Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇA E JOGO DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A química é uma ciência bastante intrigante, na qual, estuda a matéria e suas transformações. Frequentemente encontramos esta, no dia a dia, seja nos alimentos, nos produtos de higiene e até mesmo na sala de aula, em que os alunos, ao depararem-se com tal disciplina, anseiam por algo inovador e experimental. No entanto, ao perceberem que a química não envolve apenas experimentos mas também teorias, surge um efeito de desmotivação por aprender. Desse modo, tal trabalho objetiva o aprendizado da química de forma lúdica e educativa, através da utilização de jogo da memória e quebra-cabeça temático, buscando romper com as práticas decorativas quando se trata do tema: “Tabela periódica”. Por meio do material didático, um quebra-cabeça de tabela periódica, e cartas da memória que informavam o símbolo do elemento químico, seu respectivo nome, número atômico e massa atômica, impressos em papel foto, os alunos do 9º ano do município de Floresta-PE, foram auxiliados a deduzir de forma crítica o porquê do posicionamento dos componentes químicos da tabela, e habituar-se aos mesmos, contemplando assim as suas propriedades. No decorrer da aplicação do jogo houve o desenvolvimento do trabalho em equipe, uma vez que os alunos ansiavam por ganhar jogo e compreenderam que para isso deveriam contar com a ajuda dos colegas de classe. Através dos resultados obtidos por meio do questionário a posteriori, pôde-se notar um aumento expressivo de acertos, quando comparado ao questionário a priori.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.