviani, principalmente em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor. A partir desta revisão observamos que aspectos atualmente sinalizados como limitantes para a realização de um programa efetivo de educação nacional, já faziam parte de análises feitas no início da República. Dentre vários aspectos discutidos nas obras, destacamos quatro pontos para reflexão: a) o processo participativo na formulação das políticas educacionais; b) o modelo de descentralização do ensino; c) a instituição de um sistema nacional de educação; d) a mercantilização da educação. Considerando o conjunto das discussões, fica evidente que o Brasil, em sua história de desigualdades e injustiças, continua perpetuando uma cultura de privilégios e não de direitos, eximindo cada vez mais o papel do Estado como assegurador dos interesses sociais. Desta forma, entendemos que o projeto republicano não se realizou plenamente e as lutas em defesa de uma educação pública, universal, laica, gratuita e obrigatória ainda são necessárias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO REPUBLICANA, SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID9753_16102017110245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIRA ESTELA ROESLER MOHR" "autor_nome_curto" => "NAIRA" "autor_email" => "nairamohr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }