Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DAS VOZES DOS/AS ESTUDANTES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, FATORES EXTERNOS E INTERNOS NA EVASÃO NA EJA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Cecília Camargo e teve como objetivo geral compreender quais as principais causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos na visão dos/as estudantes dessa modalidade. E como objetivos específicos: analisar como os/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos as causas da sua evasão escolar; analisar como a escola trabalha os dados sobre a evasão escolar dos/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos; identificar e analisar quais os fatores externos e internos que influenciam na evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. Foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta das informações: entrevista semiestruturada e Análise documental. Na Análise de dados optamos por fazer uso de um conjunto de técnicas de análise com o objetivo de realizar leituras dos dados coletados e assim compreender o objeto da pesquisa e ao mesmo tempo analisar a dimensão teórica do tema. Tivemos como participante da pesquisa: seis estudantes que se evadiram do espaço escolar no ano de 2015 uma diretora e uma coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Cecília Camargo. Para uma maior compreensão sobre a nossa pesquisa fizemos uso de autores/as como: Arroyo (2006), Barreto (2006), Brasil (2000), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que: o processo da Educação de Jovens e Adultos não teve seu início agora, mas há muitas décadas atrás buscando melhorias no processo de ensino aprendizagem nesta modalidade de ensino; o processo de evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos pode ser oriundo de fatores externos como: problemas familiares, o trabalho, desmotivação por parte dos/as próprios/as educandos/as e frequentar a igreja no horário das aulas; como fatores internos: foram às aulas cansativas, excesso de atividades chatas e a desmotivação por parte dos/as professores/as.

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