O ENSINO DO ADVÉRBIO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA “DIÁLOGO”: ALGUMAS REFLEXÕES
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E o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) apesar das mudanças e das promessas de adequação a essas mudanças, parece não sair do lugar comum da metalinguagem. Assim, diante deste cenário, objetivou-se analisar o ensino do advérbio no livro didático “Diálogo” de língua Portuguesa da editora FTD para a turma de 7° ano do ensino fundamental, observando se esta obra traz elementos novos para o ensino daquela classe gramatical ou se segue, em linhas gerais, a metalinguagem. O interesse pela feitura deste trabalho deu-se na disciplina “Gramática, Variação e Ensino” no curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Durante as aulas da referida disciplina discutimos as constantes indagações e as dificuldades apresentadas pelos alunos acerca do emprego e classificação dos advérbios, bem como da locução adverbial, do adjunto adverbial e da oração adverbial, pois são termos com o mesmo valor semântico do advérbio. 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