PLANEJAR É PRECISO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DAS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38232 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4998 "inscrito_id" => 5568 "titulo" => "PLANEJAR É PRECISO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DAS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho visa discutir a importância do planejamento e da rotina na Educação Infantil. Nessa perspectiva, o referido artigo busca mostrar a importância do planejamento e da organização de rotinas na Educação Infantil através de uma visão obtida durante a experiência do Estágio Supervisionado II – Educação Infantil, tendo em vista que os mesmos são em sua maioria desprestigiados e/ou completamente ignorados. Os dados desta pesquisa foram desenvolvidos no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especificamente na disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil. A metodologia utilizada toma como base a observação participante no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (N.D.I), atreladas a leituras e estudos bibliográficos que discorrem acerca da importância do planejamento e rotinas na Educação Infantil. Neste trabalho, toma-se como aporte teórico os seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). E os seguintes autores: Ostetto (2012), Nono (2017), Jesus e Gemano (2015), Redin (2012) e Barbosa (2002). Na educação infantil, o planejamento deve ser pensado como apoio, tanto como revisão de exercícios de imaginação, de levantamento de possibilidades de uma ação educativa num tempo e/ou lugar chamado escola. O planejamento é mais que uma orientação de ir e vir, é levar em consideração as múltiplas culturas que as crianças estão inseridas. A rotina é outro elemento de suma importância na Educação Infantil e que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento, sendo um constitutivo do outro, e que deve ser refletida a partir do projeto feito pela equipe pedagógica junto aos professores e explicada no plano de trabalho ou de aula. Em suma, por mais que alguns educadores ignorem o planejamento e a rotina ambos são indispensáveis para o desenvolvimento social, intelectual e principalmente para o desenvolvimento da criança como sujeito social independente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5568_17102017155305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA A. S" "autor_email" => "anamaria1705@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38232 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4998 "inscrito_id" => 5568 "titulo" => "PLANEJAR É PRECISO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DAS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho visa discutir a importância do planejamento e da rotina na Educação Infantil. Nessa perspectiva, o referido artigo busca mostrar a importância do planejamento e da organização de rotinas na Educação Infantil através de uma visão obtida durante a experiência do Estágio Supervisionado II – Educação Infantil, tendo em vista que os mesmos são em sua maioria desprestigiados e/ou completamente ignorados. Os dados desta pesquisa foram desenvolvidos no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especificamente na disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil. A metodologia utilizada toma como base a observação participante no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (N.D.I), atreladas a leituras e estudos bibliográficos que discorrem acerca da importância do planejamento e rotinas na Educação Infantil. Neste trabalho, toma-se como aporte teórico os seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). E os seguintes autores: Ostetto (2012), Nono (2017), Jesus e Gemano (2015), Redin (2012) e Barbosa (2002). Na educação infantil, o planejamento deve ser pensado como apoio, tanto como revisão de exercícios de imaginação, de levantamento de possibilidades de uma ação educativa num tempo e/ou lugar chamado escola. O planejamento é mais que uma orientação de ir e vir, é levar em consideração as múltiplas culturas que as crianças estão inseridas. A rotina é outro elemento de suma importância na Educação Infantil e que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento, sendo um constitutivo do outro, e que deve ser refletida a partir do projeto feito pela equipe pedagógica junto aos professores e explicada no plano de trabalho ou de aula. Em suma, por mais que alguns educadores ignorem o planejamento e a rotina ambos são indispensáveis para o desenvolvimento social, intelectual e principalmente para o desenvolvimento da criança como sujeito social independente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5568_17102017155305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA A. S" "autor_email" => "anamaria1705@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }